Novidades

Confira as novidades no Mercado de Tratamento de Água e Efluentes


Veolia Water une clarificação e filtração em uma única tecnologia para tratamento de águas de superfície
A Veolia Water Brasil combina a clarificação e filtração em um único pacote, o Actifloc™. A unidade pré-fabricada e totalmente automática entrega constantemente água de alta qualidade e é especificamente projetada para tratamento de águas de superfície.
Projetado para flexibilidade e robustez, o sistema oferece otimização química ágil e inicialização e desligamento rápidos, com fluxo que varia de 40 a 320 m³/hora por unidade. Este sistema de clarificação e filtração pode ser utilizado em qualquer segmento de mercado, para as seguintes aplicações: clarificação e filtração de água de superfície; produção de água de processos industriais; tratamento de águas residuais; processos físico-químicos e reúso.

Características e benefícios do Actifloc™:
• Remoção da turvação >90%, trata todas as fontes de água; altamente eficiente.
• Reage rapidamente para mudar a qualidade da água bruta; fornece qualidade de efluente altamente consistente. Novidades
• Design compacto, muito menor que os clarificadores convencionais; facilmente integrado aos trabalhos existentes.
• Modular: unidades podem ser combinadas para taxas maiores de fluxos.
• Rápida inicialização, totalmente em operação em menos de 20 minutos.
• Pré-construída; engenharia civil mínima, prazos curtos, rápido comissionamento.

Aplicações do Actifloc™:
• Tratamento de água potável, para águas subterrâneas e águas de superfície.
• Águas com cor elevada, alta TOC, alta turbidez ou níveis elevados de algas e águas frias.
• Pré-tratamento para águas de processos industriais.
• Plantas que frequentemente se inicializam e desligam.
• Remoção de Giardia e cryptosporidium.
• Reciclagem/Reúso.

 


 

Qualidade da água e tratamento do esgoto são temas debatidos na Escola
A Foz do Brasil esta atendendo à algumas demandas na região de Uruguaiana, transmitindo aos jovens estudantes das escolas estaduais a importância do tratamento da água e como estão sendo realizados os investimentos em esgotamento sanitário no município. Cerca de 150 alunos, entre 15 e 17 anos, assistiram a uma palestra sobre Educação Ambiental na escola Estadual Elisa Ferrari Valls no dia 11 de setembro. A palestra foi ministrada por profissionais da Foz do Brasil, na ocasião a engenheira Ambiental, Luiza Bertagni, sublinhou pontos importantes da história do saneamento no mundo. Também destacou que estes jovens devem ficar orgulhosos da cidade onde estão, pois após quatro anos, Uruguaiana será referência no país com o fim do esgoto a céu aberto. "Estamos realizando redes de esgoto em diversos pontos da cidade, em breve, toda a cidade estará com saneamento. Isto representa mais saúde e qualidade de vida para todos", frisou a engenheira.
A qualidade da água também foi assunto debatido. Na oportunidade, foi exibido como é realizada a captação da água bruta e seu processo de tratamento até chegar à casa dos clientes. A empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Uruguaiana realiza semanalmente palestras em entidades, empresas e escolas da cidade com ênfase no meio ambiente e educação ambiental.

 


 

Florianópolis sediará a 8ª edição do Workshop sobre gestão e reúso de água na indústria
O evento desenvolvido e organizado pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC e apoio da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), chega a sua 8a edição que será realizado no Majestic Palace Hotel em Florianópolis, nos dias 29 e 30 de novembro de 2012, com apresentação de palestras relatando experiências de grandes empresas na área de gestão e tratamento de água/efluentes para fins de reúso, alem de apresentação e discussão da legislação sobre o tema.
O evento tem como principais objetivos reunir técnicos de órgãos governamentais da área ambiental, técnicos da indústria e pesquisadores para discutir as questões relacionadas à gestão e reúso de água na indústria, abordando-se, sistematicamente, os aspectos político, econômico, ambiental e legal deste tema, vislumbrando um possível cenário de cobrança pelo uso da água, assim como criar um fórum de discussão sobre o uso racional da água, seu tratamento visando o reúso e também sobre a legislação que regulamenta este reúso.
Nas versões anteriores deste Workshop grande empresas compartilharam suas experiências com os mais de 700 participantes, a organizadora espera este ano alcançar e ultrapassar as marcas conquistadas em 2011. Saiba mais: www.feesc.org.br/floripaworkshop

 


 

IHARA amplia estação de tratamento de efluentes
A IHARA, fabricante de agroquímícos, inaugura a nova ETEA que opera com quase o dobro da capacidade anterior e reusa os efluentes e água da chuva. A ETEA - Estação de Tratamento de Efluentes e Água da Chuva - da IHARA foi inaugurada no dia 17 de setembro, em cerimônia com a presença de autoridades de Sorocaba. A nova estação é totalmente automatizada e vai aumentar a capacidade do tratamento dos efluentes de 38 m³/dia (sendo 18m³ efluentes industriais e 20m³ efluentes domésticos) para 60m³/dia (30m³ para cada tipo de efluente), numa iniciativa que supera as exigências da legislação ambiental. Os investimentos foram da ordem de US$ 4 milhões para o desenvolvimento e construção da nova estação que vai reduzir 70% da captação de água do subsolo e eliminar o descarte de água em rios. A nova estação de efluentes utiliza o sistema MBR (biorreatores com membranas). O MBR funciona como um filtro Novidadesque deixa passar apenas água, alguns íons e moléculas de baixo peso molecular, barrando os sólidos e bactérias. A outra tecnologia utilizada na estação é a Osmose Reversa que ocorre por meio de uma membrana semipermeável que absorve o sal e substâncias contaminantes e deixa passar somente a água limpa. Os efluentes tratados não serão despejados no corpo hídrico, pois a estação funciona em circuito fechado e serão reusados em equipamentos nobres como, por exemplo, caldeira e torre de resfriamento. Além disso, vamos captar água da chuva, tratar e reusar para lavagem industrial.
Para monitorar a operação da ETEA, a equipe de Meio Ambiente IHARA conta com sete colaboradores. "A nova ETEA vai além da legislação ambiental e, por isso, também é um ícone no segmento de agroquímicos, tendo uma tecnologia que ainda não é utilizada no mercado" assegura o supervisor de Segurança Ocupacional e Meio Ambiente da IHARA, Thiago Pereira.

 



 

Air Liquide expande o seu crescimento no Brasil com investimento de 70 milhões de Euros
O Brasil é a maior potência econômica da América do Sul e vem apresentando um forte desenvolvimento econômico e ampliando a sua presença nos mercados mundiais; apresenta um extraordinário crescimento nos segmentos da energia, industrialização e cuidados com a saúde. A Air Liquide que já está no Brasil há 60 anos assinou recentemente dois contratos com importantes empresas brasileiras e deverá investir cerca de 90 milhões de dólares (70 milhões de Euros) no desenvolvimento destes projetos.
A Air Liquide e a FEMSA firmaram um contrato de longo prazo para o fornecimento de dióxido de carbono, nitrogênio e ar seco comprimido, como também energia elétrica, vapor e água refrigerada para a sua nova unidade de engarrafamento na cidade de Itabirito, Minas Gerais.
A Air Liquide Brasil firmou, também, um contrato de longo prazo para fornecer 160 toneladas por dia de oxigênio gasoso para a Suzano Papel e Celulose, localizada na cidade de Imperatriz, no Maranhão. O contrato com a Suzano tem como objetivo a construção de "uma nova on site Air Separation Unit Unidade (ASU)" Unidade Separação de Ar programada para entrar em operação no final de 2013. A ASU irá produzir, também, oxigênio líquido, nitrogênio e argônio para atender à indústria de mineração e os setores industriais de ferro e de aço, além do segmento medicinal da região. Michael Graff, Membro do Comitê Executivo e Vice Presidente para as Américas da Air Liquide, comentou: "A Air Liquide tem orgulho de poder atender às crescentes necessidades de empresas como a FEMSA e a Suzano e de contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico sustentável nesta região do Brasil que vem crescendo rapidamente. As economias em desenvolvimento são alavancas de crescimento para a Air Liquide".
A Air Liquide aproveita ao máximo o que o ar pode oferecer para a preservação da vida, permanecendo fiel à sua Responsabilidade Social e à sua visão de um desenvolvimento sustentável. Em 2011, as receitas do Grupo somaram U$14.5 bilhões, dos quais mais de 80% foram gerados fora da França. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (compartimento de capitalização A), faz parte do CAC 40 e também da Euro Stoxx 50 da Dow Jones.

 


 

Sistema purificador de água para laboratórioNovidades
A consciência ecológica motivou a Gehaka a desenvolver um sistema que não consumisse tanta energia elétrica e que não desperdiçasse tanta água quanto o clássico destilador. O resultado superou as expectativas, o novo sistema apresentou economia de energia elétrica em torno de 30 vezes e desperdício de água 15 vezes menor.
O sistema permite:
• Maior fluxo de produção permite que a água seja purificada no momento do uso, colhida imediatamente na saída do purificador, não é mais necessário a obtenção e o armazenamento prévio;
• Controle de qualidade digital em linha no ponto de serviço, a água servida é monitorada continuamente e caso exceda ao valor previamente especificado, aciona o alarme audiovisual;
• Filtro microbiológico de última geração com poros 20 vezes menor que o micro-organismo.
A manutenção também foi projetada para ser fácil. Os consumíveis podem ser trocados sem a necessidade de ferramentas, as conexões são do tipo "engate-rápido".

 


 

Importações de produtos químicos crescem 28,2%
O Brasil importou US$ 4,4 bilhões em produtos químicos no mês de agosto. Esse é o maior valor para um único mês em 2012, representando um aumento de 28,2% em relação a julho deste ano e uma leve queda de 0,4% na comparação com agosto de 2011, quando foi registrado o recorde histórico de US$ 4,5 bilhões. Somente em intermediários para fertilizantes, os produtos químicos mais importados pelo País, foram adquiridos mais de US$ 981 milhões em agosto, 55,4% mais do que no último mês de julho. Já as exportações, de US$ 1,4 bilhão em agosto, cresceram 12,1% na comparação com julho, embora tenham declinado 9,9% em relação ao mesmo mês de 2011.
No acumulado do ano, as compras externas de produtos químicos somam mais de US$ 27,3 bilhões, aumento de 0,2% frente ao mesmo período de 2011, ao passo que as vendas externas alcançaram US$ 10,0 bilhões, valor 4,5% inferior ao registrado entre janeiro e agosto de 2011. O déficit na balança comercial de produtos químicos, até agosto, chegou a US$ 17,3 bilhões, Nos últimos 12 meses (setembro de 2011 a agosto deste ano), o déficit é superior a US$ 27,0 bilhões.
Fonte: Revista Fator

 


 

Schrader International introduz no Brasil nova Divisão de Compressores de Ar
A Schrader International, fornecedor global de soluções de sensores, válvulas para pneus e componentes para sistemas de ar condicionado para as principais empresas dos mercados automotivo e industrial, anuncia a introdução no Brasil de uma nova divisão de compressores, com uma linha completa de equipamentos à base de diafragma e à pistão, para uso doméstico ou hobby, profissional e industrial. Com esta iniciativa, a companhia, presente no Brasil há 59 anos, pretende atingir um faturamento inicial da ordem de R$ 12 milhões ao ano, e atingir cerca de 8 a 12% do mercado de compressores de ar e posicionar-se entre as três principais marcas deste segmento.
O principal foco estratégico é atingir os segmentos de uso profissional e industrial, entretanto, a companhia também irá investir na produção de uma linha leve para uso como hobby ou doméstico.
A fabricação dos compressores da Schrader terá um índice de nacionalização previsto de até 70% nos próximos cinco anos e ocorrerá na unidade fabril da empresa. "A Schrader International, globalmente, possui uma grande gama de produtos e divisões e a estratégia de negócios que pretendo adotar é trazer estas novas linhas para o mercado brasileiro", diz Carlos Storniolo, diretor geral da companhia desde janeiro deste ano. A rapidez e energia com que serão implementadas todas as inovações são determinantes para a Schrader International atingir as metas de crescer no país 30% ao ano no próximo triênio.
"A Schrader International já atua fortemente na indústria de compressores no mercado norte americano. Estamos certos da aceitação dos produtos no Brasil com base nos intensos estudos e testes de performance e qualidade realizados pelos núcleos de pesquisa e desenvolvimento da companhia, aliados aos preços competitivos", ressalta Storniolo.
A linha de compressores de ar representa para a Schrader International, globalmente, um importante segmento de negócios que tende a aumentar com o avanço da industrialização de países emergentes como o Brasil. A companhia irá oferecer, no país, compressores de qualidade internacional, que atenderão às normas NR-12 e NR-13 simultaneamente. Inicialmente serão oito modelos de compressores para atender as principais demandas locais. As unidades compressoras são projetadas para trabalho em baixa rotação visando a maior durabilidade, são de alta eficiência, possuem design moderno e, dependendo do modelo serão de alumínio ou de ferro fundido de alta resistência. Já os tanques serão 100% testados hidrostaticamente. "Nosso objetivo é oferecer ao cliente a maior relação de potência e vazão, com maior capacidade de tanque por um valor acessível", enfatiza Storniolo.
Inicialmente, a comercialização dos compressores acontecerá apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de garantir assistência técnica imediata e de qualidade. A expansão para outros estados do Brasil ocorrerá no curtíssimo prazo.

Publicidade