REVISTA TAE - Veracel reduz uso de água em procedimento para controle de poeira
Esta notícia já foi visualizada 239 vezes.



Veracel reduz uso de água em procedimento para controle de poeira

Data:08/10/2019
Fonte: CELULOSE ONLINE

Por CELULOSE ONLINE

Para minimizar os eventuais impactos de suas operações, a Veracel tem várias frentes de investimento. Na área florestal, por exemplo, um dos programas está voltado para reduzir a poeira causada pelos caminhões carregados com madeira que se deslocam para a fábrica em Eunápolis. “Nossa atividade está concentrada em zonas rurais e distribuídas em onze municípios do Sul da Bahia. Em algumas regiões, as estradas são de terra e passam bem próximas das comunidades. O controle da poeira é necessário”, conta Thiago Petine, coordenador de logística da madeira na Veracel.

Em 2018, a Veracel passou a utilizar uma nova solução química à base de cloreto de cálcio para umectar estradas, em substituição da água. Além de contribuir para preservar o recurso hídrico, a solução se mostrou mais eficaz no controle da poeira e ainda trouxe economia ao processo. As pesquisas acontecem desde 2016 e apontaram os benefícios para o meio ambiente com a economia de água e bem-estar para as comunidades das áreas diretamente afetadas.

Antes do cloreto de cálcio – Até 2017, a umidificação dos trechos de terra era feita por caminhões pipas só com água. Em alguns locais, dependendo da intensidade do fluxo do carregamento de madeira e das condições climáticas, essa ação era realizada até quatro vezes ao dia. Com o uso do cloreto de cálcio diluído na água, a umectação das estradas de terra passou a ser feita em média a cada sete dias.

Além de trazer conforto para a comunidade, o uso do cloreto de cálcio diluído ajudou a economizar o uso da água, . “Durante seis meses, realizamos testes com várias dosagens até chegar a uma porção que atendesse a nossa viabilidade econômica e operacional. Dependendo do lugar, a redução do uso de água chegou a 50%”, revela Petine. A solução, ressalta, é um produto atóxico, não causa nenhum dano ao homem ou à natureza.

Cientes dos impactos potenciais e reais de suas operações e da relevância do seu papel na conservação do meio ambiente, a Veracel atua alinhada à legislação brasileira, adota padrões normativos em suas atividades e desenvolve programas de conservação e mitigação de impactos provenientes de suas operações. Os moradores das comunidades que podem ser impactados pela poeria ainda têm acesso a uma linha 0800 para relatar qualquer ocorrência no transporte de madeira.

Comentários desta notícia

Publicidade