REVISTA TAE - Sanepar implanta sistema de rodízio no abastecimento de água
Esta notícia já foi visualizada 347 vezes.



Sanepar implanta sistema de rodízio no abastecimento de água

Data:09/01/2020
Fonte: Sanepar

Sanepar recomenda que a população colabore com o uso da água para tarefas prioritárias

A partir da sexta-feira (10), a Sanepar implanta sistema de rodízio no abastecimento de água das cidades de Santo Antônio do Sudoeste e de Pranchita, com previsão inicial de cinco dias. A medida é necessária porque a estiagem prolongada diminuiu drasticamente a vazão dos mananciais subterrâneos (poços), que abastecem os dois sistemas, reduzindo em mais de 50% a captação e produção de água tratada. Além disso, as altas temperaturas têm provocado elevação no consumo de água 20% acima da média para esse período do ano.

Durante o período de rodízio, para que todas as regiões sejam atendidas com água tratada, foi feita uma divisão das cidades em setores que vão ter o abastecimento de forma alternada, com paralisação sempre no período da tarde.

“A Sanepar adotou todas as medidas emergenciais para garantir o abastecimento, porém não está sendo suficiente para manter a regularidade no abastecimento. O rodízio é a alternativa encontrada para que os imóveis de todas as regiões das duas cidades recebam água tratada por pelo menos 18 horas diárias”, explica o gerente regional da Sanepar,  Ativo Miguel Beier. O gerente lembra que a medida é temporária e que, se cada um contribuir e fizer a sua parte com o uso racional da água, serão amenizados os impactos da falta de água.

A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

FUNCIONAMENTO DO RODÍZIO – As cidade foram divididas em setores que terão o fornecimento de água interrompido  . O horário da interrupção do fornecimento de água será sempre das 13h30 às 19h, com previsão de normalização gradativa em até 3h horas após o horário de abertura.

SANTO ANTONIO DO SUDOESTE

10/01/2020 - Sexta-feira – Bairro Sete de Setembro e Jardim Arisi

11/01/2020 - Sábado - Centro

12/01/2020 - Domingo – Vila Aurora

13/01/2020 - Segunda-feira – Vila Catarina, Novo Horizonte e Parque das Embaúvas

14/01/2020 – Terça-feira – Parte Central

PRANCHITA

10/01/2020 - Sexta-feira – Loteamento Central

11/01/2020 - Sábado – Bairro Fundo de Vale

12/01/2020 - Domingo – Parte Central

13/01/2020 - Segunda-feira – Bairro Polar e Linha Seca

14/01/2020 – Terça-feira – Parte Central

 

Comentários desta notícia

Publicidade