REVISTA TAE - Nova edição no ar da Revista TAE
Esta notícia já foi visualizada 150 vezes.



Nova edição no ar da Revista TAE

Data:03/02/2020
Fonte: Revista TAE

Água de beber, camará

Diz a lenda que em 1959, durante a construção de Brasília, Vinícius de Moraes e Tom Jobim, a convite do presidente Juscelino Kubitscheck, andavam nos arredores do Catetinho – palácio do governo provisório, feito de madeira - e escutaram um barulho de água. Foram perguntar ao vigia do que se tratava, ele apontou uma fonte de água mineral e respondeu: “Não sabem não? É que aqui tem água de beber, camará”.  Eles provaram da água e assim teria nascido a inspiração para uma das mais belas canções da bossa nova. 

A recente situação e discussão em torno da qualidade da água no Rio de Janeiro, mostra o quanto é importante o saneamento para a vida das pessoas. Entre diversas informações que apontam a geosmina como motivo pelas alterações no odor e sabor da água, carece ainda de melhores explicações, a turbidez da água que sai das torneiras da população, que em poucos dias praticamente esgotou o estoque de água mineral dos supermercados.

Assim, 2020 chega com uma forte mensagem: saneamento é uma questão estratégica e vital. É fundamental que os órgãos governamentais e iniciativa privada se unam e possam realizar um trabalho de qualidade em todo o País, pois independente de questões políticas ou ideológicas, esse é mais um alerta de que o saneamento básico, além de ser um direito constitucional, é requisito primordial para a qualidade de vida. Qualquer deficiência ou impacto nesse processo, atinge indistintamente, a todos. Por isso, que a água de qualidade possa retornar às torneiras de todos, e voltar a inspirar nossos melhores valores.

Nas matérias dessa edição, abordamos sistemas de drenagem em boas condições como fator de desenvolvimento para as cidades; a redução da abrasão e entupimentos para garantir menor custo e mais eficiência nas ETEs; sopradores e compressores trazem mais eficiência para o tratamento de água e efluentes; a tecnologia ultrassônica para medição de vazão de água bruta ou tratada; filtros e insumos para tratamento de água e efluentes; e muito mais. 


Clique aqui e boa leitura!

Rogéria Sene Cortese Moura 
Editora

Comentários desta notícia

Publicidade