REVISTA TAE - Alunos fazem visita em laboratório central da Sanesul
Esta notícia já foi visualizada 501 vezes.



Alunos fazem visita em laboratório central da Sanesul

Data:10/10/2019
Fonte: ACOM/SANESUL

Na capital, alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Hercules Maymone conhecem processo de controle de qualidade da água

Turma de terça-feira durante visita no laboratório em Campo Grande

A semana foi de visita técnica nos laboratórios da Sanesul em Campo Grande. Os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Hercules Maymone foram conhecer as instalações e equipamentos que servem para fazer as análises da qualidade de água e monitoramento das estações de tratamento de esgoto dos municípios operados pela Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul.

Primeiro, eles assistiram a um vídeo e conheceram um pouco mais da atuação da empresa nas 128 localidades onde opera. A apresentação teve o apoio da bióloga Leticia Caputo e de Jane Laura Dias, ambas da Gerência de Meio Ambiente e Ação Social (GEMAM).  Na sequência, eles partiram para uma visita dentro dos laboratórios para acompanhar o passo a passo das análises que são realizadas pelos profissionais.

Segundo o professor e coordenador do curso, Cristiano Pereira da Silva, as vistas de campo são constantes neste curso. “Nós saímos da sala de aula para que os alunos vejam de perto como é a atuação do profissional do dia a dia. A teoria é importante, mas vivenciar a experiência dentro de uma empresa, que um dia pode ser o emprego deles, é dar um estimulo maior”, comentou.

A visita foi dividida em dois dias, e os grupos guiados pelos profissionais da Sanesul: Cleonice Tamie, Bióloga; Augusto Cesar Troli, Supervisor do Laboratório de Efluentes; Paula Andréia Bogarim, Laboratorista e Renato Augusto dos Santos, Supervisor do Laboratório de Água. Cada um deles passou a rotina do seu setor e especialidade, estimulando a curiosidade e tirando dúvidas. Ao todo, 60 alunos e 4 professores passaram pela experiência.  

De acordo com Cristiano, todo conhecimento adquirido será aprimorado em sala de aula. “Agora, nós nos reunimos em sala de aula e discutimos sobre tudo que vimos. Além disso, todo conteúdo que aprendemos será trabalhado em outras disciplinas. Isso ocorre depois de todas as visitas que fazemos”, disse.

Apesar de não operar o saneamento da capital, a Sanesul tem seu laboratório central em Campo Grande, onde são realizadas as análises de maior complexidade das amostras que vem dos municípios. A empresa possui mais 10 Laboratórios Regionais onde são realizadas as análises locais de maior frequência: Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. São processadas mensalmente mais de 8 mil análises microbiológicas e físico químicas, que asseguram a manutenção dos padrões estabelecidos pela legislação. Além disso, em cada uma das localidades são realizadas análises de controle operacional.

Os futuros profissionais do meio ambiente conheceram como a Sanesul mantém os padrões de qualidade exigidos pela legislação brasileira, que determina os parâmetros da potabilidade da água utilizada para abastecimento público, e como monitora com rigor a captação, tratamento e distribuição de toda a água que fornece diariamente a seus clientes.

Por fim, eles tiveram uma noção geral sobre todo o processo de controle de qualidade, os equipamentos utilizados, processo de coleta e análise, e sobre a legislação.



Foto: Acom





Comentários desta notícia

Publicidade