Conferência Virtual Discute Sobre O Futuro Da Água
Por Jeffrey J. Hanson
Edição Nº 2 - agosto/setembro de 2011 - Ano 1
Em 07 de junho, a organização “The future we create”, apoiada pela Dow Chemical, apresentou uma conferência virtual onde 60 renomados especialistas do mundo em água discutiram e colocaram seus pontos de vista sobre o futuro da água.
Em 07 de junho, a organização "The future we create", apoiada pela Dow Chemical, apresentou uma conferência virtual onde 60 renomados especialistas do mundo em água discutiram e colocaram seus pontos de vista sobre o futuro da água. Os especialistas enfatizaram a importância da água e como devemos tratar e preservar este bem tão precioso. Os comentários foram agrupados em quatro grandes abordagens.
Uma visão sistêmica
Os primeiros especialistas refletiram sobre como a água tem sempre visíveis impactos locais, mas para resolver os problemas de água, precisamos ter uma visão global. Deve haver um "valor global" associado à água que vai além apenas das necessidades e exigências locais. Não podemos ter uma mentalidade de considerar apenas as nossas necessidades locais para um recurso precioso, para o qual não temos alternativa quando ele acabar. A energia tem muitas formas diferentes de serem geradas, a água não. Tony Long, Diretor da WWF European Policy Office, resumiu a necessidade de uma visão de todo o sistema, identificando quatro considerações críticas. Precisamos entender que a mudança climática em todo o mundo, seja elas naturais ou provocadas pelo homem, tem um profundo impacto sobre nossos recursos hídricos e nos forçará a adaptar às mudanças. Temos que ter consciencia de nossas ações e atitudes e como essas afetam as necessidades de água da nossa sociedade. E então temos de considerar que o maior e mais crítico usuário da água é a própria natureza. Temos que encontrar o equilíbrio natural entre a utilização da água pela natureza e a sociedade, assim conseguiremos ser uma sociedade mundial sustentável.
Tendências
Os participantes destacam ainda algumas das principais tendências que podem impactar o futuro da água em grande escala. Muitas dessas tendências são em escala global e precisam ser reconhecidas e estudadas para que possamos nos adaptar a essas situações. O derretimento já previsto das geleiras afetará diretamente de onde provém a água. Com o desenvolvimento e a utilização de novas tecnologias de filtragem e tratamento de água, poderemos melhorar ainda mais o futuro da água potável.
Tecnologias, tais como osmose reversa, reatores biológicos anaeróbios de membrana, sistemas de tratamento natural com custos operacionais mais baixos, tratamentos químicos naturais e carvão biológico serão importantes saídas para preservação.