Editorial
Por Tae
Edição Nº 47 - fevereiro/março de 2019 - Ano 8
saneamento no Brasil segue como um dos grandes desafios para o governo no ano de 2019. Na última gestão vimos alguns avanços e mudanças na situação das PPPs - Parcerias Público Privadas, e mais recentemente, a publicação em julho passado da MP 844/18
Desafios e perspectivas da nova gestão
O saneamento no Brasil segue como um dos grandes desafios para o governo no ano de 2019. Na última gestão vimos alguns avanços e mudanças na situação das PPPs - Parcerias Público Privadas, e mais recentemente, a publicação em julho passado da MP 844/18, praticamente reeditada em 28 de dezembro pela MP 868/18, sujeita à aprovação pelo Congresso Nacional.
A medida provisória estabelece condições mais favoráveis à participação da iniciativa privada nas licitações públicas, passa para a Agência Nacional de Águas (ANA) a responsabilidade pelo gerenciamento dos recursos hídricos e a regulamentação da prestação dos serviços públicos de saneamento - atribuição anteriormente dos municípios - e por esses motivos, tem sido alvo de polêmicas e discussões envolvendo os setores público e privado.
Caberá ao novo governo definir a situação junto ao novo Ministério de Desenvolvimento Regional, que reuniu os antigos ministérios das Cidades e da Integração Nacional, sendo um ponto crucial para o avanço do saneamento no País. Ainda é cedo para saber os resultados efetivos dessa alteração, principalmente nessa fase de consolidação do novo governo, porém é um tema que certamente ganhará destaque em breve, uma vez que o prazo inicial de validade é de sessenta dias, prorrogável por igual período.
E para saber o que esperar desse novo cenário trazemos nas matérias dessa edição, as perspectivas para o setor de tratamento de água e efluentes em 2019, na qual procuramos ouvir diferentes players do mercado; apresentamos também, os princípios do tratamento de água; geradores de hipoclorito de sódio em substituição ao gás cloro; princípios e aplicações da osmose reversa; a utilização de zeólitas para remoção de ferro manganês de águas subterrâneas e muito mais.
Continuem conosco e boa leitura!