Fenasan 2015 Se Destaca Como Uma Das Principais Feiras E Eventos No Setor De Saneamento No Brasil
Por Tae
Edição Nº 27 - outubro/novembro de 2015 - Ano 5
Completando este ano 26 anos, a Fenasan se consolida como uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior
Completando este ano 26 anos, a Fenasan se consolida como uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior. O 26º Encontro Técnico AESabesp - Fenasan 2015, considerado o maior evento técnico-mercadológico da América Latina, alcançou os resultados esperados, com a concentração de 250 expositores, 20.000 visitantes, numa área de 8.000 m2, com as respectivas atividades incorporadas: balcão de informações trilingue, disponibilidade de aplicativo, coleta seletiva (com uma segregação de 2,3 toneladas de materiais recicláveis em parceira com a Cooperativa Filadélfia e seis containers com um total de 30 toneladas de resíduos não recicláveis); realização da exposição "NO DIG" e V Congresso Brasileiro de MND, em parceria com a ABRATT (Associação Brasileira de Tecnologias não Destrutivas); prova de Trekking e o Campeonato de Operadores Isaías Storch, em parceria com a diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp.
O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, ministrou a palestra de abertura do evento, sob o tema "A crise da água e suas consequências no séc. XXI", com a abordagem sobre a necessidade de se constituir um capital cívico, pautado pela confiança da sociedade nos poderes públicos e pelo exercício da cidadania.
Em sua apresentação, Kelman atribuiu à crise hídrica as intempéries climáticas, com a maior seca em mais de oito décadas e o enfrentamento com as medidas adotadas pela Sabesp, como a concessão de bônus e campanhas de conscientização para a sociedade, bem como ações trabalhadas pelo corpo técnico da empresa, como as obras de interligação de sistemas de distribuição de água; as ampliações de estações de tratamento e construção de adutoras.
Em âmbito interno, informou que a Sabesp estrutura um planejamento estratégico, focado na detecção de problemas de abastecimento, gestão de perdas, destinação de recursos e contratos de programas, que priorizam o tratamento de água e esgoto para a população, além de uma revisão com a agência reguladora de saneamento e questões tarifárias.
Em sua abordagem, destacou que o corpo técnico da Sabesp deu uma resposta imediata gerando condições de abastecimento de água, tanto pelo Sistema Cantareira, o mais afetado, como soluções de integração dos reservatórios, parabenizando a AESabesp pela sua representatividade e pela realização que superou suas expectativas: "me surpreendi com a dimensão desse evento".
No final de sua apresentação, o presidente da AESabesp, Reynaldo Young Ribeiro, presenteou o presidente da Sabesp, Jerson Kelman com um guarda-chuva, foto abaixo, e esta estampou os espaços de mídia de todo o país. Além da conferência de abertura, durante o congresso, foram apresentadas 10 mesas redondas com temas pertinentes ao enfrentamento da crise hídrica:
- Mudanças climáticas e planejamento de sistemas de saneamento;
- Dessalinização como alternativa para abastecimento;
- Universalização do saneamento e mobilização social em comunidades de baixa renda;
- Água e energia - o desafio da sustentabilidade;
- Efeitos das mudanças climáticas na América Latina e Caribe;
- As consequências da exploração desordenada das águas subterrâneas em tempos de escassez de água;
- Impactos dos eventos climáticos nos recursos hídricos para o desenvolvimento econômico;
- Água de reúso para fins potáveis e recarga de aquíferos e mananciais;
- Importância da gestão de projetos nos resultados dos empreendimentos;
- Melhoras nas estações de tratamento de água e esgoto como ferramenta para enfrentamento do estresse hídrico.
Encerramento com entrega do Troféu AESabesp
A cerimônia solene de encerramento do 26º Encontro Técnico e da 26ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente foi realizada no final do dia 06.08, com comemoração do sucesso alcançado em 2015. Ao final da solenidade de encerramento foi a vez do momento mais esperado da noite: a entrega do Prêmio AESabesp 2015:
A Unidade da Sabesp, ganhadora do Troféu "Encontro Técnico", com maior número de apresentações de trabalhos técnicos foi a TX, representada pelos seus gerentes Cristina Zuffo e Marcelo Miki. A premiação foi conduzida pelo presidente da AESabesp, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro.
Na sequência, foi realizada a premiação da 2ª edição do prêmio "Jovem Profissional AESabesp", coordenado pela diretora de Projetos Socioambientais, Maria Aparecida Silva de Paula, destinado a universitários ou graduados com até 30 anos de idade, em competição extremamente concorrida. A premiação é composta por um troféu e por uma bolsa de estudo no valor de 10 mil reais. O vencedor pode escolher o curso e a instituição educacional na qual pretende estudar e ter a orientação profissional (mentoring) para desenvolver o seu projeto que ainda será incorporado na Carteira de Projetos da AESabesp. Em 2015, o vencedor foi Allan Saddi Arnesen (Sabesp-TX). A premiação foi feita pela diretora cultural da AESabesp, Sonia Maria Nogueira e Silva.
Empresas campeãs de 2015
Analisadas pela comissão de especialistas em sustentabilidade, mercado, gestão e patrimônio ambiental, as empresas detentoras do Troféu AESabesp 2015 foram:
Categoria "Melhor Estande":
- Higra Industrial;
- Imap Indústria e Comércio;
- Schneider Electric.
Categoria "Inovação Tecnológica"
- Ensitec Tecnologia de Prod. Elétricos Eletrônicos e Automotivos;
- FGS Brasil Indústria e Comércio;
- Tecno Control Tecnologia e Sistemas.
Categoria "Atendimento a Cliente"
- AVK Válvulas do Brasil;
- Fibratec Engenharia;
- Saint-Gobain Canalização.
"Destaque Fenasan"
- ESA Eletrotécnica Santo Amaro;
Destaques
A Fenasan 2015 teve como objetivo principal trazer o tema, Crise da Água, e difundir as inovações e soluções tecnológicas para este tema tão atual. Durante o evento, diversas empresas do mercado apresentaram seus produtos e soluções. Na edição anterior já foi feita uma síntese geral, e agora trazemos mais algumass empresas que se destacaram com produtos e soluções para o mercado de saneamento durante o evento.
A Brasworld é uma empresa de engenharia focada em soluções para o tratamento de efluentes e esteve no evento apresentando a linha de produtos e soluções para desaguamento de lodo, "Estamos trazendo ao evento nosso mais novo lançamento, a rosca desaguadora multidiscos de baixa rotação, que proporciona maior economia de energia, menor demanda de manutenção além de ser autolimpante e possuir um tanque adensador acoplado não necessitando de pré-adensadores. Estes produtos foram desenvolvidos para teores de sólidos de 0,5 a 3% e contamos com modelos que atendem de 1 a 50 m3/h", explica a Engª Sabrina Corrêa. "Além destes produtos trouxemos como destaque ainda nossa linha de blocos drenantes para otimização do leito de secagem que necessitam de menor área para instalação, cerca de 1/6 a 1/10 da área comparada a leitos de secagem usuais", finaliza Sabrina.
Outra empresa que esteve expondo seus produtos no evento foi a Auxtrat, apresentando uma linha de produtos muito voltados para o tema principal do evento, a crise da água. Com foco em aproveitamento de água de chuva a empresa apresentou uma linha completa de captação e tratamento com filtros para separação de folhas, gravetos e partículas de sujeira, com modelos que podem ser instalados em horizontalmente ou verticalmente. Outro produto em destaque da empresa Auxtrat foram as tecnologias de desinfecção e esterilização por ultravioleta, com produtos a serem aplicados na esterilização de água, líquidos turvos industriais, esterilização de ar. Para esgoto sanitário e chorume a empresa trouxe uma linha bem completa de soluções de esterilização emitida por lâmpada UV-C.
A Paques tem mais de 30 anos de experiência em tratamento anaeróbio, águas residuais e biogás, e apresentou na Fenasan 2015 seus últimos lançamentos como o Biopaq Ubox®, contituído com concepção de módulos e adequada para capacidades de 5, 10, 1, 20, 30 e 40 mil habitantes e pode ser contituído para atender estações de maior capacidade. Segundo a empresa os sistemas são compactos e combinam o tratamento biológico de esgoto e purificação do biogás em um reator com alta eficiência, baixo custo operacional e com emissão zero de odor. Outro produto apresentado e em destaque pela empresa foram os processos Anammox®, que segundo a Paques, promovem a remoção sustentável de nitrogênio e proporcionam economia de até 60% em custos operacionais, comparado com sistemas tradicionais de nitrificação/desnitrificação. Segundo a empresa o reator Anammox® é um sistema de reator em que ocorrem simultaneamente a nitrificação e a conversão anammox em uma única unidade de processo.
A Gratt com mais de 28 anos de experiência possui uma linha completa de equipamentos e sistemas que visam a preservação do meio ambiente como decanters de duas e três fases, centrífuga vertical, secadores industriais, flotadores e outros produtos para tratamento de efluentes e processos industriais, e para complementar ainda mais esta linha de produtos a empresa anunciou a nova parceria e exclusividade para o Brasil com as prensas parafuso da marca Ishigaki, que passará a ter assistência técnica local por intermédio da Gratt.
|