Editorial

O título do editorial desta edição faz menção ao filme italiano no qual um pai procura evitar que seu filho sofra com os horrores da guerra. De forma análoga, queremos lembrar a célebre frase atribuída a Albert Einstein: no meio de qualquer dificuldade en


A vida é bela, Brasil

O título do editorial desta edição faz menção ao filme italiano no qual um pai procura evitar que seu filho sofra com os horrores da guerra. De forma análoga, queremos lembrar a célebre frase atribuída a Albert Einstein: no meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade. Ao invés de falar em épocas difíceis, vamos refletir sobre realizações. Em 2012, a Fenasan completa 23 anos de existência. Um marco que certamente venceu dificuldades, a desconfiança inicial das empresas acerca do sucesso do empreendimento, a luta por verbas, exigências logísticas, legais, e o esforço cotidiano para garantir as próximas edições.
Mas a Fenasan seguiu seu curso e na esteira do atual desenvolvimento do país, dobrou de tamanho nos últimos dois anos. Dos 8.828 m² em 2010, a feira ocupará 17.042 m² em 2012. Sem dúvida, esses 23 anos demonstram que o mercado de saneamento tem muito a mostrar – e a crescer – em todo o Brasil. E nós da revista TAE iremos acompanhar a Fenasan para trazer aos nossos leitores na próxima edição, as novidades em produtos e serviços de expositores do Brasil e do exterior.
Se a Rio+20 não trouxe os avanços esperados, tem como positivo o fato de ter mostrado que ainda há muito a fazer tanto em solo nacional quanto em outros países. E o Brasil segue em frente buscando formas de garantir o desenvolvimento necessário ao crescimento que todos almejamos, ao mesmo tempo em que procura se desvencilhar dos percalços da economia internacional. Para isso, o governo federal anunciou em junho a liberação de R$ 20 bilhões para investimentos em infraestrutura nos estados, o que certamente irá impulsionar novas obras em saneamento – e também ampliou as medidas de incentivo para a indústria de maneira geral, com novas linhas de crédito e redução de juros.
Ou seja: enxergar dificuldades, é enxergar o óbvio. Mas dependendo do ângulo em que olhamos, é possível enxergar as oportunidades que estão por aí, para quem quiser aproveitar.
Em nossa matéria de capa, trazemos as novidades que a FENASAN 2012 traz para o setor de tratamento de água e esgoto. Você ainda confere: Depois da RIO+20... que futuro queremos mesmo? A beleza do tratamento da água: a terceira e última parte do nosso especial; Saneamento, sem esquecer o básico; A eficiência das membranas de ultrafiltração; Tratamento de água: uma solução para o desperdício; RIO+20, A água que queremos; O custo da água: Do esgosto às torneiras; Vantagens dos filtros tipo prensa e muito mais.

Continue prestigiando nossa revista e boa leitura!

Rogéria Sene Cortez Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alice Maria de Melo Ribeiro; Arno Rothbarth; Carlos Thomsem Junior; Douglas Moraes; Eric Rothberg; Fábio Campos; Geraldo Reple Sobrinho; Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa; Hercules Guilardi; Jeffrey John Hanson; João Carlos Mucciacito; José Carlos Cunha Petrus; José Luis Tejon Megido; Lucas Cortez Moura; Luciano Peske Ceron; Marco Antônio Simon; Nelson Roberto Cancellara; Patrick Galvin; Paul Gaston; Paulo Roberto Antunes; Ricardo Saad; Santiago Valverde; Tarcia Davoglio; Tarcísio Costa; Valdir Montagnoli.

Colaboraram nesta edição:
Estela Battilana, André Levi Gesso do Amaral (Festo Brasil); Edgard Luiz Cortez (Iteb); André Luis Moura (Laffi Filtration); Juliana Borges Torres (Nusi); Paulo Lisboa (Xylem); Sérgio Moreira Monteiro, Vinicius Stoco Patricio (Parker); Eng. Edison Ricco Júnior e Flávia Gil (Apexfil); Gilberto Albertini, Maria Candida Stecca D’Angieri e Luis Guilherme Pozzani da Rocha (MANN+HUMMEL Fluid Brasil); Cledson Burlin (Millipore); Dr. Luciano Peske Ceron (Renner); Dr. Hans Huber, Georg Huber, Marco Aurelio Silva e José Corrêa (Huber Technology); Marcel Diniz (Hemfibra); Giovani Toledo (Mizumo); Joelcio Saturnino (Veolia Water Solutions & Technologies); Alexandre Magno (GE Power & Water); Edson Giriboni (Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo); Ricardo Freire (Ecopolo); Josué Castro Campos (Honda); Marcus Vallero (GE); Jefferson Texeira (Beraca); Nilson R. Queiroz (Tecitec); J. Alberto A. Rodriguez (Bomax do Brasil) e Dra. Tárcia Rita Davoglio.

 

Publicidade