Editorial
Por Tae
Edição Nº 26 - agosto/setembro de 2015 - Ano 5
A Organização Mundial da Saúde e a UNICEF divulgaram no final de junho, a atualização das metas de desenvolvimento do milênio referentes ao saneamento e fornecimento de água potável em escala global
Questão mundial
A Organização Mundial da Saúde e a UNICEF divulgaram no final de junho, a atualização das metas de desenvolvimento do milênio referentes ao saneamento e fornecimento de água potável em escala global.
O documento aponta que os últimos 25 anos apresentaram progressos, com a meta de fornecimento de água potável tendo sido atingida em 2010, mas que ainda 663 milhões de pessoas carecem de água de qualidade. No saneamento, a situação é mais crítica: a meta não foi cumprida e 2,4 bilhões – praticamente uma em cada três pessoas – ainda não têm acesso a condições adequadas de saneamento. O relatório completo pode ser acessado no site da UNICEF: http://www.unicef.org/publications/index_82419.html#.
A realidade mostra em plena era do desenvolvimento tecnológico, que o mundo ainda precisa gerar recursos e condições para garantir condições essenciais de sobrevivência para grande parte da população, principalmente em regiões menos favorecidas – inclusive no Brasil.
Trazemos como matéria de capa os sistemas de aeração e benefícios do processo, um dos mais importantes no tratamento de efluentes. E nas matérias dessa edição, as novidades e evolução da FENASAN, reconhecida entre os mais importantes do mercado de saneamento na América Latina; sistemas de automação como solução no tratamento de água; poluentes emergentes e os riscos à saúde e ao meio ambiente; a necessidade do Brasil avançar em relação à água de reúso; os 25 anos da B&F Dias; a evolução dos filtros biológicos; o biogás, como fonte de energia verde do futuro; e muito mais.
Boa leitura!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora