Integrando Pessoas E Tecnologias, Mann+Hummel Parte Para Conquistar As Américas
Por Marco Antonio Simon
Edição Nº 5 - fevereiro/março de 2012 - Ano 1
Empresa é a 42ª planta da multinacional alemã e fortalece atuação da Divisão de Águas
No dia 4 de janeiro de 2012, o Grupo MANN+HUMMEL anunciou ao mercado a aquisição da Fluid Brasil, empresa especialista em sistemas de tratamento de água e efluentes com cerca de 20 anos de atuação no país. A empresa é a 42ª planta do grupo em termos globais e a quarta no Brasil, sendo a única no território nacional com foco total em tratamento de água, segmento que tem recebido especial atenção do grupo nos últimos anos.
"Fluid Brasil nos permite expandir nossa expertise em sistemas e nos dá acesso ao mercado de água local. A empresa complementa o nosso portfólio muito bem", declarou Alfred Weber, CEO MANN+HUMMEL. "É um passo importante na expansão do nosso negócio de água no continente americano".
Localizada em Jundiaí, no interior de São Paulo, a companhia será a porta de operações nas Américas e foi adquirida em sua totalidade pela gigante com presença global e sede na Alemanha, que designou para comandar a operação Gilberto Albertini, que assumiu nas funções de CEO e Gerente Geral e detalhou em entrevista para a Revista TAE as diretrizes e objetivos do novo negócio.
Importância estratégica
"O Projeto Divisão de Águas nasceu na Alemanha entre 2007 e 2008 seguindo o planejamento estratégico da MANN+HUMMEL, que definiu como primeiro campo de atuação o mercado asiático para 2009/2010 e as Américas em 2011/2012", explica Albertini.
Em conformidade com o planejamento, a MANN+HUMMEL estabeleceu em 2009 a sede da Divisão de Águas em Cingapura, pela posição de grande centro da atualidade no desenvolvimento de membranas. No ano seguinte, adquiriu a empresa Ultra-Flo também em Cingapura, que passou a funcionar como matriz da Divisão, garantindo forte participação e know how do mercado asiático.
Com a fase inicial concluída, o próximo passo foi estabelecer a base da operação para as Américas, que resultou na aquisição da Fluid Brasil por sua atuação destacada em soluções de osmose reversa e ultrafiltração utilizadas no tratamento de água e efluentes, que geraram para a empresa o faturamento de cerca de 25 milhões de euros em 2011, conforme divulgado pela MANN+HUMMEL no anúncio oficial. Com a aquisição, a empresa passou a ser denominada MANN+HUMMEL Fluid Brasil.
"A companhia está muito bem posicionada no Brasil e capacitada para atuar em todos os grandes segmentos que possuem sistemas de filtragem de microfiltração, ultrafiltração e osmose reversa, com 600 projetos de sucesso já entregues no país e também na América do Sul", explica Albertini. "Principalmente nos últimos dez anos, desenvolveu um forte trabalho em setores como o sucroalcoleiro, bebidas e alimentos, papel e celulose, têxtil, químico, farmacêutico e petroquímico, fatores que atraíram a MANN+HUMMEL no processo de aquisição e expansão".
Com o fortalecimento da Divisão de Águas, Gilberto ressalta a ampliação do portfólio de produtos da corporação em termos globais. "O segmento complementa a atuação em todos as áreas de filtragem, sendo que a MANN+HUMMEL já possui forte presença e está muito bem posicionada nas áreas automotiva, industrial e de equipamentos em todos os continentes".
|
---|
Suporte tecnológico
A Divisão de Águas cresce em ritmo acelerado principalmente em função da estrutura de suporte em nível internacional. "Para atuar em novos mercados há dois caminhos: crescer desenvolvendo tecnologias e produtos, ou crescer por aquisições. Nosso grupo tem buscado os dois ao mesmo tempo para intensificar esse novo mercado", diz Albertini.
Assim, as operações têm o apoio de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento – R&D Centers – especialmente focados no mercado de águas, que já trabalham em cooperação com a nova planta.
"O grande forte da MANN+HUMMEL é ser especialista em filtragem. Por isso, partindo de multiprocessos e equipamentos como papel e fibras sintéticas até as membranas, são todos processos de filtragem onde o grupo tem muita expertise. Para aprimorar esse aporte, definimos dois R&D Centers exclusivos ao mercado de água e que irão auxiliar a MANN+HUMMEL Fluid Brasil a expandir sua atuação nas Américas", explica Albertini. "Um fica na Alemanha, específico para a filtragem, reúso e tratamento de esgoto, visando principalmente novas tecnologias e materiais; e outro em Cingapura, focado em membranas e processos de aplicação".
Mesmo com o pouco tempo da aquisição, o trabalho de intercâmbio de tecnologia já foi iniciado, com reuniões entre engenheiros das plantas tanto no Brasil quanto no exterior, e o começo da padronização dos processos e documentação para o sistema utilizado em todas as plantas do grupo.
Em complemento à operação, também foi transferida para Jundiaí a equipe que atuava na planta de Indaiatuba na Divisão Água e Hydromation, em produtos que passaram a agregar ao portfólio da MANN+HUMMEL Fluid Brasil, como filtros a vácuo, pressão, aluvião e, principalmente, os filtros cascas de nozes, largamente aplicados no reúso de água e no setor petroquímico.
Valorização dos colaboradores
Um dos aspectos que chama a atenção no processo de aquisição, é a postura de integração adotada pela matriz. Ao contrário de grande parte das operações dessa natureza, a MANN+HUMMEL dedicou especial atenção aos colaboradores e manteve todos os trabalhos em andamento, sem interrupções.
"Temos uma preocupação em valorizar e manter os colaboradores, integrar as operações e formar uma nova equipe. Analisamos a cultura da organização, a forma de trabalho e agregamos à política da família MANN+HUMMEL, o que traz tranquilidade e segurança para a operação", ressalta Albertini.
"É uma organização que preza muito pelos colaboradores e auxilia no desenvolvimento de todos. E esse processo da Divisão de Água deverá gerar mais oportunidades não só para o Brasil, mas também nas Américas", complementa o executivo, ele próprio um exemplo dessa política por ter sido contratado em 1993 como estagiário de Engenharia e ter galgado posições até assumir a operação em questão. "Todos os colaboradores são parceiros e trabalham com foco e objetivos globalmente. Tive a felicidade de participar do processo de desenvolvimento da Divisão de Água e receber a indicação. É uma das muitas provas de que as oportunidades no grupo aparecem".
|
---|
Futuro promissor
Albertini é otimista em relação ao futuro. "É um segmento que o grupo quer desenvolver, investir e crescer. Hoje a MANN+HUMMEL é reconhecida mundialmente em tecnologias de filtragem e no segmento de água, queremos também buscar uma posição de liderança", destaca. "Especialmente no
Brasil e nas Américas, o mercado de tratamento de água é muito vasto e apresenta grandes oportunidades. Pelo profissionalismo da MANN+HUMMEL Fluid Brasil, a qualidade dos projetos que foram realizados até hoje, o conhecimento e competência das pessoas aqui dentro, o suporte dos R&D Centers e a expertise em filtragem, queremos participar fortemente desse desenvolvimento tão necessário para a melhoria da qualidade de vida das pessoas".