Editorial
Por Tae
Edição Nº 48 - abril/maio de 2019 - Ano 8
O dia 22 de março é celebrado como o Dia Mundial da Água, criado durante a Eco 92 no Rio de Janeiro. A data foi criada justamente para alertar o planeta sobre os problemas que afetam a água e a necessidade de que, em especial a água potável, esteja dispon
Dia mundial sem água
O dia 22 de março é celebrado como o Dia Mundial da Água, criado durante a Eco 92 no Rio de Janeiro.
A data foi criada justamente para alertar o planeta sobre os problemas que afetam a água e a necessidade de que, em especial a água potável, esteja disponível para o maior número de pessoas.
E agora em 2019, ou seja, 27 anos após a criação desse importante marco, a ONU – Organização das Nações Unidas – divulgou um relatório que mostra que em 2015, três em cada dez pessoas (2,1 bilhões) não tinham acesso à água potável. E seis em 10 pessoas (4,5 bilhões), não tinham instalações de saneamento com segurança, o que pode afetar 45% do Produto Interno Global e 45% da produção de grãos até 2050.
A crescente onda de refugiados também aumenta o problema sobre a água, devido as grandes mudanças de adensamento populacional que desequilibram a disponibilidade dos recursos naturais, entre os quais a água. Certamente, uma situação que exige atenção para que possamos garantir água de qualidade para o futuro.
Nas matérias dessa edição, trazemos a nova era tecnológica no controle de perdas de água no saneamento; Compressores e sopradores para tratamento de água; Entenda como funciona o tratamento de efluentes; Controle de odor: mercado ainda tem muito a avançar; Na indústria de papel e celulose, em cada etapa, há um reúso da água; Falta de saneamento básico prejudica potencial de uso das águas subterrâneas do país; recurso indispensável à segurança hídrica das cidades.
Boa leitura!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora