Editorial
Por Tae
Edição Nº 2 - agosto/setembro de 2011 - Ano 1
A questão ambiental ganha força em todo o mundo e notam-se diversas ações que visam principalmente, garantir o uso dos recursos com qualidade e responsabilidade para as novas gerações.
Passo a passo
A questão ambiental ganha força em todo o mundo e notam-se diversas ações que visam principalmente, garantir o uso dos recursos com qualidade e responsabilidade para as novas gerações.
Ainda assim, há muito a ser feito nessa longa jornada. A conscientização em torno da questão ambiental é um fato que ganha destaque internacional e que precisa ser acompanhado por uma maior gama de ações efetivas em prol do meio ambiente. Em nossa matéria de capa, abordamos a lei que regulamenta o tratamento para a emissão de efluentes, o que num primeiro momento pode significar custo, mas que se reverte em benefícios ao longo do tempo, característica comum à ações dessa natureza. O fato é que precisamos caminhar passo a passo, mas não podemos deixar de andar à passos largos para transformamos a atual situação ambiental, onde todos somos agentes de mudança – governo, iniciativa privada, entidades ambientais e a população – e cada um deve desempenhar o seu papel para que o processo resulte com benefícios reais e mensuráveis. Na segunda edição da TAE, aproveitamos a oportunidade para agradecer a receptividade e os cumprimentos pela primeira edição. Seguiremos firmes com nossa nova proposta certos de que, passo a passo, também contribuímos para o intercâmbio de idéias e a melhoria do meio ambiente.
Além da nova lei de tratamento para a emissão de poluentes, trazemos nessa edição: Conferência virtual discute sobre o futuro da água; A dualidade das algas: eutrofização em águas e a depuração de efluentes; Shopping centers apostam em recursos hídricos sustentáveis; Da conscientização à prática: pequenos progressos, grandes desafios; Comparação entre o método colorimétrico e titulométrico na determinação da DQO; Viabilidade do uso da água de chuvas em escolas; Hospitais evitam desperdício e dão exemplos de sustentabilidade; Clarificação de xarope por flotação; Alga e efluentes do etanol e muito mais.
E boa leitura!