Novidades
Por Tae
Edição Nº 33 - outubro/novembro de 2016 - Ano 6
Confira as novidades no Mercado de Tratamento de Água e Efluentes
Filtro de polimento com carga de areia, carvão ou zeólita
O filtro de polimento Tecitec é fabricado em aço carbono e possui acabamento em tinta base de epóxy bi-componente, aplicado após jateamento de areia, conforme especificações técnicas do Conselho de pintura de estuturas metálicas (Steel Struture Paiting Council) e normas cuecas (Swedish Standarts).
O filtro é dotado de escotilha de inspeção, quadro de manobras manual (tubulação), manômetro e carga filtrante.
A carga padrão é constituída por camadas de quartzo de rio, que retém partículas até 60µ.
Dotados de sistema de retro lavagem, os filtros de areia da Tecitec, além de filtrar água, são usados no polimento final e/ou clarificação de efluentes tratados.
Existem outras opções de carga filtrante (carvão ativo, carvão antracito, zeólitos), para atender outras finalidades, tais como:
- Remoção de ferro, manganês e metais pesados;
- Remoção de compostos orgânicos como hidrocarbonetos e organoclorados;
- Remoção de DQO.
O filtro de areia é projetado para uma taxa de 15,0m3/h por m2 de leito, a uma pressão médiade trabalho de 2 a 3 bar.
A Tecitec é uma indústria nacional fabricante de equipamentos e soluções em filtração industrial, tratamento de efluentes e reúso de água. A empresa assessora seus clientes a encontrar soluções eficientes e viáveis para seus processos produtivos relacionados à filtração e tratamento de efluentes.
Site: www.tecitec.com.br
Nova sede da B&F Dias terá estação de tratamento de efluentes modelo
O Centro de Tecnologia, Inovação e Fabricação da B&F Dias, localizado às margens do Rio Capivari no município de Vinhedo será inaugurado no primeiro trimestre de 2017 e contará com uma estação de tratamento de efluentes modelo na própria sede.
Com capacidade de tratamento para 200 funcionários por dia, a estação foi projetada com o que existe de mais eficiente e moderno para essa aplicação. Totalmente atuada, a empresa escolheu um processo de tratamento biológico conhecido como MBR (Membrane Bio Reactor) que permite o reúso com elevado grau de eficiência e performance. "Optamos por esse método não apenas porque queremos a excelência operacional do processo, mas acima de tudo para enfatizar nosso compromisso ambiental", afirma Manuel Magalhães, presidente da empresa.
Além do processo de tratamento de última geração, a empresa também inovou pela adoção de painéis fotovoltaicos para energização dos motores, sistema de aeração por ar difuso com difusores de bolhas ultra finas, iluminação com lâmpadas de LED e até tanques com paredes de vidro para maior interação com a operação.
No mesmo local ainda existirá um centro de testes e desenvolvimento de equipamentos em condições reais e laboratório de análises, que permitirão a empresa pesquisar novos equipamentos e aplicações, o que vem de encontro com a política de inovação da empresa. "São raríssimas as empresas no mundo que tem essa chance, e a B&F Dias é uma delas", ratifica Magalhães.
A ETE será aberta para visitação dos alunos das escolas da região e clientes. Para isso, uma série de medidas e diferenciais de um programa de comunicação estão sendo projetados para facilitar o entendimento das etapas de tratamento. Além da estação, os visitantes também poderão visitar a barragem construída em 1926 no Rio Capivari que será totalmente reformada. A extensão da visita a barragem é justamente para criar uma interface entre o efluente bruto, o efluente tratado e o rio, para maior compreensão de todos.