Editorial
Por Tae
Edição Nº 11 - fevereiro/março de 2013 - Ano 2
A nossa primeira edição de 2013 chega carregada de otimismo.
Avante, Brasil
A nossa primeira edição de 2013 chega carregada de otimismo. Não somente pela empolgação comum a um novo ano, mas também pelos sinais de que o ano poderá ser, verdadeiramente, melhor do que o anterior.
E não estamos sozinhos. Segundo pesquisa divulgada em janeiro, o Brasil é a terceira nação mais otimista em relação à economia para o ano em curso. Os resultados são da pesquisa Barômetro Global de Otimismo, realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), que abrangeu 54 países e 55.817 entrevistados. Segundo os números, 57% dos brasileiros acreditam que este ano será de prosperidade econômica. O índice de otimismo é 60% superior à média global de 35%, atrás apenas da Geórgia (69%) e do Azerbaijão (58%).
Por região, a América Latina é a mais otimista com a economia (49%), seguida da África e sul da Ásia (47% cada). Os menos otimistas são os países do oeste (6%) e do leste (17%) da Europa.
O setor de saneamento deve ganhar novo estímulo com o anúncio em dezembro pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que os investimentos em barragens, adutoras e outras obras de infraestrutura para enfrentamento de secas extremas e outros fenômenos climáticos podem ultrapassar os R$ 5 bilhões, considerando apenas os recursos do Ministério. Vamos acompanhar para ver se essa projeção se concretiza e venha a contribuir para o fortalecimento efetivo do nosso mercado.
Nesta edição, abordamos as estações de tratamento de água convencional; o funcionamento e aplicações dos floculadores; a atuação e recomendação a cerca das bombas dosadoras; o uso da zeólita e o emprego em tratamento de água; uma análise sobre o uso da água doce no mundo e no Brasil; a importância do trabalho intelectual e pesquisa para as empresas; gerenciamento de risco; a relevância do planejamento estratégico para o direcionamento das ações empresariais; e muito mais.
Boa leitura e bons negócios!