REVISTA TAE - Plano das Bacias PCJ: audiências públicas serão realizadas em Piracicaba e Camanducaia
Esta notícia já foi visualizada 663 vezes.



Plano das Bacias PCJ: audiências públicas serão realizadas em Piracicaba e Camanducaia

Data:14/10/2019
Fonte: Assessoria de imprensa

Iniciativa discute a compatibilização entre oferta e demanda de água, assim como qualidade e quantidade

Nos próximos dias 16 e 17 de outubro, audiências públicas em Piracicaba (SP) e Camanducaia (MG) abrirão espaço para discussão sobre o futuro dos recursos hídricos das Bacias Hidrográficas do Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os temas que serão debatidos fazem parte da revisão do Plano das Bacias PCJ 2010 a 2020 e englobam questões atreladas à cinco Cadernos Temáticos, que tratam de garantia de suprimento hídrico, melhoria da qualidade dos corpos d’água, uso e conservação da água no meio rural e recomposição florestal, águas subterrâneas e educação ambiental. 

O Plano de Bacias tem como objetivo analisar os cenários e prever ações para melhoria dos recursos hídricos. “Desde o último plano aprovado nas Bacias PCJ, muitas alterações na realidade da região aconteceram. As cidades se desenvolveram expressivamente e enfrentamos a pior crise hídrica de nossa história. A consulta popular nos apoiará no redesenho de nossas estratégias de atuação.”, afirma Eduardo Léo, Coordenador de Sistemas de Informações da Agência das Bacias PCJ.

No dia 16 de outubro a audiência acontecerá no município de Camanducaia (MG), das 9h às 13h, no Auditório do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Na pauta, o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Unidade de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos dos rios Piracicaba e Jaguari (porção das Bacias PCJ localizadas em Minas Gerais) e os temas dos cinco Cadernos Temáticos do Plano de Bacias PCJ. No dia 17 de outubro, das 9h às 13h30, a audiência pública será realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Piracicaba e terá como pauta apenas os temas dos Cadernos Temáticos. 

Na atual conjuntura a participação dos municípios e dos serviços de saneamento das Bacias PCJ é fundamental para a construção do plano, de modo a fortalecer os compromissos entre os atores envolvidos na recuperação e conservação dos recursos hídricos da região. “Estamos na última etapa da revisão do Plano. Com a finalização dos cadernos, um Sumário Executivo do Plano, que corresponde ao documento síntese dos produtos de todas as fases do trabalho, será elaborado e então encaminhado para apreciação dos Comitês PCJ”, conta Eduardo Léo. 

Para obter mais informações sobre as audiências públicas em questão, acesse o site https://plano.agencia.baciaspcj.org.br e inscreva-se.

Comentários desta notícia

Publicidade