REVISTA TAE - ProEESA abriu chamada pública para seleção de novos participantes para a Rede de Aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia
Esta notícia já foi visualizada 214 vezes.



ProEESA abriu chamada pública para seleção de novos participantes para a Rede de Aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia

Data:29/01/2020
Fonte: ABES

Suely Melo


O ProEESA (Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água) abriu chamada pública para seleção de novos participantes para a Rede de Aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia – ProEESA 2.0 – edição online 2020. Os interessados devem efetuar a sua inscrição pela internet até o dia 15 de fevereiro.

O início das atividades da rede está previsto para 17 de março. 

A iniciativa é fruto da cooperação entre a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional (SNS/MDR) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha (entidades são parceiras da Brazil Water Week). 

O ProEESA 2 tem como objetivo apoiar as agências reguladoras e os prestadores de serviços de saneamento, e, assim, visa melhorar as condições para implantação de medidas de eficiência energética no setor.

Rede de Aprendizagem

Na rede ProEESA 2.0 – edição online 2020, os prestadores de serviços de abastecimento de água analisarão conteúdos técnicos e compartilharão boas práticas, em modalidade tutorada por especialistas, levando a uma apropriação e assimilação de conhecimentos de forma mais rápida e efetiva, visando potencializar a melhoria da gestão energética.

A rede terá um número de vagas limitadas em 70 prestadores e 210 participantes (ou seja, um máximo de 3 profissionais por prestador), sendo que algumas vagas serão destinadas para os prestadores de serviço que já participaram das redes anteriores no âmbito do ProEESA 1.

Nesta rede não haverá a realização de trabalhos obrigatórios, porém serão fomentados: a realização de estudos preparatórios para a implementação de melhores práticas e procedimentos internos relacionadas à gestão de água e energia (utilizando a metodologia ACERTAR, entre outras); e a elaboração de projetos de eficiência energética que possam ser propostos aos Gestores dos prestadores em 2021.

A inscrição para a seleção deve ser realizada por meio do preenchimento de formulário disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Regional. Os documentos devem ser enviados os e-mails cpr-sns@mdr.gov.br e mendes@akut-umwelt.de.




Comentários desta notícia

Publicidade