Fenasan Movimenta O Mercado De Saneamento
Por Suzana Sakai
Edição Nº 32 - agosto/setembro de 2016 - Ano 6
Feira apresenta as novidades e tecnologias do setor
Água ou escassez, qual o futuro que queremos? É com essa indagação que a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) instiga a troca de informações, negociações e a apresentação de novas tecnologias do setor. O evento será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte e promete movimentar o mercado. Estima-se que aproximadamente 17 mil pessoas, entre executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental, estarão presentes no evento.
Em 2016, a Fenasan completa sua 27ª edição, consagrada como o maior evento do gênero na America Latina. Desde 2010, a feira vem adquirindo projeção internacional e conta com a adesão e o apoio cada vez mais significativo de diversas entidades e empresas de todo o mundo. A participação e a visitação de outros países, como Alemanha, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Holanda, Índia, Israel, Itália, México e Portugal, tem sido constante, com o aumento de demanda a cada edição.
Além dos participantes internacionais, os principais players do mercado nacional são presença garantida nesta feira. A Atlas Copco sabe bem disso. A empresa participa da Fenasan desde 2010 e vê na feira uma excelente oportunidade de estar em contato com as empresas de destaque no setor. "O evento é sempre um momento importante para retomar o contato com clientes, parceiros e visitantes da feira em geral. Sabemos que os principais representantes do mercado de saneamento e tratamento de água e efluentes sempre passam por lá e aproveitamos para apresentar as novidades em nossos produtos e serviços para esse importante mercado", conta Ricardo Brandão, gerente de produto da Atlas Copco Brasil. A Toray participa da Fenasan desde 2012 e tem obtido um bom retorno do evento. "Esta feira tem trazido ótimos resultados e ajudando a Toray ser reconhecida como um dos principais fornecedores de membranas no mercado local, ainda mais com os resultados positivos que estamos alcançando com vários projetos de relevância no mercado que fomos escolhidos como fornecedores de membranas de osmose, MBR ou ultrafiltração", afirma Marcelo Bueno, representante da empresa.
Para a Bauminas Química, será uma excelente oportunidade para apresentar as suas novidades, estreitar relacionamento com os seus clientes e promover um intercâmbio de informações com o qualificado público participante da feira, afirma Igor Santos Freitas, gerente de marketing do Grupo Bauminas e complementa, "A Bauminas Química participará novamente da Fenasan em 2016 com o intuito de reforçar o seu posicionamento de líder nacional em coagulantes para o tratamento de água e efluentes, divulgando os excelentes resultados obtidos com a sua nova geração de coagulantes com cadeias polimerizadas nas principais companhias de saneamento do Brasil", afirma Igor.
A Corr Plastik é presença garantida no evento desde 2008 e vê na feira uma excelente oportunidade para o networking e apresentação de novidades. "Usamos a feira para lançar produtos, estreitar relacionamentos e demonstrar nossa efetiva capacidade de liderança deste importante segmento de mercado", explica Nathália Lima, representante do marketing da Corr Plastik. A Emec Brasil participa da feira desde 2000, ano em que a empresa foi fundada. "A Fenasan é vista por nós como uma grande oportunidade de marketing e de demonstração de nossos equipamentos. Além disso, a feira faz com que possamos rever amigos e reafirmar importantes parcerias já estabelecidas", diz a representante da Emec Brasil, Luciana Varoto. Há 10 anos participando da Fenasan, a FGS analisa a feira como uma ótima oportunidade para atrair os clientes. "Vários negócios iniciam-se dentro da Feira Fenasan. Podemos definir que participar da Fenasan é a oportunidade que temos de atrair o cliente para mostrar as possibilidades, as novas tecnologias e, desta forma, começar um relacionamento que normalmente gera resultados positivos com pelo menos 50% daqueles que mostram interesse em nosso trabalho durante a feira. Na feira sempre aparecem clientes novos!", revela Carolina Ronconi, do marketing da FGS Brasil.
Mercado em recuperação
A Fenasan é realizada em um momento importante para o setor de saneamento: o de recuperação pós-crise hídrica. Com a diminuição da pressão cambial sobre as dívidas no primeiro trimestre e menor impacto do risco hídrico sobre as operações, a Sabesp, tem apresentado boas perspectivas para 2016. A melhora é comprovada por meio das ações na Bolsa de Valores.
A estatal paulista demonstrou seus primeiros sinais de melhora em 2015, quando as ações subiram 13%, ante uma queda na mesma proporção do Ibovespa. Em 2014, a queda havia sido de 33%. Em abril de 2016, a Sabesp já registrava um crescimento de 27% no valor das ações este ano.
Para o engenheiro da Bürkert Fluid, Denis de Moraes, a tendência é que a expansão do setor de saneamento seja contínua. "Acreditamos que o mercado de saneamento é um mercado que tende a crescer fortemente nos próximos anos, principalmente buscando melhorias em termos de automação dos processos mais antigos, bem como novas oportunidades em novos projetos", declara. Marcelo Bueno, da Toray, também enxerga boas perspectivas para o setor. "O mercado é muito promissor principalmente para as membranas filtrantes. No Brasil, existe uma forte demanda no saneamento, com a necessidade de aumento da quantidade de esgoto tratado e melhora da qualidade da água potável".
Mais do que boas perspectivas, o setor de saneamento do Brasil se destaca por possuir as melhores técnicas e tecnologias disponíveis para tratamento de efluentes industriais e sanitários. "São inúmeros os avanços e novidades no setor. Acreditamos que os reatores de membrana (MBR) serão determinantes nos processos de tratamento de água e efluentes nos próximos anos, especialmente, pela possibilidade de implantação do reúso", destaca Alessandra Cavalcante, do marketing da B&F Dias.
Na opinião de Mario Ramacciotti, diretor da Xylem, o mercado de saneamento tem grandes perspectivas de expansão no Brasil. "Com o parâmetro médio nacional de coleta e tratamento de esgoto em torno de 40%, há um campo imenso para progredirmos nesta área. Este parâmetro significa que há regiões melhores e outras ainda abaixo deste número. Saneamento é base para um crescimento sustentável de nosso país e condições mínimas de qualidade de vida/saúde de nossa população. Os investimentos deverão ser enormes para suprir as lacunas e a demanda por saneamento. Portanto, este mercado tem um potencial acentuado se formos na direção de fecharmos as lacunas existentes nos índices principais de saneamento. Certamente, estes investimentos necessitarão ser por várias décadas para a universalização pregada pelo PlanSab", afirma.
Segundo Igor da Bauminas Química, o mercado de produtos químicos para tratamento de água e efluentes vem se desenvolvendo no Brasil nos últimos anos e possui um grande potencial de crescimento. Entretanto, ainda esbarra nas dificuldades enfrentadas para elevar o nível do saneamento básico em diversas regiões do país. Apesar de ser a sétima economia do mundo, o Brasil ocupa a 112ª posição em um conjunto de 200 países no quesito saneamento básico, segundo aponta recente estudo divulgado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, o que demonstra o longo caminho a percorrer em busca do melhor acesso da população à água e esgoto tratado.
Apesar dos sinais de melhora, a crise política e econômica ainda é latente no Brasil. No entanto, a visão de futuro da Fenasan promete dar um novo fôlego para o mercado. "Em tempos de crise, a tendência normal das empresas é cortar gastos. Os visitantes da feira com certeza estarão buscando produtos e serviços que os ajudem na otimização de processos, redução de custos, diminuição do desperdício e melhoria de performance. Por isso, um evento como a Fenasan é importante para trazer tais inovações para o setor de saneamento", ressalta Raquel Braga, gerente de marketing da Bentley. Na opinião de Maria Alice Duarte, da Exata Sistema, os períodos de crise também são importantes para o desenvolvimento do setor. "Para a Exata participar de eventos em época de crise é um importante investimento. Nesta época os clientes têm maior disponibilidade e estão em busca de soluções mais eficientes e que tenham melhor relação custo/benefício. É a hora de divulgar a marca e as soluções, prospectar novos clientes e plantar para o futuro", indica.
De olho nas novidades
A Fenasan conta com mais de 150 empresas-expositoras confirmadas, que prometem levar à feira as melhores soluções para o mercado de saneamento, bem como novos produtos e tecnologias inovadoras. A Revista TAE conversou com algumas empresas e adianta algumas novidades que estarão presente no evento.
A Aerzen considera a Fenasan como um palco para expor os seus produtos. Visando à retomada da economia brasileira, a empresa levará para a feira soluções de eficiência energética. "Estamos continuadamente trabalhando para atender a eficiência energética para os processos de tratamento no qual entram as nossas máquinas no conceito Performance, que é o melhor do mundo com a tecnologia avançada do soprador parafuso (Hybrid) diante do Roots de lóbulos paralelos, conceitos que podem ser linkados por um equipamento de otimização de performance, o chamado AerSmart, que logo estará no Brasil", revela Rainer Von Siegert, diretor da Aerzen do Brasil.
A Atlas Copco apresentará na Fenasan o soprador parafuso ZS, isento de óleo e com a tecnologia VSD (Variable Speed Drive – Acionamento de Velocidade Variável), preparado para trabalhar com inversor. "Este equipamento já proporcionou economia de energia superior ao esperado em mais de 250 clientes que adquiriram o equipamento no Brasil. Ele é o único do mercado com variação de vazão superior a 60% em todas as pressões e proporciona economia de energia de aproximadamente 30%, ao utilizar a energia conforme a necessidade de aeração, evitando desperdício e reduzindo o impacto ambiental do tratamento de água e efluentes", afirma Ricardo Brandão, gerente de produto da Atlas Copco Brasil.