REVISTA TAE - Empregado da Embasa conquista prêmio Boas Práticas, do Governo do Estado
Esta notícia já foi visualizada 177 vezes.



Empregado da Embasa conquista prêmio Boas Práticas, do Governo do Estado

Data:28/10/2019
Fonte: Embasa

Uma solução simples e econômica para resolver uma questão importante: a disponibilização de chuveiros e lava-olhos de emergência, para os trabalhadores que lidam com efluentes que podem causam danos à saúde. Com essa ideia, Rafael Fernandes, gerente do Escritório Local da Embasa em Mucuri, foi um dos dez vencedores no prêmio Boas Práticas 2019, promovido pelo Governo do Estado. A premiação ocorreu na tarde da quinta-feira (23), no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no CAB, em Salvador.

“Nossos trabalhadores já utilizavam equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar contato com o efluente sanitário, mas precisavam também de chuveiros e lava-olhos, que são equipamentos de proteção coletiva (EPC)”, relata Rafael. “Porém, o custo desses equipamentos no mercado é de cerca de R$2.500, e nós precisávamos instalar sete unidades em nosso escritório. Por isso, buscamos uma alternativa mais econômica que garantisse a segurança dos trabalhadores”.

Com tubos e conexões de PVC, a equipe do Escritório de Mucuri conseguiu construir o protótipo de um equipamento que atende à norma ABNT NBR 16291 de 2014, que estabelece os requisitos mínimos de desempenho e uso para os lava-olhos e chuveiros no tratamento de emergência dos olhos ou corpo de uma pessoa que tenha sido exposta a materiais perigosos. O custo do equipamento foi de apenas R$50.

O projeto já havia sido reconhecido anteriormente pela Embasa, tendo conquistado o terceiro lugar na categoria Tecnologia Operacional, na II Jornada Técnica, realizada em outubro do ano passado.

Comentários desta notícia

Publicidade