Com Público Maior, Fenasan 2012 Trouxe Os Lançamentos Do Mercado De Água E Efluentes
Por Beatriz Farrugia
Edição Nº 9 - outubro/novembro de 2012 - Ano 2
Mais de 220 empresas participaram da 23ª edição da feira, realizada em São Paulo
Entre os dias 6 e 8 de agosto, São Paulo
foi sede do maior evento da América Latina de saneamento e tratamento de água. A 23ª edição da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (FENASAN) foi um sucesso, na visão dos expositores, e destacou-se dos anos anteriores pelo grande número de participantes que passaram pelo Pavilhão Branco do Expo Center Norte.
Milhares de pessoas compareceram ao evento e visitaram os stands de mais de 220 empresas do setor. A edição 2012 foi marcada por entrega de prêmios, congressos técnicos e mesas redondas, que debateram temas como a Rio+20, o desenvolvimento sustentável, os desafios para resíduos sólidos, entre outras coisas.
"Acredito que a FENASAN de 2012 teve um público maior que o do ano passado", afirmou Vinicius Rigo, da Allonda, empresa que aproveitou a feira para apresentar o sistema Geotube, dedicado à secagem de lodo e que funciona com princípios de filtração através dos poros do geotêxtil tecido. O lodo, ao passar pelo tecido, é separado do efluente e todo o sólido em suspensão é contido pelo tecido.
Já o diretor da Huber Technology no Brasil, Marco Aurélio Silva, contou que mais de mil pessoas passaram pelo stand da empresa, que divulgou seu mais novo equipamento, o Sludge2Energy. "De um modo geral, acreditamos que a feira trará um retorno bom", afirmou.
Lançado oficialmente na IFAT 2012, em Munique, na Alemanha, o produto foi apresentado ao público brasileiro durante a FENASAN 2012. Batizada de Sludge2Energy (que, em inglês, significa ‘lodo para energia’), a solução utiliza um equipamento para fazer a secagem do lodo através do calor. O calor gerado no processo é utilizado como combustível para o próprio funcionamento do sistema e para geração de energia elétrica.
"Existe uma demanda grande por tecnologias da área de lodo. Então nossa intenção foi apresentar esses produtos, lançamentos no Brasil", contou Silva, ressaltando que o custo operacional e de transporte de lodo são muito altos, o que gera a necessidade de soluções constantes.
"Geralmente o público da FENASAN é bem dirigido, mas esse ano a feira teve muita gente, consumidores finais, empresas privadas, o que surpreendeu muito", observou Ralph Gomes, da Veolia.
Segundo ele, neste ano, o objetivo da Veolia na FENASAN foi o de fazer contatos com as empresas e clientes, assim como expor as soluções que oferece.
Já a CentroProjekt quis "marcar presença" e "conversar com os clientes". A empresa oferece diversas soluções e tecnologias para tratamento de água, esgoto sanitário, efluentes industriais, resíduos sólidos e controle da poluição atmosférica. Um dos destaques da FENASAN foi o Waste-to-Energy, sistema de incineração de lixo que converte os resíduos em energia.
Além disso, o representante da CentroProjekt, Rogério Alves, notou uma forte presença de empresas estrangeiras e de público de outros países na FENASAN 2012. "A feira está maior, com mais empresas, inclusive estrangeiras, em parte devido à Copa do Mundo e às Olimpíadas", comentou.
E esse é o caso da SJE Rombus, que ainda não atua no país. "O foco é encontrar um mercado no Brasil", disse Richard Rankka.
As oportunidades de negócio na edição de 2012 da FENASAN foram tantas que algumas empresas, como a Kanaflex, já até fizeram reserva para o ano que vem, de acordo com o representante Eduardo Bertella.
"A FENASAN permite mostrar o produto, os lançamentos e rever nossos contatos. Um networking", disse o representante da Kanaflex, empresa que já participa da feira há 10 anos.
Nesta edição, porém, o destaque do stand da Kanaflex ficou para as tubulações lisas, como o Kanaliso, tubo fabricado em PEAD, flexível e disponível nos diâmetros de 20 a 1200mm.
O produto representa um avanço tecnológico muito grande na aplicação nas redes adutoras e de distribuição de água, pois é prático, tem baixa rugosidade na parede interna, elevada resistência à abrasão, compressão diametral e impacto.
"Todo mundo elogiou, disse que está usando o equipamento", destacou Bertella, explicando que "o bom da FENASAN é o contato com o pessoal operacional, que destaca os pontos fortes e fracos de cada equipamento".
"É difícil ter contato com o pessoal da área operacional. E o evento permite isso", acrescentou.
Como resultado da FENASAN, a Kanaflex espera "a divulgação dos lançamentos, a aceitação das novas tecnologias". "A importância de eventos como esse é ser o responsável pela melhoria técnica dos sistemas e produtos", observou Bertella.
Em sua quinta participação na FENASAN, a Danfoss também acredita que a edição de 2012 "foi a melhor". "Foram feitos bons contatos nesses três dias de feira", afirmou Roberto G. Pereira Júnior. O representante da empresa, por sua vez, também destacou um aumento da presença do setor privado na FENASAN, evento organizado pela Sabesp.
Sobre a participação da Danfoss nessa edição da feira, Pereira disse que "esse foi o stand mais bonito que a gente já fez. Ficou bom visualmente".
A multinacional dinamarquesa apresentou na FENASAN os conversores de frequência VLT, usados em projetos de saneamento por possuírem um sistema moderno com programação personalizada.
Os principais produtos levados à feira foram o VLT Aqua Drive FC200, indicado para aplicações de saneamento e tratamento de efluentes, e o VLT® Basic Drive FC101, um conversor de frequência que vem ao mercado para atender aplicações de uso comum principalmente de bombeamento e ar-condicionado.
Para a Degrémont, a FENASAN "é o evento principal para o mercado público", que é um dos ramos que a empresa atua, além do de papel e celulose e o de óleo e gás.
A Degrémont também destacou que o conceito de participar da feira não é o de aumentar vendas. "O stand é institucional, é para fazer a marca Degrémont estar presente. Vale por networking", explicou Tales Gryga. "O público da FENASAN é mais especializado, selecionado para a área. Tem operadores, técnicos de manutenção", acrescentou.
Segundo ele, a feira também pode gerar novos clientes. "Em um dia de feira, foram recebidos mais de 80 emails. A gente levaria um ano para conhecer todo mundo. E em três dias acontece tudo isso na FENASAN". O sucesso foi tanto que a próxima edição da FENASAN já tem data marcada em 2013. A 24ª FENASAN vai ser realizada entre os dias 30 de julho e 1 de agosto, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte.