REVISTA TAE - Sanepar faz vistorias nas ligações de esgoto em Marmeleiro
Esta notícia já foi visualizada 651 vezes.



Sanepar faz vistorias nas ligações de esgoto em Marmeleiro

Data:18/10/2019
Fonte: Sanepar

As equipes da prefeitura serão parceiras no monitoramento da rede de esgoto

sistema de coleta e tratamento de esgoto garante melhorias ambientais, contribui com o crescimento das cidades e promove saúde da população. Para cumprir bem a sua finalidade, a coleta, remoção e tratamento precisam funcionar adequadamente. Por esta razão, a Sanepar iniciou as vistorias das ligações de esgoto implantadas em Marmeleiro. Serão visitados os 711 imóveis que foram ligados mais recentemente ao sistema.

As equipes passam nos domicílios para verificar as instalações internas de cada imóvel. A verificação inclui todas as instalações sanitárias para confirmar se tudo está interligado corretamente, se a canalização dos dejetos do esgoto foi direcionada de forma certa para a rede coletora, se foi instalada a caixa de gordura na saída das pias de cozinha ou de churrasqueiras e se a tubulação da água da chuva está conectada com a galeria de água pluvial. Uma ligação inadequada pode trazer transtornos para o morador e para sua cidade. Por exemplo, se as calhas forem interligadas ao sistema de coleta de esgoto em dias de chuvas podem ocorrer extravasamento em vias públicas ou refluxo do esgoto para dentro dos imóveis. Se o esgoto for lançado nas galerias de águas pluviais o prejuízo ambiental é muito grande. Contamina o solo e a água dos córregos e rios. Sem a caixa de gordura, o imóvel pode contribuir com os entupimentos das tubulações, causando mau cheiro e rompimentos e danos na rede coletora e nas estações de tratamento.

EXIGÊNCIA - Conforme determina o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto. O lançamento indevido do esgoto doméstico provoca mau cheiro, poluição, proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças pelo contato com a água poluída. Lançar água de chuva na rede coletora de esgoto pode provocar extravasamento e também prejudicar o processo de tratamento.

VISTORIA - Durante essa visita, que é feita nas residências, os técnicos verificam a situação da caixa de gordura, adicionam corantes em vasos sanitários, pias, tanques e ralos para identificar o destino do esgoto e da água de chuva. Usa-se corante a base d´ água realizar o teste.  Qualquer anormalidade ou irregularidade que for encontrada será avisada ao morador e entregue uma notificação para que sejam efetuadas as correções necessárias. A vistoria é feita em dupla devidamente uniformizada, com a inscriçãoa serviço da Sanepare sempre na presença de um responsável pelo imóvel.

Para segurança dos moradores, as equipes da empresa Ecoworks, contratada para esse trabalho, utilizam coletes e crachás de identificação, com a identificação de prestador de serviço para a Sanepar. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar através do telefone 0800 2000115 ou pelo site www.sanepar.com.br.

Depois dessa vistoria, as equipes vão retornar para fazer uma segunda verificação caso tenha sido apontada alguma irregularidade na ligação ou necessidade de adequação. O retorno se dará num prazo médio de 60 dias. Caso ainda persista a irregularidade, as notificações serão encaminhadas para a Vigilância Sanitária do município que, junto com as equipes da área de meio ambiente, farão a autuação e encaminhamentos necessários.

PARCERIA - Essa ação foi discutida em reunião no dia 9 de outubro entre a Sanepar e as secretarias da Saúde e de Meio Ambiente. A atuação conjunta visa proteger o sistema operacional de esgoto, o meio ambiente e a saúde de todos. Os agentes comunitários de saúde também terão papel importante no contato com as famílias que por ventura não foram contadas pelas equipes de vistoria. Por meio dos agentes, será feito o agendamento da visita para a execução dos serviços de verificação.

Comentários desta notícia

Publicidade