REVISTA TAE - Deso é destaque no XXI Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas
Esta notícia já foi visualizada 188 vezes.



Deso é destaque no XXI Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas

Data:30/10/2019
Fonte: Companhia de Saneamento de Sergipe - DESO

O trabalho “Caravana do Saneamento Expresso na Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe” está entre os dez melhores trabalhos apresentados no XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que aconteceu na última semana, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Uma parceria estabelecida entre a Companhia de Saneamento de Sergipe - DESO e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano – Sedurbs, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - Semarh e do Programa Águas de Sergipe.

De acordo com Marcos Lázaro, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas - CBH do Rio Sergipe, o resultado da apresentação foi surpreendente. "Quando recebi o e-mail informando que o trabalho tinha ficado entre os dez melhores enviados para o XXI ENCOB, fiquei muito surpreso, principalmente porque esse resultado nos proporcionaria a oportunidade de poder fazer uma apresentação oral com visibilidade nacional, no evento. Após a apresentação recebemos muitos elogios e pedidos para podermos disponibilizar mais conteúdos sobre o Programa "Sanemanto Expresso", disse.

O gerente de Ações Ambientais da Deso e membro da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí, Ardilles Ferreira, ressaltou a importância de que outros federados possam levar a proposta de Educação Ambiental para as suas Bacias. “É fundamental que os Comitês deem prioridade a Educação Ambiental que, indiscutivelmente, é um instrumento essencial para a sustentabilidade e para a transformação social”, disse, lembrando que o programa Saneamento Expresso consiste em um ônibus equipado com maquete, onde o público recebe uma minipalestra sobre o Saneamento Ambiental.

MAIS PARTICIPAÇÕES

Além do trabalho que ficou entre os dez melhores, outro também foram apresentados: sobre o município de Capela, exposto por Jorge Silva Santos, coordenador de Educação Ambiental da Deso, com base nas atividades desenvolvidas no "Saneamento Expresso". Ainda no evento, Luiz Carlos Souza Silva, membro do CBH Rio Sergipe apresentou um case sobre os conflitos pelo uso da água no município de Malhador.

Para o coordenador, a visibilidade nacional fez toda a diferença. "A importância em participarmos dessa edição do ENCOB, foi criar uma visibilidade nacional não só para os nossos Comitês mas para a nossa empresa Deso, uma vez que as outras Companhias de Saneamento estavam presentes e fizemos valer a participação. O intuito também foi fazer um intercâmbio com a troca de experiências e dessa forma pudemos chancelar nosso trabalho como de fato a Deso vem promovendo. Saímos daquela imagem de empresa voltada apenas para a engenharia e conseguimos atualmente mostrar que somos também voltados para a responsabilidade socioambiental. Depois dessa grande experiência, poderemos melhorar nossos projetos e fomentar o que ainda estava inerte, para que possamos colher os frutos com a apresentação desses trabalhos e destaque no evento", ressaltou Jorge.

Para Mário Léo de Oliveira Rodrigues, gerente Socioambiental da Deso, a valorização das bacias e dos rios é fundamental para a recuperação das nascentes. “Esse trabalho é primordial e o sucesso dele depende, também, do apoio dado pelo Governo do Estado de Sergipe”, disse, observando que os comitês têm o desafio de identificar oportunidades e promover a gestão integrada das águas.
 

Comentários desta notícia

Publicidade