REVISTA TAE - Copasa desenvolve ações para preservação do ribeirão Santo Antônio, em Curvelo
Esta notícia já foi visualizada 167 vezes.



Copasa desenvolve ações para preservação do ribeirão Santo Antônio, em Curvelo

Data:29/10/2019
Fonte: COPASA

Intervenções promovidas pela empresa e parceiros do Pró-Mananciais em áreas da microbacia irão melhorar as condições do manancial

 

“O esforço da Copasa, do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) e das comunidades de Curvelo já possibilitou a implantação de 156 bacias de contenção de enxurradas, construção de sete mil metros de curvas de nível e de adequação de estradas rurais, somente em 2019”, informou Daniel Aguiar, gerente da Copasa no Distrito Regional Curvelo.

De acordo com Daniel, nos próximos meses, ainda estão previstas para serem realizadas a reforma do Centro de Educação Ambiental (CEAM) da cidade, o cercamento de 10 quilômetros de nascentes e matas ciliares, implantação de mais 176 bacias para contenção de água de chuva, plantio de 10 mil mudas de árvores em áreas de recarga, construção de nove mil metros de curvas de nível, adequação de mais de 16 mil metros de estradas vicinais, além da implantação de duas unidades do Sistema Agroflorestal (SAF), três cisternas para captação de água de chuva e dois biodigestores em propriedades rurais. Essas ações visam possibilitar a infiltração da água de chuva no solo, recuperação das nascentes e a consequente recarga dos aquíferos.

Além dessas atividades, por meio do programa, também são desenvolvidas frequentes atividades de educação, mobilização e sensibilização ambiental nas zonas rural e urbana. “O programa busca transformar a relação da comunidade e, por consequência, melhorar as condições de vida das pessoas e do meio ambiente”, destacou.

Marco Aurélio Machado, coordenador do Colmeia Curvelo e presidente da Associação Regional de Proteção Ambiental da Comarca de Curvelo (ARPA), compartilha da mesma opinião do gerente: “desde a implantação do programa, temos contado com a participação das comunidades, que por sua vez, demonstram estar satisfeitas com os trabalhos”, comentou.

 

Balanço

Com o objetivo de preservar a micro bacia responsável pela recarga de água do manancial subterrâneo utilizado para o abastecimento público da cidade, desde 2018, os atores envolvidos no Programa Pró-Mananciais, vem realizando diversas ações para revitalizar e preservar o ribeirão Santo Antônio. 

Em Curvelo, desde o início do programa, já foram realizados o cercamento de 24 mil metros de nascentes, plantio de dez mil mudas de árvores nativas em matas ciliares, adequação de quase 17 mil metros de estradas vicinais, implantação de 672 bacias de contenção de água pluvial, construção de dez mil metros de curvas de nível em propriedades rurais, além da construção de um viveiro de mudas. O Pró-Mananciais também apoia o programa de “Olho no Óleo”, que já garantiu a destinação correta de mais de 10 mil litros de óleo de cozinha e realizou o Chuá Sócio Ambiental em parceria com a Superintendência Estadual de Educação.

 

Comentários desta notícia

Publicidade