Editorial
Por Tae
Edição Nº 5 - fevereiro/março de 2012 - Ano 1
Numa época em que o carnaval é o tema do momento, tal qual uma escola de samba, as empresas devem planejar seus enredos, ensaiar a coreografia e acertar o passo para alcançar sucesso neste ano, que promete boas recompensas para aquelas que focarem em plan
2012 em ritmo forte
Numa época em que o carnaval é o tema do momento, tal qual uma escola de samba, as empresas devem planejar seus enredos, ensaiar a coreografia e acertar o passo para alcançar sucesso neste ano, que promete boas recompensas para aquelas que focarem em planejamento estratégico.
Afinal, ao contrário da crendice popular de que o país só começa a funcionar depois do carnaval, os cuidados no setor de tratamento de água devem ser ininterruptos e constantes, ainda mais no início do ano, período em que as altas temperaturas aumentam o consumo e as possibilidades de contaminação.
Há grande evolução no mercado tanto no Brasil quanto no exterior, com o setor em franco crescimento. Por isso, os movimentos devem ser bem estudados para aproveitar o momento e estabelecer bases para manter o ritmo forte também no futuro.
Nossa matéria de capa é um bom exemplo desse tema: com base no planejamento estratégico, a Mann+Hummel se movimenta para ganhar mercado e depois de uma bem-sucedida entrada no mercado asiático, adquiriu recentemente a Fluid Brasil visando as Américas, o que certamente demonstra o poder de atração e o potencial do mercado.
A legislação do setor também passa por alterações. Assim, trazemos uma análise da resolução CONAMA 430/2011 para efluentes e a nova Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde, que regulamenta procedimentos e os padrões de potabilidade da água. Ainda abordamos sistemas biológicos para tratamento de efluentes; o papel das bombas no tratamento da água; aplicações da respirometria; técnicas de abrandamento; biorremediação; novidades em produtos no Brasil e no exterior.
Siga conosco e que sua apoteose seja vitoriosa! Boa leitura!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora