REVISTA TAE - Embasa conclui a limpeza da barragem do rio Salomé
Esta notícia já foi visualizada 223 vezes.



Embasa conclui a limpeza da barragem do rio Salomé

Data:15/10/2019
Fonte: Embasa

A Embasa concluiu, na semana passada, a limpeza da Barragem do Rio Salomé, em Floresta Azul, município do sul do estado. O manancial é responsável pelo abastecimento de água em Firmino Alves e Santa Cruz da Vitória, além de Floresta Azul. O trabalho foi realizado com a utilização de equipamentos pesados, como escavadeira hidráulica e retroescavadeira, devido à grande proliferação da planta aquática Eichhornia crassipes, conhecida como Golfo. Barcos de pequeno porte possibilitaram, ainda, a instalação de uma barreira de contenção. Cerca de 14 toneladas de material, numa área de aproximadamente 10 hectares, foram retiradas e transportadas em caçambas.

O fenômeno acontece em decorrência de atividades realizadas no curso do rio Salomé, como a piscicultura e a agricultura, e a ocupação irregular nas suas margens. O trabalho foi executado por uma empresa especializada contratada pela Embasa, que investiu quase R$ 90 mil. Anteriormente, outra medida preventiva adotada pela Embasa foi a instalação, antes do ponto de captação de água, de uma barreira de contenção apropriada no lago da barragem. Em abril, a Embasa realizou uma limpeza manual da barragem para que o abastecimento de água não fosse prejudicado. Todo o processo está sendo acompanhado por técnicos da Unidade Regional de Itabuna (USI) da Embasa, que fazem o monitoramento diário da barragem.

Além disso, a captação da água acontece numa profundidade não atingida pelas plantas e o conjunto de bombas da estrutura é protegido por redes, que barram o material orgânico presente na superfície. Independentemente dessa situação, a Embasa assegura que as análises laboratoriais da água, após tratamento, indicam que são atendidos os parâmetros da Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, ou seja, comprovam a potabilidade da água para consumo humano.

Comentários desta notícia

Publicidade