Novidades

Confira as novidades no Mercado de Tratamento de Água e Efluentes


Unidade Móvel Experimental em Reúso de Água da Petrobras conta com dois ozonizadores da Wedeco

A Divisão Water & Wastewater da ITT, detentora das marcas Flygt, Sanitaire, Leopold e Wedeco, vendeu para a empresa EP Engenharia de Processo duas unidades de Ozonizadores Wedeco para a Unidade Móvel Experimental em Reúso de Água da Petrobras.
A EP Engenharia de Processo é responsável pela montagem da estação móvel da Petrobras com investimento de cerca de R$ 10 milhões, que tem por objetivo subsidiar iniciativas que visem a implantação de reúso de água em suas unidades. A unidade móvel poderá testar até 90 soluções tecnológicas para o tratamento e reúso de água, como processos para a remoção de sólidos, remoção de carga orgânica, desmineralização e polimento, simulando as condições operacionais específicas para as diferentes características de águas e efluentes.
A partir dos testes in loco, a Companhia poderá indicar a melhor alternativa de reúso de água para cada unidade, sob o ponto de vista técnico e econômico. Com isso, será possível projetar as instalações industriais, reduzindo o tempo e o custo dos testes em pilotos. Os primeiros testes da Estação Móvel estão sendo realizados na Refinaria Gabriel Passos, em Betim (MG). O domínio do conhecimento em reúso de água será um importante trunfo para a sustentabilidade dos negócios da companhia.
"A Petrobras é inegavelmente uma empresa referência para o mercado brasileiro, e como ela faz muitas pesquisas, é uma grande satisfação para qualquer fornecedor ter um equipamento instalado com eles. É o reconhecimento da grande exigência em qualidade e tecnologia", comemora Fabiana Bonvini, Coordenadora de Desenvolvimento de Negócios da ITT.

 


 

Siemens lança carvões ativados para tratamento de águas superficiais

NovidadesTecnologia Siemens de água apresenta o AquaCarb CX Series de casca de coco baseado em carvão ativado, além de uma linha de produtos da empresa Westates de carbono para o mercado norte-americano. O produto pode ser considerado como uma nova alternativa ao carvão com base de carvão ativado para tratamento de superfície de água, onde gosto e odor, remoção de desinfecção subproduto (DBP), ou DBP remoção precursor, e carbono orgânico total remoção (TOC) são obrigatórios. O produto também serve como uma escolha superior para aplicações de águas subterrâneas.
A Serie Carbonos AquaCarb CX tem a estrutura microporosa de coco de carbono baseado em combinação com a cinética mais rápida de carvão betuminoso baseado em carbonos, resultando em carbono orgânico volátil. Excelente capacidade de remoção, além de trabalhar bem em aplicações onde betuminosas à base de carvão carbonos têm sido a escolha preferida.
Estudos da Siemens têm mostrado que Series de carbono AquaCarb CX exibem uma maior capacidade de adsorção do que a base de carvão de carbono para diversas aplicações, com maior rendimento de avanço de carbono. O resultado é um menor custo de ciclo de vida para o cliente, e um menor custo para o cumprimento dos regulamentos DBP e gestão gosto e de odor.
Siemens é líder em tecnologia de adsorção de carbono através da linha Westates de carvões ativados e equipamentos. Assim, oferece uma ampla gama de serviços de suporte técnico e de campo, incluindo testes analíticos, remoção e instalação e passou a reativação de carbono e reciclagem, os quais ajudam a garantir que os sistemas de adsorção de continuar a operar com eficiência e o tempo de inatividade é minimizado. AquaCarb e Westates são marcas registradas da Siemens e / ou suas afiliadas em alguns países.

 


 

Uma iniciativa sustentável – Água na Jarra

Aqueles que já tiveram a oportunidade de viajar para o exterior, comprovam uma prática muito comum nos restaurantes europeus e americanos, a prática de servir uma jarra de água filtrada aos clientes, em substituição à água de garrafa.
Para o bem do planeta e da população, alguns restaurantes brasileiros já aderiram a esta iniciativa criada pela ONG Igtiba, uma organização sem fins lucrativos, que propõe a valorização da água tratada e o incentivo ao consumo da água filtrada em substituição ao consumo de água em garrafa.
Os restaurantes que participam da Iniciativa Água na Jarra se comprometem a utilizar aparelhos purificadores de água com qualidade reconhecida por selos nacionais (Inmetro) ou internacionais que atestem o bom funcionamento e eficácia do processo de filtragem. OutroNovidades ponto importante é seguir as instruções de manutenção do aparelho, de modo que o elemento filtrante seja trocado com a periodicidade recomendada pelo fabricante e ainda manter a caixa de água sempre limpa.
Com esta iniciativa, deixamos de gerar uma enorme quantidade de resíduos poluentes e vamos contribuir para a criação de um estilo de vida mais responsável e mais sustentável. Além disso, a ONG se propõe a medir a quantidade de garrafas que estão sendo "economizadas" através da iniciativa, que pode ser acompanhada diretamente no site da instituição. Para se ter uma ideia, segundo a instituição, cerca de 108 mil garrafas de água já foram economizadas até o fechamento desta edição.
A Iniciativa Água na Jarra tem o apoio formal da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e pode ser adotada em diversos segmentos, como empresas, hotéis e eventos. Consumidores em geral também podem aderir à iniciativa adotando a água tratada e filtrada servida em recipientes reutilizáveis como sua opção preferencial de consumo.
Gostou da proposta da Água na Jarra e quer adotar o consumo mais consciente? Ajude a divulgar a Iniciativa Água na Jarra em seus restaurantes favoritos, solicitando sempre água tratada e purificada. Vamos mudar nossa cultura e ajudarmos a termos um mundo melhor.
Saiba mais e participe: www.aguanajarra.com.br

 


 

Basf anuncia aquisição da Inge Water-technologies AG

• Passo importante na estratégia de crescimento da BASF para o negócio em Soluções de Água
• Aprovação incondicional por autoridades não confiantes
Em abril de 2011, foi anunciada a aquisição da base de ultrafiltração especialista em inge watertechnologies AG pela BASF com sucesso. As autoridades anti-trust aprovaram a operação incondicionalmente.
Através desta aquisição, a BASF teve ganhos em acesso ao mercado de tecnologia de ultrafiltração, um processo utilizado no tratamento de água potável, água de processo, águas residuais e água do mar com base em Multibore®, específica tecnologia de membrana.
Fazendo este movimento, a BASF pretende expandir sua posição no mercado atraente e de rápido crescimento de tratamento de água e a base tecnológica para sua plataforma de água. "Estamos satisfeitos por ter concluído a aquisição dentro do prazo programado e desejamos boas vindas aos nossos novos colegas de watertechnologies inge, a BASF", disse Dr.
Matthias Halusa, vice-presidente da Business Solutions da Água BASF. "Esta aquisição nos permitirá melhorar ainda mais nossa posição no setor de tratamento de água, oferecendo aos nossos clientes sistemas do pacote, incluindo produtos químicos e equipamentos de membrana."

Publicidade