Xylem É Destaque Na Fenasan 2012
Por Beatriz Farrugia
Edição Nº 9 - outubro/novembro de 2012 - Ano 2
A Xylem líder mundial em transporte e tratamento de água e efluentes, detentora das marcas Flygt, Godwin, Sanitaire, Leopold e Wedeco foi uma das empresas de maior sucesso na FENASAN 2012
A Xylem líder mundial em transporte e tratamento de água e efluentes, detentora das marcas Flygt, Godwin, Sanitaire, Leopold e Wedeco foi uma das empresas de maior sucesso na FENASAN 2012 apresentando ao mercado seus lançamentos e destaques para o próximo ano, prova deste sucesso foi a quantidade de pessoas que passaram pelo estande da empresa, e que permaneceu repleto de visitantes durante todo o período do evento. Paulo Lisboa, gerente de marketing da Xylem para a América Latina afirma, "nosso estande ficou cheio, a visitação foi muito boa. Tivemos a sensação de bater um recorde."
Segundo Lisboa, a movimentação deveu-se ao fato da empresa trazer novos produtos e tecnologias para o mercado nacional. "Parecíamos o Steve Jobs apresentando o Ipad. A inovação tecnológica foi tamanha que até o cliente teve dificuldade de entender o que era", ironizou.
Entre as principais novidades apresentadas, estão o produto Flygt Experior™, que segundo Lisboa é a maior inovação tecnológica existente no mercado; e a família de painéis PLUS especialmente desenvolvida para o controle e monitoramento de pequenas e médias estações.
O novo conceito Flygt Experior™ combina hidráulica avançada, motores de classe IE3 e controles inteligentes, reduzindo em até 50% o consumo de energia. Com novo sistema de controle pré-programado SmartRun™, suas funções são completamente novas e patenteadas exclusivamente para estações de bombeamento de águas residuais, facilitando sua instalação. Flygt Experior™ pode conter um motor opcional de eficiência premium de até 70 kW e sua tecnologia de resfriamento prolonga a vida útil do produto.
Com impulsor Adaptive N, desenvolvido para mover-se axialmente quando necessário, possibilita que os maiores materiais fibrosos e os mais difíceis detritos passem sem problemas. A pressão hidráulica então retorna o impulsor à sua posição original, e o movimento axial reduz a tensão no eixo, vedações e rolamentos, ampliando assim a vida útil. Contando com a tecnologia N, oferece liberdade para escolher entre os conjuntos hidráulicos fabricados em ferro fundido para aplicações típicas de águas residuais, conjuntos em Hard-Iron™ para aplicações abrasivas ou corrosivas e módulos cortadores para fibras longas ou sólidos em águas residuais.
Já o painel FGC 300 Plus foi projetado e automatizado para o controle e monitoramento de pequenas estações de bombeamento com até duas bombas em partida direta de até 9A com tensão de comando de 220V. Possui três opções de tensão de operação 220V/380V/440V. Os controladores da marca Flygt, modelos FGC323 (2 bombas) ou o FGC 313 (1 bomba), serão responsáveis pelo controle e a alternância da bomba, contagem de partidas, horas de operação e medição e indicação da corrente.
O painel possui sensor de nível Flygt LTU 401 para a medição contínua do nível no reservatório.
O painel APP 500 Plus pode ser utilizado em estações de bombeamento de médio porte que contam com duas bombas em partida direta de até 32A com tensão de comando de 220V. Possui três opções de tensão de operação 220V/380V/440V. Fabricado em caixa de aço, conta com grau de proteção IP-54.
O painel possui como sistema de automação o controlador APP521 da marca Flygt que é simples de manusear, sem necessidade de programação e têm como padrão, entre outros, os seguintes parâmetros configuráveis: níveis de partida e parada; alarme de limites de nível alto; valor máximo de corrente para a bomba. Além de ser responsável pela alternância das bombas, cálculo de vazão, contagem de partida e horas de operação. A medição contínua do nível no reservatório é feita por meio do sensor de nível Flygt LTU 401.
Outros lançamentos, dessa vez pela marca Leopold, foram as placas de meio filtrante I.M.S® 200 para substituir as placas porosas nas plantas de tratamento de água, e I.M.S® 1000 para substituir a camada suporte de pedregulhos no tratamento de efluentes. "Essas novas placas permitem às estações de tratamento de água e efluentes produzir com maior regularidade e qualidade, quando comparado aos sistemas tradicionais, sem contar o ganho de eficiência devido ao aumento da capacidade dos tanques de filtração, o que em muitos casos pode até evitar a construção de um novo tanque, dependendo da necessidade de aumento de produção pretendido pelo cliente. Isso tudo é decorrência da experiência e engenharia desenvolvida nos 85 anos de existência da Leopold, já muito conhecida no mercado pelos seus famosos blocos de fundo falso "originais" Leopold, que se tornou sinônimo desse tipo de produto no mercado brasileiro, tamanha sua qualidade e eficiência", destacou Lisboa.
De acordo com o gerente de marketing, todos os lançamentos previstos para 2012 foram apresentados na FENASAN. O objetivo, agora, é trabalhar na venda dos produtos. "Nós temos expectativa de um melhor resultado sobre o ano passado", contou.
Segundo ele, "no setor de transporte de água e esgoto, tanto público quanto privado, o mercado no primeiro semestre está cerca de 5% melhor que em 2011 e nosso resultado está acompanhando esse crescimento, já nossa participação no mercado de drenagem e locação, de bombas, na área de mineração e construção pesada, apresenta um crescimento de 15%, devido às grandes obras e eventos, como Belo Monte, Copa do Mundo e Olimpíadas, quanto ao setor de tratamento de água e esgoto, que dizem não estar crescendo o esperado, também houve uma melhora significativa para os negócios da Xylem, representando um crescimento de 25%, devido à conquista de novos clientes e projetos", afirmou Lisboa.
Para ele, essa melhora está ocorrendo por dois motivos, "primeiro porque o mercado de saneamento está crescendo. A consciência está aumentando cada vez mais, e isso tem atraído investimentos. Segundo porque a Xylem, acreditando no mercado brasileiro, tem investido forte nos últimos dois anos na ampliação de sua cobertura de mercado abrindo novas filiais, como a do Rio de Janeiro, e escritórios regionais".
A Xylem (pronuncia-se Záilem), que, em português, significa "xilema" (nome do tecido das plantas vasculares por onde circula a água), está presente em mais de 150 países. A empresa foi criada em 31 de outubro de 2011, após o desmembramento dos negócios da ITT Corporation. Com o slogan "Vamos cuidar da água", a Xylem é atualmente uma das maiores fornecedoras mundiais de tecnologia para água faturando U$$ 3.8 bilhões por ano. Em 2012, a Xylem foi nomeada para o Índice Mundial de Sustentabilidade da Dow Jones pelo avanço de práticas e soluções empresariais.