Editorial
Por Tae
Edição Nº 10 - dezembro de 2012/janeiro de 2013 - Ano 2
Não é de hoje que o mercado de saneamento no Brasil busca imprimir mais atitude ao setor, o que passou a estar mais próximo da realidade nos últimos anos.
2013 com mais vigor
Não é de hoje que o mercado de saneamento no Brasil busca imprimir mais atitude ao setor, o que passou a estar mais próximo da realidade nos últimos anos. Se os investimentos e ações governamentais ainda não chegaram ao patamar esperado pelo mercado, certamente têm ocorrido em ritmo mais acelerado do que no passado.
E novas oportunidades estão surgindo com potencial para impulsionar esse processo, conforme aponta nossa matéria de capa, que traz um retrospecto de 2012 e as perspectivas para os próximos anos, que podem ser promissores em função da proximidade da Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e a necessidade de infraestrutura não só para esses eventos, mas também para possibilitar a instalação de novas fábricas no país, maiores ganhos na agricultura e, principalmente, para garantir água potável e condições de saneamento adequadas à população frente ao crescimento demográfico e as novas demandas.
Segundo os especialistas e profissionais do setor consultados pela revista TAE, esse novo impulso pode chegar já a partir de 2013 conforme a disposição do governo em direcionar o foco do desenvolvimento para o saneamento, onde há diversos projetos em vias de tornarem-se realidade.
Nas matérias dessa edição, você ainda confere a versatilidade das bombas submersas; as novidades em tratamento de resíduos apresentadas na XIV FIMAI; a importância dos biocombustíveis na redução das emissões e o impacto na política ambiental; sistemas utilizados na desinfecção da água; a situação das empresas frente à crescente ameaça de escassez de água; um alerta sobre a possibilidade de que, a partir de 2030, a demanda por água seja superior à oferta; e muito mais.
Registramos aqui os nossos votos de que 2013 possa realmente trazer um novo impulso não só ao mercado industrial, mas também a todos os nossos leitores na realização de seus desejos e expectativas, com muita paz, saúde e harmonia.
Boa leitura e boas festas!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora