REVISTA TAE - CASAN vai realizar Testes de Fumaça na rede de esgotamento sanitário
Esta notícia já foi visualizada 310 vezes.



CASAN vai realizar Testes de Fumaça na rede de esgotamento sanitário

Data:15/01/2020
Fonte: CASAN

A CASAN vai realizar a partir do dia 20 de janeiro uma série de Testes de Fumaça na rede de esgotamento sanitário de Braço do Norte. O objetivo é entender por qual motivo a Estação de Tratamento de Esgoto do município recebe, em dias de chuva, praticamente o triplo de sua vazão normal.

“Percebemos pelo volume que chega à Estação em dias de chuva que há muitos pontos de acesso de águas pluviais no sistema de coleta de esgoto”, diz o engenheiro André José Campos.

“Sempre que uma residência direciona água da chuva para a rede de esgoto há uma sobrecarga que prejudica o funcionamento da rede e altera o tratamento na estação, gerando problemas ambientais sérios para a cidade”, complementa Campos.

O Teste se vale de um equipamento especial que avalia, ao insuflar fumaça nas redes, se há ligações inadequadas, tanto dos moradores quanto dos canais de drenagem que são instalados apenas para transportar água da chuva (canal pluvial).

Se um imóvel estiver com conexão inadequada é provável que sua chaminé exale fumaça nos dias de teste. A fumaça usada nestas avaliações é atóxica e não apresenta riscos.

“Não queremos que a população confunda com incêndio e se assuste”, avisa o técnico. O Corpo de Bombeiros da cidade está avisado sobre a operação sanitária.

Para ser realizado, o Teste de Fumaça precisa de tempo seco e por isso a CASAN determinou o período de 20 de janeiro a 6 de fevereiro, podendo ser realizado em alguns desses dias.

Um prospecto sobre o Teste está sendo entregue com antecedência aos moradores, para que estejam cientes da realização dos trabalhos.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo fone (48) 3658-2424 com o engenheiro civil André José Campos.

Datas e locais dos testes:

- Centro e Nossa Senhora de Fátima / entre os dias 20 e 24/01
- São Francisco de Assis e Coloninha / entre os dias 27 e 31/01
- Bairro São Basílio / entre os dias 03 e 06/02

 


Foto: Acervo CASAN

 

Comentários desta notícia

Publicidade