Congresso Abes Fenasan 2017 Bate Recordes Em 2017
Por Tae
Edição Nº 40 - dezembro de 2017/janeiro de 2018 - Ano 7
O Congresso ABES Fenasan 2017 realizado no início de outubro de 2017 atingiu índices que superaram todas as edições anteriores, tanto das realizações da ABES, quanto da AESabesp, entidades promotoras do evento
O Congresso ABES Fenasan 2017 realizado no início de outubro de 2017 atingiu índices que superaram todas as edições anteriores, tanto das realizações da ABES, quanto da AESabesp, entidades promotoras do evento. Trazendo como tema principal o Saneamento e sua importância para o desenvolvimento, geração de novos empregos, melhorias na qualidade de vida e especialmente nas condições de saúde pública, além de alavancar o turismo e a valorização imobiliária. Neste ano, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e a Associação dos Engenheiros da Sabesp decidiram reunir esforços e juntar o Congresso ABES e a Fenasan, no maior encontro de saneamento das Américas.
A Sabesp marcou forte presença no evento e reuniu especialistas, técnicos e estandes temáticos com apresentações institucionais sobre os principais projetos e programas da empresa, bem como tecnologias e inovações voltadas à prestação dos serviços.
Durante os dias de realização do evento foram mais de 25 mil visitantes, 1160 trabalhos técnicos inscritos e quase 5 mil congressistas além de diversos expositores trazendo o que há de mais moderno em tecnologias para tratamento de água, efluentes e serviços.
O presidente da AESabesp, Olavo Prates Sachs, afirmou que esse evento ficará na história do saneamento. "O resultado animador é fruto da parceria ABES/AESabesp, que quebrando paradigmas, respeitando suas diferenças, conseguiram reunir em um único evento o melhor das duas Associações", concluiu. Olavo anunciou ainda que a próxima Fenasan (prevista para 19,20 e 21 de setembro, no Expo Center Norte), contará com a parceria da IFAT – a maior Feira de soluções ambientais do mundo, administrada pela Messe München, em Munique, na Alemanha. "Fazer boas parcerias sempre é providencial, principalmente após esta experiência de 2017, em que a ABES e a AESabesp somaram experiência e esperança para que a universalização do saneamento básico seja alcançada o mais rápido possível".
O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, destacou os índices alcançados e o propósito político do evento, para o protagonismo do saneamento no cenário nacional. Entre as ações consistentes do Congresso, enfatizou a elaboração da Carta dos Sanitaristas Brasileiros, o lançamento do Ranking ABES da Universalização do Saneamento, além da presença e envolvimento de lideranças políticas, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o senador Jorge Viana, ministros, outros parlamentares, secretários, gestores da Sabesp e de demais empresas do setor. Concluindo seu pronunciamento, afirmou que o "sanitarista gosta de duas coisas: paixão e emoção e é isso que foi mostrado".
Premiações
Como já é tradicional nos eventos promovidos pela Aesabesp/Fenasan a organizadora presentou alguns participantes em categorias de melhor estande, inovação tecnológica, atendimento ao cliente e destaque. As empresas agraciadas na premiação foram:
Melhor Estande: ESA, Joplas e Paques Brasil.
Inovação Tecnológica: Aquamec, B&F Dias e Iwaki do Brasil.
Atendimento ao Cliente: Conaut, Emec e FGS Brasil.
Premiação de destaque do evento ficou com a empresa Higra Brasil que reuniu a excelência em todas as categorias.
Destaques
Nordic Water
A empresa que está estabelecida no Brasil desde 2013 e faz parte do grupo da Nordic Water AB (suécia) trouxe ao evento suas linhas de produtos para tratamento de águas como: removedores para decantadores para uso em tanques retangulares ou circulares, sem pontes raspadores, que segundo o fabricante são leves e de fácil instalação.
Outro produto em destaque da empresa são os filtros tipo areia chamados de SUPERSAND, que funcionam com sistema contínuo e não requerem acessórios de retrolavagem, reduzindo assim custos de manutenção.
Bentley
A Bentley aproveitou o evento para apresentar suas soluções para modelagem 3D BIM de Plantas de Tratamento de Água e de Esgoto, como o OpenPlant e o AECOsim Building Designer, além de soluções para acelerar fluxos de trabalho e colaborar sem caos, como o ProjectWise e também de cadastro GIS para Infraestrutura, como o Bentley Map.
Outro grande destaque anunciado pela empresa, durante o evento, foi o acesso geral do WaterGEMS CONNECT Edition e SewerGEMS CONNECT Edition, softwares de modelagem hidráulica para redes de água e esgoto, respectivamente. Esses novos lançamentos permitem que as concessionárias de serviços públicos e seus consultores obtenham mais dos seus sistemas de dados cadastrais (como GIS, SCADA e mais), melhorando a interoperabilidade entre esses sistemas e as ferramentas de simulação da Bentley.
Segundo a empresa os visitantes puderam, durante o evento, conhecer softwares que ajudam em análises operacionais, detecção de pontos de vazamento, modelagem hidráulica de redes, simulação de cenários preditivos, gerenciamento de toda a informação e documentação de engenharia, bem como do gerenciamento do ciclo de vida de seus ativos, enfim, soluções que os ajude a solucionar seus problemas operacionais e reduzir custos.
Nova Opersan
Durante o evento a empresa destacou suas soluções desenvolvidas nas duas divisões de negócios da companhia. Na modalidade Onsite, a Nova Opersan é responsável pelo desenvolvimento do projeto, implantação, operação e manutenção das estações de tratamento, instaladas nas unidades dos Clientes, incluindo a gestão ambiental do tratamento de água e/ou efluente. Já na modalidade Offsite os efluentes gerados pelos clientes são destinados através de caminhões ou tubulação, para tratamento externo nas CTOs (Centrais de Tratamento Offsite) da Nova Opersan, onde são avaliados e tratados adequadamente para posterior descarte responsável, conforme as leis ambientais.
Yanpai
A empresa com mais de 27 anos no mercado de tecidos técnicos e feltros agulhados trouxe para a Fensan 2017 uma linha completa de meio filtrante para filtração líquida e seca, aplicados tanto para filtros tipo prensa, filtros rotativos, filtros bags e mangas filtrantes.
A empresa possui tecidos técnicos, feltros agulhados, membranas PTFE. Membranas RZ, Spunbond entre outros.
B&F Dias
A B&F Dias, tradicional fabricantes de sistemas de aeração apresentou o sistema de energia misto, que pode ser aplicado em diversas aplicações dentro das ETAs e ETEs. Chamado de B&F Energy, ele conta com um kit especial formado por placas fotovoltaicas, sistema de controle e suportes para as placas. Todo o sistema é desenvolvido e adaptado de acordo com as especificidades de cada projeto.
A geração de energia é obtida através da irradiação solar em contato com as placas fotovoltaicas, que a captam e transformam em energia elétrica. Com o uso da energia solar, há grande redução do consumo da eletricidade paga, e conforme o tamanho da planta geradora instalada, e do período de insolação, é possível suprir integralmente o seu custo.
A utilização da energia solar não só reduz o gasto com energia elétrica, mas também oferece fontes renováveis e proporciona segurança às estações de tratamento, ao garantir mais uma alternativa de abastecimento de energia. Além disso, a ausência de manutenção, o custo zero de operação e o rápido retorno de investimento garantem a eficiência, a efetividade e a produtividade de todo o processo.
Tecniplas
Fundada em 1976, a Tecniplas apresentou durante o evento a importância de contemplar nos projetos dos tanques a influência das cargas de vento. Por conta das recentes mudanças climáticas, tem crescido no Brasil o número de ocorrências causadas pela maior velocidade das rajadas. "Projetamos os reservatórios sujeitos a cargas de ventos com a adição de anéis de reforço, que os protegem contra as pressões externas e evitam amassamentos que podem danificar a estrutura", explica José Roberto Vasconcellos, gerente comercial da Tecniplas.
Segundo o fabricante, os tanques da empresa para aplicações em saneamento podem ter até 15 m de diâmetro e armazenar 4,5 milhões de litros. Frente aos tradicionais reservatórios de concreto, garantem diversas vantagens, como maior estanqueidade e vida útil superior. "Concessionárias como Sabesp, em São Paulo, Corsan, no Rio Grande do Sul, e Casan, em Santa Catarina, já operam com os nossos tanques", afirma José Roberto.
Os produtos da Tecniplas também são consumidos pelas indústrias de álcool e açúcar, papel e celulose, cloro-soda, química e petroquímica, fertilizantes e alimentos.