Conectividade Torna Análise E Controle Da Água Mais Fáceis, Rápidos E Eficazes
Por Cristiane Rubim
Edição Nº 50 - agosto/setembro de 2019 - Ano 9
Projetos de implementação complicados são coisa do passado. A conectividade inteligente entre os sensores de medição e aplicativos de smartphone possibilitam o monitoramento da qualidade da água com as informações sempre na mão
Projetos de implementação complicados são coisa do passado. A conectividade inteligente entre os sensores de medição e aplicativos de smartphone possibilitam o monitoramento da qualidade da água com as informações sempre na mão! – diz, empolgada, Eloisa Doro, analytical product manager – M marketing da Endress+Hauser Controle e Automação. E não é para menos. Segundo ela, os avanços e as grandes novidades estão voltados para os serviços digitais usando as tecnologias de Internet mais modernas e seguras. Trazendo facilidade para os usuários colocarem o sistema em operação e para o acesso das informações.
Agilidade na ação
As análises de Cor, Turbidez, pH, Condutividade e Vazão e outros parâmetros importantes nas águas são feitas por medições no processo e com resultados on-line, permitindo o acesso remoto e, principalmente, não são só apenas medições, mas também controle. "Se o parâmetro estiver fora do range ou escala, é possível tomar uma ação imediata, possibilitando atender à legislação e aumentar a eficiência do tratamento e qualidade das águas. Demais parâmetros importantes incluem Cloro para tratamento de águas e, em águas residuais, o controle de oxigênio dissolvido e carga orgânica" – explica Eloisa.
Dados claros e imediatos
Por esse motivo, a procura pela implantação de sistemas automatizados para sistemas de análise da água vem aumentando mais a cada ano e é uma tendência do futuro. "Os usuários precisam de informações claras e imediatas para tomar ações e evitar desastres ecológicos e perdas no processo. Hoje, todos temos o hábito de utilizar os smartphones para diversas atividades e poder acessar as informações por esse dispositivo, com certeza, é uma tendência" – aponta Eloisa.
Esses sistemas atendem principalmente demandas de tratamentos de águas e efluentes já que o acesso usualmente é distante da fábrica. "As informações na mão evitam tempo gasto desnecessariamente do usuário de ir até o local apenas checar como está o processo ou ir retirar uma amostra e realizar a análise em laboratório. Todo esse trabalho é dispensado com a análise on-line e os resultados na mão" – ressalta a gerente de produto.