Editorial

A nossa primeira edição de 2013 chega carregada de otimismo.


Avante, Brasil

A nossa primeira edição de 2013 chega carregada de otimismo. Não somente pela empolgação comum a um novo ano, mas também pelos sinais de que o ano poderá ser, verdadeiramente, melhor do que o anterior.
E não estamos sozinhos. Segundo pesquisa divulgada em janeiro, o Brasil é a terceira nação mais otimista em relação à economia para o ano em curso. Os resultados são da pesquisa Barômetro Global de Otimismo, realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), que abrangeu 54 países e 55.817 entrevistados. Segundo os números, 57% dos brasileiros acreditam que este ano será de prosperidade econômica. O índice de otimismo é 60% superior à média global de 35%, atrás apenas da Geórgia (69%) e do Azerbaijão (58%).
Por região, a América Latina é a mais otimista com a economia (49%), seguida da África e sul da Ásia (47% cada). Os menos otimistas são os países do oeste (6%) e do leste (17%) da Europa.
O setor de saneamento deve ganhar novo estímulo com o anúncio em dezembro pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que os investimentos em barragens, adutoras e outras obras de infraestrutura para enfrentamento de secas extremas e outros fenômenos climáticos podem ultrapassar os R$ 5 bilhões, considerando apenas os recursos do Ministério. Vamos acompanhar para ver se essa projeção se concretiza e venha a contribuir para o fortalecimento efetivo do nosso mercado.
Nesta edição, abordamos as estações de tratamento de água convencional; o funcionamento e aplicações dos floculadores; a atuação e recomendação a cerca das bombas dosadoras; o uso da zeólita e o emprego em tratamento de água; uma análise sobre o uso da água doce no mundo e no Brasil; a importância do trabalho intelectual e pesquisa para as empresas; gerenciamento de risco; a relevância do planejamento estratégico para o direcionamento das ações empresariais; e muito mais.

Boa leitura e bons negócios!

Rogéria Sene Cortez Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alice Maria de Melo Ribeiro; Arno Rothbarth; Douglas Moraes; Eric Rothberg; Fábio Campos; Geraldo Reple Sobrinho; Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa; Hercules Guilardi; Jeffrey John Hanson; João Carlos Mucciacito; José Carlos Cunha Petrus; José Luis Tejon Megido; Lucas Cortez Moura; Luciano Peske Ceron; Marco Antônio Simon; Nelson Roberto Cancellara; Patrick Galvin; Paul Gaston; Paulo Roberto Antunes; Ricardo Saad; Santiago Valverde; Tarcia Davoglio; Tarcísio Costa; Valdir Montagnoli.

Colaboraram nesta edição:
Edgard Luiz Cortez (Iteb); Sérgio Moreira Monteiro, Vinicius Stoco Patricio (Parker); Eduardo Bertella (Kanaflex); Eng. Edison Ricco Júnior e Flávia Gil (Apexfil); Gilberto Albertini e Maria Candida Stecca D’Angieri (MANN+HUMMEL Fluid Brasil); Marco Antonio (H2Life); Amin Kaissar El Khoury (Etatron); André Luis Moura (Laffi Filtration); Alessandra Cavalcanti e Bruno Dinamarco (B&F Dias); Valmir Aparecido Duarte (Aflon); Heloisa Bomfim (Dalkia Brasil); Barbara Martinez (CAS Tecnologia); Jean Folgosi (USP); Alberto Abrikian (Ecosan); Karina Vasquez Soares (Centroprojekt do Brasil); Tales Gryga e Marcel Sandoval (Degremont); Felipe Bottini e Silneiton Favero (Green Domus); Gustavo Rosendo dos Santos (ProMinent Brasil); (Exatta); (Bomax); Rubem Cavalcanti (Celta Brasil); Dr. Luciano Peske Ceron (Renner); Dr. José Roberto Guimarães (FEC-UNICAMP); Ricardo Martins (CIESP); Ricardo da Silva Garcia e Dra. Tárcia Rita Davoglio.

Publicidade