REVISTA TAE - Uso racional de água no Aeroporto de Goiânia mostrou números positivos no ano passado
Esta notícia já foi visualizada 234 vezes.



Uso racional de água no Aeroporto de Goiânia mostrou números positivos no ano passado

Data:24/01/2020
Fonte: www.infraroi.com.br

Redação  

Valor corresponde a uma economia de R$ 300 mil em 2019, segundo Infraero. Instalação adota reuso desde maio de 2016.

O uso racional de água no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, mostrou números positivos no ano passado. A instalação economizou mais de 1,68 milhão de litros de água, o que corresponde a R$ 300 mil. O volume de água não usado seria suficiente para abastecer 1.152 famílias de quatro pessoas durante um mês. As informações são da Infraero, que administra o aeroporto.

A água reutilizada pelo terminal goiano vem de três tipos de fonte: pias e ralos (exceto pias e ralos das cozinhas); da chuva coletada no telhado do terminal de passageiros; e das torres de resfriamento de ar-condicionado. Após o tratamento, a água coletada nessas fontes é utilizada para descarga nos vasos sanitários e mictórios de todo terminal de passageiros.

A utilização da estação de tratamento e reuso (ETR) é o coração do processo descrito acima e foi instalada em maio de 2016. Desde então, a ETR já reciclou quase 2,5 milhões de litros de água, o que corresponderia a uma economia de aproximadamente R$ 470 mil. Com a adoção da água de reuso, o aeroporto preserva o consumo de água potável, prioritariamente destinado a consumo humano. Ao mesmo tempo, o reuso reduz o volume de esgoto descartado na rede.

Outra medida adotada no Santa Genoveva que contribuiu para o uso consciente dos recursos hídricos, faz parte do Plano de Gestão da Água, com a preservação e manutenção de uma nascente, localizada dentro do sítio aeroportuário. A água da fonte é utilizada para o abastecimento do antigo terminal, seção de contra incêndio e demais estruturas adjacentes e é monitorada frequentemente, sendo outorgando o uso de 8 mil litros por mês.

Comentários desta notícia

Publicidade