REVISTA TAE - Cagece apresenta projetos de reúso industrial em Seminário da Suez
Esta notícia já foi visualizada 492 vezes.



Cagece apresenta projetos de reúso industrial em Seminário da Suez

Data:22/10/2019
Fonte: Cagece

A Cagece apresentou as práticas e os projetos futuros de reúso industrial no Seminário de Reúso de Água Industrial realizado na última sexta-feira (18), no hotel Mercure, em Fortaleza. O evento foi promovido pela empresa de tecnologia Suez Water Technologies & Solutions e reuniu profissionais de vários órgãos de recursos hídricos e tecnologia do país para discutir e trocar experiências sobre o tema com objetivo de traçar caminhos para a utilização do reúso na indústria.

A companhia foi representada pelo Diretor de Engenharia, José Carlos Asfor. “A Cagece é uma empresa que trabalha sempre pensando na melhoria da qualidade de vida de todos. Aqui, explicamos sobre a necessidade de diversificar a matriz hídrica do estado por meio da prática do reúso industrial. Apresentamos o andamento e o histórico dos projetos que a companhia vem desenvolvendo em parceria com a própria Indústria e o Governo do Ceará, com foco em tentar achar alternativas para dispor sempre uma maior oferta dos recursos hídricos”, destaca.

Dentre as práticas realizadas e as projetadas para o futuro na Cagece e que foram apresentadas no seminário, estão: o Centro de Pesquisa em Reúso, localizado no município de Aquiraz, com foco em estudar práticas do reúso; o Reúso no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no qual abordará testes de reúso industrial utilizando efluentes tratados do Complexo; a Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) para atendimento ao CIPP; a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Siqueira, que será outra possibilidade de reúso industrial e as possíveis práticas de reúso industrial nos municípios de Pacajus e Horizonte.

Segundo o secretário-executivo de saneamento da Secretaria das Cidades, Paulo Lustosa, o seminário foi uma possibilidade para debater o que pode ser feito para avançar no reúso de água industrial no Ceará e no país. “Para popularizar as estratégias de reúso é necessário passar por três elementos, que são: trabalhar uma política tarifária mais adequada para o reúso, estabelecer um ambiente institucional dentro do estado para o reúso industrial e avançar em projetos sobre o tema”, informa.

Além da Cagece e da Secretaria das Cidades, o seminário contou com a presença de representantes de órgãos e empesas como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Universidade Federal do Ceará (UFC), Cervejaria Ambev, Alpargatas S.A, entre outros.

Comentários desta notícia

Publicidade