Fenasan Apresenta Novidades Do Mercado

Fenasan Apresenta Novidades Do Mercado


 

 

Entre os dias 18 e 20 de setembro aconteceu no Pavilhão Branco Expo Center Norte São Paulo, a 29ª edição da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan). Promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), o evento foi realizado juntamente com o 29º Congresso Técnico AESabesp e abordou o tema "É chegada a hora de alavancar o saneamento ambiental no Brasil". Com cerca de 13.380 mil visitantes, 1059 congressistas, além de 199 empresas expositoras a Fenasan se consolida como um dos maiores eventos de saneamento da América Latina.
A edição de 2018 trouxe para a América Latina, por meio da parceria entre a AESabesp e a organização alemã Messe München, o know-how da IFAT- Feira Internacional para Gestão de Água, Esgoto, Lixo e Resíduos, notoriamente conhecida como o maior evento mundial em soluções ambientais. De acordo com os seus promotores: "o Brasil é a grande referência na América Latina, para a expansão de tecnologia e soluções para saneamento e meio ambiente, em escala global".
Durante a feira, as maiores empresas do setor estiveram presentes e apresentaram seus principais produtos e soluções inovadoras para o segmento. A equipe da Revista TAE esteve presente no evento e conta parte das novidades e atividades que marcaram a Fenasan 2018.

 

 

 

 

 

 

Aperam
No dia 18 de setembro, a Aperam levou para a Fenasan John Rowe, secretário geral do International Stainless Steel Forum (ISSF), para mostrar como Tóquio e Seul reduziram drasticamente as perdas com vazamentos e intervenções de obras emergenciais após substituir materiais convencionais na tubulação de água por aço inoxidável.
A perda hídrica causada por vazamentos nas tubulações de água tratada é um problema recorrente e crônico das cidades pelo mundo, independentemente do nível de desenvolvimento econômico de seus países. De acordo com estudos do ISSF, com base em informações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no ano de 2014 houve perdas que alcançaram 35%, como em Oslo na Noruega; mais de 35% em Nápoles na Itália; 20% em Calgary no Canadá; e mais de 40%, na Cidade do México.
No Brasil, a perda física de água das cem maiores cidades está próxima à média de 39,1%, conforme estudos do Instituto Trata Brasil a partir de informações de 2016 do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS). O total de perda física de água no Brasil equivale a 3,5 vezes a capacidade do Sistema Cantareira em São Paulo ou a 3.804 piscinas olímpicas cheias jogadas fora todos os dias e representam cerca de R$ 1,7 bilhão.
"O aço inoxidável proporciona uma verdadeira revolução silenciosa na gestão pública de recursos hídricos", diz Roberto Nardocci, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Aperam South America. "O inox gera ganhos de eficiência e de sustentabilidade ao longo de muitas décadas e está repleto de benefícios ambientais porque é altamente resistente ao desgaste, quimicamente inerte, ou seja, não reage ao contato de alimentos e bebidas, impede adesão de substâncias e bactérias, possui longa durabilidade e exige pouca manutenção", afirma o executivo.

Consulado Americano
O Serviço Comercial dos Estados Unidos no Brasil, órgão do Departamento de Comércio Americano, esteve presente no evento, representando empresas americanas de tecnologias em tratamento de água e efluentes que têm interesse no mercado brasileiro, buscando parceiros comerciais ou contatos com os usuários finais.
Entre essas empresas está a Brisa International, que dá vida ao futuro através de inovações nas áreas ambiental, infraestrutura, energia elétrica, serviços industriais e instalações. Por meio de tecnologias de ponta, o complexo EcoTech gera valor excepcional à atividade de tratamento de efluentes. O EcoTech combina o método mais eficiente e barato de tratamento de efluentes, as tecnologias de tratamento de biosólidos, com as melhores tecnologias de mitigação de emissões das usinas elétricas, e tecnologia de biocombustível, tudo num único complexo. O EcoTech oferece uma dramática redução nos custos do tratamento de efluentes e biosólidos, alcançando níveis mais altos de tratamento, incluindo a remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo). Estes sistemas de tratamento, que são geralmente caros, na realidade podem gerar lucros.
Outra companhia representada pelo Serviço Comercial dos EUA é a Calgon Carbon Corporation, líder global na produção e distribuição de produtos de carvão ativado, a base de madeira e coco, nas formas de grãos, pós, pellets e tecidos. Os produtos atendem as demandas de clientes em todo o mundo por soluções de purificação. Como precursor da indústria de carvão ativado, a Calgon Carbon criou sistemas de purificação de ponta para água potável, efluentes, controle de odores, redução de poluição e uma variedade de processos industriais e comerciais. A Calgon oferece tecnologias de carbono usadas em 700 aplicações distintas, que incluem purificação do ar e água potável, purificação de alimentos e farmacêuticos, separação de gases e remoção de emissões de mercúrio das usinas termoelétricas a carvão.
A Electrolytic Technologies LLC foi outra empresa americana representada. A companhia produz sistemas de geração de gás cloro, e/ou hipoclorito de sódio para aplicações "in loco" a partir de sal grau alimentício Os equipamentos da Electrolytic (modelos Klorigen™) são seguros, compactos e totalmente automatizados. Estes equipamentos possuem capacidades que vão de 100Kgs até 20 tons de Cloro/dia.
Os visitantes da feira também puderam conhecer a empresa americana LaMotte Company, que produz a mais ampla linha de equipamentos de testes portáteis e oferece uma linha extensiva de instrumentos para análise de água, kits para testes, reagentes, tiras de teste e equipamentos de amostragem. Os clientes da LaMotte atuam nas áreas de água industrial e refrigeração, efluentes, alimentos e bebidas, piscinas e spas, microbiologia, ambiental e agrícola. A empresa se especializa no desenvolvimento e produção de testes simplificados para análises químicas in loco, com forte suporte técnico. De particular importância está a sua mais nova tecnologia revolucionária, o WaterLink Spin Touch, que oferece o sistema mais avançado de testes de água já produzido, para o uso preciso de métodos de química molhada (wet chemistry).
A empresa Madero Engineers, Architects & Constructors, que presta serviços de excelência em projetos, serviços e construções, também esteve entre as companhias americanas presentes no evento. O seu produto exclusivo Expoy Ultra® tem sido amplamente usado com sucesso há 30 anos, na reabilitação, reparação e melhorias de sistemas, componentes e estruturas de todos os tipos de tubos, tanques, reservatórios, estações de bombeamento, aquedutos, prédios, fábricas, refinarias, estações de tratamento de água, poços profundos, navios, estruturas marítimas, etc. Esta longevidade deve-se ao fato da Epoxy Ultra ter superado as exigências mais rigorosas de operação, manutenção e durabilidade.
O Epoxy Ultra® é considerado no mercado, em todo o mundo, o produto mais avançado de reabilitação e melhoria da infraestrutura. Sua capacidade estrutural, confiabilidade e custo benefício são amplamente reconhecidos. O produto é extremamente durável, de fácil e rápida aplicação.
Há mais de 30 anos a Watersurplus vem fornecendo a seus clientes internacionais excedentes de alta qualidade de equipamentos e componentes para tratamento de águas. A empresa americana esteve no evento em busca de parceiros no Brasil e na América Latina, que a auxiliem a promover as vendas do seu grande estoque de membranas de osmose reversa e de equipamentos de osmose reversa. A empresa também mantém, um grande estoque de resinas de troca de íons, usadas previamente em aplicações de água ultrapura.

Saint-Gobain Canalização
A Saint-Gobain Canalização, fabricante nacional de sistemas em ferro fundido dúctil para transporte de fluidos, apresentou na feira novas possibilidades para aplicação de tubos, conexões, válvulas e tampões. Além disso, mostrou ao público o PAM Serviços, com técnicos especializados que antecipam as necessidades do mercado e facilitam o dia a dia das Cias de Saneamento, Projetistas e Empreiteiras.
"Nossas ferramentas proporcionam o acompanhamento desde a elaboração do projeto até a execução e conclusão da obra. O PAM Serviços coloca à disposição do cliente programas como o PAM Academia e o PAM Projeto, ambos criados exclusivamente para profissionais - engenheiros e projetistas - responsáveis por obras atuais e futuras, previstas no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), reforçando o compromisso da Saint-Gobain Canalização de contribuir com a carência do setor por projetos e profissionais especializados", destaca Rogério Assis, diretor comercial e de marketing da Saint-Gobain Canalização.

 

Fenasan Apresenta Novidades Do Mercado

Bentley
A Bentley utilizou a Fenasan 2018 para o lançamento de novas soluções para simulações hidráulicas e hidrológicas 3D, voltadas para avaliação de costas, rios e enchentes em sistemas de drenagem urbanos, bem como soluções para a gestão de ativos. Também mostrou as novidades na área de operações de sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgotos, com soluções que integram os modelos hidráulicos à operação em tempo real, conectando-os com dados meteorológicos e previsões climáticas para estudos preditivos e melhores tomadas de decisão.
Uma das novidades que a empresa apresentou foi o MOHID Studio, um software completo de modelagem de inundação para compreender e atenuar riscos de inundação em sistemas urbanos, fluviais e costeiros. A ferramenta pode ajudar a oferecer o melhor projeto de infraestrutura e soluções estruturais adaptáveis, bem como contribuir no planejamento de emergência e no projeto de iniciativas ecológicas.
Outra solução apresentada pela Bentley na feira é o AssetWise, uma solução comprovada para otimizar e gerir o desempenho e a confiabilidade de qualquer ativo de infraestrutura complexo, de alto custo ou de alto risco.
Em relação à versão CONNECT Edition do WaterGEMS e SewerGEMS - softwares de modelagem, análise e gerenciamento de redes de água e esgoto, respectivamente – mais funcionalidades e aprimoramentos foram adicionados às ferramentas. Esses aprimoramentos permitem que as concessionárias de serviços públicos e seus consultores obtenham mais dos seus modelos hidráulicos automaticamente e suportando a tomada de decisão através de simulações com resultados otimizados.
No estande, além dos lançamentos e novidades citados, os visitantes também poderão conhecer softwares para o cadastro GIS de infraestruturas (Bentley Map), para o gerenciamento de toda a informação e documentação de engenharia para acelerar fluxos de trabalho e colaborar entre equipes (ProjectWise), bem como para o ciclo de vida de Plantas de Tratamento de Água e Esgoto.
"Com nossas recentes novidades, iremos difundir no mercado brasileiro mais soluções computacionais para otimizações de operações de abastecimento de água e coleta de esgotos, otimizando os serviços entregues, podendo reduzir gastos operacionais. Uma vez oferecendo ferramentas para tanto, as empresas operadoras ganham margem em suas receitas para investimento em nova infraestrutura, para focar na universalização dos serviços para saneamento e, por consequência, aumentar a qualidade de vida da população. É por isso que cada vez mais, desde grandes concessionárias de água e esgoto à pequenas municipalidades, vêm procurando a Bentley para ser seu parceiro e provedor de soluções em software em se tratando de modelagem hidráulica, drenagem e saneamento.", acrescenta Douglas Miranda, engenheiro civil e especialista em soluções para saneamento da Bentley Systems.

 

Fenasan Apresenta Novidades Do Mercado

Petranova
A Petronova levou para a Fenasan 2018 uma novidade no segmento de retrolavagem o sistema FilterSmartTM. O produto, que está no mercado há 5 anos e já foi aplicado em três estações de tratamento, tem como finalidade determinar o tempo de retrolavagem, com eficiência, reduzindo custos de operação, eficiência energética e descarte de água no processo de retrolavagem. Dotado de um sofisticado e inovador sistema ultrassônico de monitoramento o sistema desenvolvido pela empresa mede com precisão parâmetros como: turbidez instantânea da água no interior dos filtros, expansão do leito filtrante durante a retrolavagem, nível de repouso do leito filtrante ao longo do tempo, indica qualquer ocorrência de fratura ou ruptura do fundo dos filtros além de monitorar a recompactação do leito após a retrolavagem, "Na maioria das estações, o operador faz a retrolavagem por tempo determinado, mas ele não sabe se aquele tempo é eficiente ou não. Esse equipamento dará essa informação e auxiliará o operador a tomar as decisões de forma mais assertiva", explica Adelso Leandro de Lima, supervisor de obras da Petranova.

Emec
No estande da Emec, o destaque foi para a série de bombas dosadoras Prisma. O equipamento tem como características o motor de duplo passo, controle multifunção, display em LCD colorido, diafragma em PTFE com 4 anos de garantia e da bomba horizontal.
Segundo os representantes da empresa, a bomba dosadora Prisma é acionada por um motor de duplo passo, controlada por um microprocessador que garante uma dosagem precisa e fluida.
A posição e a velocidade do diafragma são controladas pelo microprocessador durante o ciclo inteiro de descarga/sucção. O modo SlowMode reduz a velocidade da sucção permitindo um expurgo melhor para os líquidos viscosos.
O equipamento é acionado por um motor de duplo passo fornece uma dosagem precisa, possibilitando uma excelente redução (Turndown) de 1:4800, garantindo assim uma distribuição do líquido a ser dosado mais homogênea e precisa.

 

Fenasan Apresenta Novidades Do Mercado

KSB
A KSB levou para a Fenasan soluções completas para o setor de saneamento, expondo bombas, peças sobressalentes e projetos voltados à eficiência energética que visam à redução de custo na operação.
Entre os produtos apresentados pela empresa estavam as bombas KRT, que são indicadas para todos os tipos de esgotos em estações de tratamento e elevatórias de esgoto bruto não tratado, efluentes, processos industriais e águas de despejo. Disponível nas versões com rotor aberto, rotor tubular e rotor triturador, a bomba KSB KRT traz tamanho que varia entre DN40 até 700 mm, vazões de 5 até 10.000 m3/h e potência máxima de 1080 hp.
Com carcaça bipartida axialmente, a KSB RDLO, foi outro destaque no estande da KSB. Com baixo custo de manutenção, é projetada com dupla voluta, rotor com dupla sucção, vida útil aos rolamentos de até 100 mil horas de operação. Seu design proporciona manutenção simplificada já que a bomba traz auto centralização da parte superior da carcaça e conjunto girante pré tensionado que permite a montagem do equipamento sem ajustes especiais.
As soluções de eficiência energética desenvolvidas pela empresa, através do, KSB PumpDrive e KSB PumpMeter, foram exibidas aos visitantes na prática e instaladas na bomba KSB Megabloc.
A empresa também apresentou na feira o KSB Powerhouse, uma solução para a produção de energia descentralizada a partir da força hidráulica por meio de BfT (bombas funcionando como turbinas).
A KSB foi uma das empresas a levar o prêmio de melhor estande do evento.

 

Fenasan Apresenta Novidades Do Mercado


Kelvion
A Kelvion, tradicional fabricante de equipamentos industriais de transferência térmica, levou para a feira suas soluções para tratamento de água e efluentes, incluindo a ngFBP - Nova Geração de Filtros Percoladores.
Os blocos TUBEdeck estavam entre os destaques no estande da empresa. Patenteados e autolimpantes (canal Chevron), os modelos são produzidos em PVC e possuem espaçamentos variáveis entre placas, em função da concentração de sólidos e volume dos flocos. São montados por solda térmica – ultrassom (sem colagem ou fixadores), processo que assegura operação e manutenção sem risco de desmembramento.
Os enchimentos estruturados BIOdeck também foram apresentados na feira. Os equipamentos são usados em todas as variantes de filtros biológicos, e inclusive na ampliação da capacidade de tratamento de reatores de lodos ativados e lagoas, sem aumento da infraestrutura existente. São fabricados em PP ou PVC e contam com superfícies e resistência mecânica variáveis, em função das características do afluente e do tipo e geometria do filtro, assegurando operação contínua e fácil manutenção por décadas. O desenho único dos canais dos enchimentos BIOdeck proporciona uma distribuição uniforme e o mais alto índice de molhamento, resultando em biofilmes saudáveis, eficientes e realmente aeróbios, sem geração de odores. A configuração cruzada ou vertical dos blocos impede canais preferenciais e colmatação, promovendo uma operação eficiente e robusta.

Itubombas
A Itubombas apresentou um portfólio completo de soluções para drenagem urbana, incluindo os lançamentos mais recentes da empresa.
Entre eles, estavam as novas cabines silenciadas, equipadas com sistema de monitoramento à distância. Quem visitou o estande da empresa conheceu de perto um modelo ITU-44S10 com a nova versão da cabine acoplada, que promete ser ainda mais leve e compacta que a anterior. Segundo o diretor da Itubombas, Rodrigo Law, a cabine tem a finalidade de atenuar o barulho proveniente do bombeamento. "Pesando 2.400 kg e com uma capacidade de tanque de 300 litros, a motobomba acompanhada da cabine silenciada é indicada para projetos realizados em regiões urbanas", explica.
Outra novidade levada ao evento foi a linha de motobombas submersíveis para dragagem, que se destacam pela capacidade de bombeamento de fluidos com até 70% de sólidos. Ideais para trabalharem em condições severas, de forma rápida e eficiente, as bombas contam com motores elétricos com fator de serviço de 1.35 e podem bombear partículas com até 120 mm de diâmetro. "Além disso, elas são equipadas com um agitador patenteado que, ao ser ligado à ponta do eixo da bomba, permite colocar os sólidos em suspensão e auxilia na remoção de grandes quantidades de sedimentos do fundo de corpos de água, como polpa, lodo, lama, rejeitos, argila, entre outros", diz Law.

Hoffman & Lamson
Inovando mais uma vez, a Hoffman & Lamson expos em seu estande na Fenasan 2018, o Soprador Centrífugo de Múltiplos Estágios, um equipamento robusto, perfeito para tratamento de efluentes.
Os Sopradores e Exaustores Centrífugos de Múltiplos Estágios são recomendados para Tratamento de Água e de Esgotos que necessitem de operação contínua com baixo nível de ruído e com necessidades mínimas de manutenção. Eles também podem ser utilizados em Recuperação dos Gases de Aterro Sanitário, Recuperação de Enxofre, Ar de Combustão, Negro de Fumo, Células de Flotação, Transporte Pneumático, Sistemas de Vácuo para limpeza.

Dosivac
A Dosivac marcou presença na Fenasan, exibindo bomba dosadora de diafragma - utilizada em processos de dosagem de produtos químicos -, sopradores de ar do tipo roots, - usados no processo de aeração em tanques e reatores e na limpeza dos filtros -, bem como sistemas otimizados de preparo de polímero em emulsão ou em pó. A empresa reservou dois grandes lançamentos para a feira: o preparador de polímeros em pó, modelo DV, e o soprador de lóbulo Helicoidal.
"Aproveitamos o potencial e as oportunidades que se abrem na feira para apresentar nossa linha de produtos, estreitar o relacionamento interempresarial, bem como mostrar ao público a importância dos nossos equipamentos e onde eles são utilizados", fez questão de ressaltar Paula Nery, diretora geral da unidade brasileira. A executiva demonstra otimismo com as perspectivas sinalizadas pelo mercado. "O saneamento básico no Brasil ainda é precário e com muitas questões ainda em avanço. Estamos trabalhando para ser um grande colaborador para o crescimento do setor", concluiu.

Busch
Durante o evento, a Busch do Brasil apresentou o seu portfólio de produtos voltados a coleta e tratamento de água, esgoto ou efluentes através de processos que utilizam vácuo ou pressão positiva. O principal destaque foi o soprador de lóbulos rotativo Tyr usado para a aeração.
O Tyr possui seis modelos diferentes para potências de motor de 0,75 kW a 110 kW, cobrindo um fluxo volumétrico com intervalo de rendimento que vai de 150 a 4.380 metros cúbicos por hora a uma sobrepressão de até 1 bar. "O Tyr foi desenvolvido pela Busch com a intenção de levar confiabilidade à operação, com elevado desempenho", explica o engenheiro Eric Roger Zambelli, da Busch do Brasil. Entre os diferenciais do Tyr, ele destaca que se trata de um equipamento robusto, compacto e silencioso, graças ao seu isolamento acústico, com baixo consumo de energia, reduzidos custos operacionais e pouca necessidade de manutenção.
Além do Tyr, mais três soluções foram apresentadas na Fenasan: a bomba de vácuo ou soprador de lóbulos de garras Mink, que foi desenvolvida especialmente para aplicações industriais nas quais são fundamentais um vácuo ou sopro constante e limpo, com vazão nominal elevada e uma compressão totalmente livre de óleo; a bomba de vácuo ou soprador de palhetas rotativas autolubrificadas, chamada Seco, não sendo necessário nenhum tipo de fluido; e o ventilador de canal lateral Samos.
Além dos produtos, a Busch também destacou o Serviço em Campo, uma modalidade de atendimento que traz como vantagens a manutenção, tanto preventiva como corretiva, sob medida para as necessidades de cada cliente, com peças de reposição originais, estoque local, equipe especializada e treinada pela Busch e um ano de garantia em todo serviço prestado. "O Serviço em Campo é a prova de que, mais do que vender bombas de vácuo e sopradores e desenvolver sistemas de vácuo personalizados, a Busch oferece suporte durante todo o ciclo de vida dos equipamentos. Incluindo a possibilidade de disponibilizarmos um equipamento sobressalente, para que a manutenção não deixe a operação parada", afirma Zambelli.

Atlas Copco
Quem passou pelo estande da Atlas, pode conferir as novidades para o mercado de Compressor Technique. Entre os destaques da empresa estavam o soprador em lóbulo ZL2 VSD – uma tecnologia recém adquirida pela Atlas Copco; o renovado compressor de parafuso ZS4VSD, que em seu novo modelo oferece 10% de economia de energia, maior range de pressão e redução de 50% em sua área ocupada; e o soprador centrífugo ZB, para altas vazões e baixas pressões, que apresenta 9% de economia de energia em comparação com outras máquinas da mesma tecnologia, além de menor área ocupada e menor custo de instalação.
Isadora Cataldo, gerente de produtos da Atlas Copco, explica que "o ZB possui o motor de ímã permanente com mancal magnético, que através de um sistema de sensores, permite a rotação do eixo do motor sem que ocorra o contato com os mancais. O que a Atlas oferece é uma levitação magnética do eixo evitando desgastes e resultando em uma alta eficiência".

 

Fenasan Apresenta Novidades Do Mercado

Aquarum
Participando pela primeira vez da Fenasan, a Aquarum Saneamento Ambiental apresentou suas novidades e cases de sucesso, como os projetos de ETEs em Manaus e Maceió, além da construção, operação e manutenção de ETEs compactas em Palestina-SP, Hotel Quality e Grupo Pão de Açúcar.
Com eficiência comprovada, seus projetos operando pelo país devolvem ao meio ambiente cerca de 100 milhões de litros de água por dia, a Aquarum acaba de vencer a licitação para a construção de uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – no município de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo.
O método adotado será UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), que é utilizado em processos secundário para estabilização da matéria orgânica inicial, seguido de Lodo Ativado.
A obra com início imediato, tem prazo de 2 anos para sua conclusão, beneficiará na primeira fase uma população de 150 mil habitantes, com vazão de 200 L/s (720m³/h – 17.208m³/dia).
"O nosso objetivo é aumentar o índice de esgoto tratado para a população daquela região, que vai contribuir com a despoluição do Rio Juqueri", comenta o engenheiro, mestre e doutor em saneamento ambiental Francisco José Vela, presidente da Aquarum.

ABPE
Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE) marcou presença na Fenasan. A entidade participou com seu estande institucional, estande institucional, em parceria com a Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva (Abratt), realizando suporte a seus associados, divulgação de seus serviços e networking com o público em geral.
Para o diretor-presidente da ABPE, Mauricio Mendonça de Oliveira, a Fenasan é reconhecida como uma das mais importantes feiras do setor de saneamento que são realizadas no Brasil. "É sempre uma excelente oportunidade de estarmos próximos aos usuários, projetistas e de toda a comunidade técnica, além de toda equipe de campo que vivenciam as práticas do dia a dia do saneamento. Ao oferecer soluções confiáveis que garantam estanqueidade ao sistema, nossos associados contribuem significativamente para a redução de perdas físicas dos sistemas. O fato de estarmos juntos com a Abratt reforça o nosso posicionamento de que é a cadeia, de forma integrada, que promove soluções sustentáveis", afirma.

Merck
Quem passou pelo estande da Merck, teve a oportunidade de conhecer melhor as áreas de Water and Food Analysis (WFA), Applied, Microbiologia e Labwater.
Entre os produtos levados pela empresa está o Readycult, um teste rápido para detecção de coliformes e E.coli em água. Nos resultados positivos, a amostra muda de cor de amarelo para azul esverdeado, não ficando dúvidas na leitura dos resultados. Além disso, permite confirmação de E.coli através de lâmpada UV e do reagente de indol.
Outro destaque da Merck na Fenasan é o Milli Q IQ 7000, que produz água ultrapura tipo 1. Entre as características do produto está a nova interface com o usuário, sistema twist and lock dos cartuchos, novo dispensador de água ultrapura, novas lâmpadas UV isentas de mercúrio e novos cartuchos IPAK com tag’s de identificação do cartucho e lote, etc.

Lanxess
A Lanxess, empresa especializada em produtos químicos, apresentou pela primeira vez suas soluções para o tratamento de água durante a Fenasan. A empresa levou para a feira sua linha completa de produtos, as resinas de troca iônica Lewatit®, as membranas de osmose reversa Lewabrane®, os adsorvedores de óxido de ferro Bayoxide® e o software de design e cálculo LewaPlus®. Esses produtos de alta performance são utilizados em diversas indústrias para tratar e purificar a água e outros meios líquidos. O campo mais conhecido e importante destas aplicações é o tratamento de água no processo industrial.
A linha Lewabrane® conta com elementos para a maioria das principais aplicações associadas à osmose reversa (RO), incluindo dessalinização de água do mar, água salobra e água com baixa concentração de sais. As áreas de aplicação mais relevantes são a geração e tratamento de água potável, água de processo e outros tipos de águas residuais e industriais. Entre os produtos apresentados na Fenasan, terão os modelos ASD (Alternating Strand Design), novo desenvolvimento de espaçadores e elementos ULP, que são membranas desenvolvidas para aplicações de ultra baixa pressão.
"A tecnologia de membrana de osmose reversa ewabrane® oferece um excelente custo benefício para a água com alto teor de sais, enquanto as resinas de troca iônica Lewatit® podem purificar água com baixas concentrações até o ponto onde apenas pequenas quantidades de sais fiquem remanescentes" afirma Ricardo Pinheiro, gerente da unidade de negócios Liquid Purification Technologies da Lanxess no Brasil.

Schneider Electric
Outra empresa presente no evento o sistema EcoStruxure Augmented Operator Adivsor, software de realidade aumentada, que traz redução do tempo de parada e otimiza custos na manutenção, outro produto de destaque da empresa foi o historiador Wonderware Online Insight, solução de conectividade em nuvem, que pode trazer vários indicadores, de forma fácil, intuitiva e sem ocupar espaço no servidor.
"Nós da Schneider Electric consideramos nossa participação na Fenasan uma excelente oportunidade para mostrarmos como uma estratégia de IoT pode ser a chave de mensurar o crescimento da rentabilidade na indústria de saneamento", explica Glauco Montagna, gerente de contas do segmento de saneamento da Schneider Electric para a América Latina.

 

Fenasan Apresenta Novidades Do Mercado


Deerfos Membranes
Presente no evento este ano pela primeira vez a Deerfos apresentou ao mercado sua linha de membranas de módulos submersos (MBR). Os biorreatores da Deerfos combinam o tratamento biológico de crescimento suspenso com a filtração imersa por membranas. Devido ao tamanho dos poros, as partículas sólidas são impedidas de passarem pelas membranas, resultando em um permeado de alta qualidade.
Com presença em diversos países a empresa possui unidades fabris de membranas na Coreia do Sul, China e India, no Brasil a empresa está presente com unidade de negócios e representações em São Paulo.

Puri Azul
A empresa brasileira que já desenvolve projetos em membranas no tratamento de águas e efluentes por ultrafiltração e osmose reversa para água potável e reúso trouxe para a Fenasan este ano sua parceira comercial em módulos de ultrafiltração, a BASF. Já conhecida mundialmente por outros produtos a BASF possui em sua linha de atuação módulos e sistemas de ultrafiltração para aplicação em tratamento de água e efluentes.

Contato das empresas
ABPE: www.abpebrasil.com.br
Aquarum: www.aquarum.eng.br
Aperam: www.aperam.com
Atlas Copco: www.atlascopco.com
Bentley: www.bentley.com.br
Brisa International: www.brisa-usa.com
Busch: www.buschvacuum.com
Calgon Carbon: www.calgoncarbon.com
Consulado americano: br.usembassy.gov
Deerfos Membranes: www.deerfos.com.br
Dosivac: www.dosivac.com
Electrolytic Technologies: www.electrolytictech.com
Emec: www.emecbrasil.com.br
Hoffman & Lamson: www.hoffmanandlamson.com.br
Itubombas: www.itubombas.com.br
Kelvion: www.kelvion.com
KSB: www.ksb.com
LaMotte Company: www.lamotte.com
Lanxess: www.lanxess.com.br
Madero Engineers: www.madero.net
Merck: www.merckgroup.com
Petranova: www.petranova.com.br
Puri Azul: www.pazul.com.br
Saint-Gobain: www.sgpam.com.br
Schneider Electric: www.se.com/uk/en/
Watersurplus: www.watersurplus.com

 

 

 

 

Publicidade