Fenasan Aponta Caminhos E Soluções Para O Setor
Por Suzana Sakai
Edição Nº 26 - agosto/setembro de 2015 - Ano 5
Feira é reconhecida como uma das mais importantes do mercado de saneamento
As tecnologias voltadas para os recursos hídricos nunca estiveram em tamanha evidência. Com a crise da água que acomete o país, em especial, o Estado de São Paulo, as soluções para o tratamento, reúso e melhor aproveitamento da água ganham destaque e caráter de urgência. Diante desse cenário, a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) promoveu a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente - Fenasan 2015, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de agosto, no Pavilhão Vermelho Expo Center Norte, em São Paulo, e apresentou as maiores inovações tecnológicas desse setor.
Promovida há 26 anos consecutivos, a Fenasan é consolidada e reconhecida como uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior. O evento acontece em caráter simultâneo com o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, sendo considerado como o maior do gênero na América Latina. Para o representante da Go Associados, Ricardo Mellao, a feira é extremamente importante para o aperfeiçoamento do setor. "Participamos da Fenasan porque acreditamos que a melhor forma de contribuir para o aprimoramento de um segmento é reunindo as melhores mentes, do país e do mundo, que pensam e trabalham, somando esforços para alcançarem as soluções necessárias", afirmou. Já Alessandra Cavalcante, representante da B&F Dias, destacou que o evento é uma excelente oportunidade para expor os produtos da marca e conhecer as necessidades do mercado. "A Fenasan é reconhecida hoje como uma das mais importantes feiras do segmento de saneamento no país e no exterior, e possui um público único e muito qualificado, no qual encontramos ótimas oportunidades para demostrar nossos produtos, conhecer novas tecnologias e sentir as necessidades do mercado, ou seja, é de extrema importância para a empresa participar deste evento para ficar por dentro do que está acontecendo no setor", comentou. O diretor da Mizumo, Hélcio da Silveira, ressalta as possibilidades de networking proporcionadas pela feira. "É um evento referência para o setor e muito bem consolidado, pois a cada ano o nível técnico das empresas e do público em geral aumenta. Para nós, é uma oportunidade de estreitar o relacionamento com a Sabesp e outros players deste mercado, analisar as tendências e apresentar projetos de engenharia exclusivos, que podem trazer como opção a reutilização do efluente para fins não nobres e os serviços de pós-venda", contou.
Destaques
A Fenasan tem como principal objetivo difundir as inovações tecnológicas e todas as ações relevantes do saneamento ambiental, um dos setores mais importantes para o funcionamento da infraestrutura do país. Durante todo o evento, as melhores empresas do mercado apresentam seus produtos e soluções para os visitantes. A Go Associados atua no desenvolvimento de projetos de PPPs, que envolvem novas tecnologias como água de reúso, redução de perdas físicas e comerciais de água e projeções do setor. De acordo com Ricardo Mellao, a empresa encontrou na feira uma ótima oportunidade de divulgar esses projetos. "Nosso objetivo é compartilhar tudo isso com o público. Nosso grande diferencial é a nossa equipe participante multidisciplinar, com profissionais especializados de diversas áreas como economia, direito, engenharia, meio ambiente, comércio exterior entre outros. Isso permite analisar um projeto sempre por diversos pontos de vista", afirmou.
A Aerzen lançou o seu produto "Made in Brasil" em 2013, e desde lá o mesmo já está em operação nas mais diversas áreas de aplicação. "Agora expandimos o nosso portfolio para atender também o pequeno usuário através dos tamanhos para 3m³/min e 4m³/min. A máquina está mais leve e robusta, e o que é importante: continua sem material absortivo na descarga e todo o conjunto na qualidade e padrão Aerzen", afirma Rainer Siegert, diretor da empresa.
A Mizumo, empresa referência em soluções para tratar o esgoto sanitário, apresenta no evento o Sistema Integrado Mizumo (S.I.M.), estrutura de engenharia diferenciada, que integra as especificidades do empreendimento com as expectativas atuais e futuras dos clientes. A empresa realiza a gestão completa do projeto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), abrangendo a complexidade que o envolve - da concepção e dimensionamento à execução da solução dedicada, com possibilidade de reúso do efluente para fins não potáveis.
Já a GEA leva para o evento um novo modelo de lamelas de decantação, o TUBEdek FS41.62. "Com o nosso quinto modelo de lamelas de decantação da linha TUBEdek, o problema dos espaçamentos de 64 mm entre placas agora tem solução, tanto para águas de média e alta carga de sólidos, como para efluentes parcialmente concentrados", explicou o engenheiro André Gomes. A GEA também apresentou na feira a sua linha de enchimentos estruturados BIOdek para todo o tipo de filtros biológicos, visando à oxidação de carbono e a remoção biológica de nutrientes (RBN) de águas residuais domésticas e industriais, e os diversos modelos de fluxo cruzado (cross-flow). "São componentes que têm sido muito procurados para soluções de reúso de efluentes, atualmente já se encontram em operação em diversas estações de tratamento de efluentes municipais por todo o Brasil", comentou Gomes.
A Etatron demonstra na Fenasan toda sua linha de bombas dosadoras eletromagnéticas e controladores. A novidade fica por conta da nova Série eONE, de alimentação bivolt e com controle automático da pressão de trabalho. "Com regulagem manual ou proporcional 4-20 mA ou pulso, vem equipada com cabeçote em PVDF, válvulas esfera de alta precisão, baixo consumo de energia é ideal para a aplicação de cloro e flúor na água. A alta taxa de pulsação (até 300 pulsos por minuto) com volume reduzido por injeção, praticamente elimina a necessidade da regulagem manual do curso do pistão, que encarece os equipamentos. Os instrumentos controladores de pH, Rx e Cloro (com células amperométricas) eControl e eSELECT também foram apresentados ao público", contou o representante da empresa Amin Khoury. As tradicionais linhas DLX e BT e as bombas dosadoras motorizadas da Etatron, também foram expostas para o público que já consagrou o sucesso desses modelos nas aplicações de dosagem de produtos químicos no tratamento de água e efluente.
A Kubota trouxe ao evento os módulos de filtração MBR (Membrane Bio Reactor) com as membranas de placas planas. "Estas membranas caracterizam-se pela sua simplicidade na instalação, robustez e consequentemente uma grande durabilidade em relação a outras tecnologias similares", explicou o representante da empresa Daniel Paiva Pavan. Já a B&F Dias apresentou na Fenasan toda sua linha de produtos: sistemas de aeração por ar difuso, comportas em aço inoxidável, anéis de enchimento plásticos (carriers), decanters (removedor flutuante de clarificado) e Cleartec® (mídia têxtil) para aplicação em estações de tratamento de efluentes para indústrias e companhias de água e saneamento.
A GE Water também apostou na apresentação de soluções ligadas a filtração, mostrando a eficácia do modelo LEAPmbr. "O LEAPmbr é um avanço dos produtos que utilizam a membrana referência de mercado ZeeWeed 500D, que incorpora modificações no sistema de aeração, reduzindo o consumo de energia em 30% em relação a geração anterior (sopradores de membrana menores), aumentando a produtividade em 15% (maior área superficial das membranas) e com importantes reduções do custo de investimento (redução do tamanho do tanque de membrana e simplificação das instalações)", destacou o engenheiro de processos da empresa, Marcus Vallero.
Os sistemas de ultrafiltração através de membranas de água e esgoto (MBR) são os destaques do estande da Xylem. "Estes sistemas enquadram-se de maneira perfeita nas necessidades atuais, pois podem ser implementados mais rapidamente que os sistemas tradicionais e produzir água ou tratar esgoto com níveis de qualidade altíssimos, chegando a filtrar bactérias e vírus. Por esta razão, no caso de utilização deste sistema para tratamento de esgoto, a água passa a ter condições de reúso", comentou o diretor da Xylem, Mario Ramacciotti.
A Kanaflex apresentou o que há de mais moderno em tubos de PEAD. Um dos produtos de destaque apresentado pela empresa no evento é o Kanaliso, um tubo liso fabricado em PEAD, flexível, disponível nos diâmetros de 20 a 1200 mm. "Esse tubo representa um avanço tecnológico muito grande na aplicação nas redes adutoras e de distribuição de água, pois é prático, tem baixa rugosidade na parede interna, elevada resistência à abrasão, compressão diametral e impacto. Reduz as perdas de água tratada, o tempo de vala aberta e o índice de quebra na instalação e transporte. Ele é utilizado em redes de abastecimento de água, travessias e emissários subaquáticos de esgotos e efluentes, mineração, dragagem, transporte de sólidos, transporte de álcool e vinhoto, e instalações industriais", explicou o gerente de marketing da empresa, Eduardo Batella.
|
Crise da água
Diante dos problemas hídricos que afetam grande parte do país, em especial o Estado de São Paulo, a Fenasan definiu como tema central: "A crise da água e suas consequências no século XXI", com o intuito de discutir soluções e caminhos para esse grande desafio da atualidade. Cientes da importância desse tema, os expositores da Fenasan apresentam diversas soluções para a crise hídrica.
A GE Water apresentou produtos voltados para projetos a curto e longo prazo, oferecendo soluções imediatas e também soluções estruturantes. O engenheiro de processos da empresa, Marcus Vallero, explica que a GE Water possui produtos que auxiliam na geração de água potável ou industrial para atender projetos a curto prazo, que visam ao fornecimento de água em regiões onde o recurso é escasso. "Contamos com uma ampla frota de plantas móveis com grande espectro de tecnologias para gerar água potável e/ou água industrial a partir de fontes de qualidade desafiadora. Os containers da GE são equipados com membranas de ultrafiltração ou membranas de osmose reversa, que podem ser selecionadas e aplicadas em função da qualidade da água do manancial em questão. Mesmo águas muito desafiadoras, como as da represa Billings, é possível gerar água de altíssima qualidade em curto prazo de tempo com a mobilização e instalação de nossos contêineres de tratamento", explicou Vallero. Para os projetos estruturantes, a GE Water conta com um vasto portfólio de soluções para a geração de água potável e água de reúso. "A GE Water é líder global na aplicação da tecnologia MBR e sua associação com tecnologias de polimento. É de entendimento da empresa que o tratamento avançado dos esgotos para a geração de água para a recarga de mananciais (reúso potável indireto), já aplicada em vários países como Cingapura, Estados Unidos e Namíbia, é uma das ferramentas disponíveis pela Sabesp e pelo Estado para enfrentar a escassez hídrica. São projetos de longa maturação, mas que sem dúvidas trazem muita resiliência hídrica a grandes metrópoles a custos competitivos, dado que os custos de trazer água de cada vez mais longe são muito altos", comentou o engenheiro de processos.
Outra empresa que apresenta soluções para projetos estruturantes é a Kubota. De acordo com o representante da empresa, Daniel Paiva Pavan, a organização da feira escolheu um tema pertinente ao momento.
"O tema da feira está completamente alinhado com as necessidades da sociedade atual em São Paulo. Neste sentido, os equipamentos da Kubota proporcionam ótima qualidade do efluente tratado, permitindo o reúso do efluente em uma série de aplicações diferentes", afirmou Pavan.
De acordo com a B&F Dias, o tema da feira é apropriado e a indústria deve investir em soluções imediatas para a escassez hídrica. "O tema é muito pertinente à realidade que estamos vivenciando, e tem uma importância muito grande. Nós fornecemos produtos para tratamento de efluentes, que podem em conjunto com outros sistemas, fornecer água para reúso que podem ser utilizadas para fins não potáveis", comenta Alessandra.
O diretor da Xylem, Mario Ramacciotti, destaca que o tema é de importância vital para enfrentar os desafios hídricos atuais. "Acreditamos que temas como reúso, dessalinização, diminuição das perdas e retrofits são de grande importância para mitigar os problemas atuais", afirmou. Além das soluções apresentadas em seu estande, a Xylem também mostrou seus produtos no evento com uma apresentação técnica sobre uma estação de tratamento de água, que utiliza membranas de alta filtração, desenvolvidas pela empresa para a Sabesp. "Trata-se da primeira planta no Brasil a ter água potável com a tecnologia de membranas de alta filtração", ressaltou Ramacciotti.
Já para Rainer da Aerzen "A crise da água não é somente uma preocupação do Governo, mas de toda a população. Entendemos que a Aerzen pode contribuir significativamente no tratamento de água pois somos especialistas no que tange o fornecimento de ar para a aeração" e complementa, "Além da crise da água no nosso Brasil também estamos mergulhados na crise de energia. É justamente nesse ponto onde a Aerzen se destaca dispondo de tecnologias adequadas, oferecendo a melhor relação custo/benefício quando o assunto é eficiência energética com o que chamamos performance³", finaliza.
|
Bons negócios
A Fenasan recebe em cada edição anual, aproximadamente 17 mil pessoas. O público do evento é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental. Com um público tão qualificado, a feira se apresenta como uma importante oportunidade para alavancar os negócios.
A GEA participa da Fenasan desde 2009 como integradora de soluções para o tratamento de água e efluentes. De acordo com o engenheiro e gerente de vendas da empresa, André Gomes, é perceptível o aumento da demanda após a participação no evento. "Nossa presença na Fenasan permite uma maior proximidade entre o cliente e os produtos, promovendo sua integração em diversos projetos e obras, o que gera novamente maior visibilidade e demanda", explicou.
Quem conhece bem o valor dessa feira para os negócios é a Kanaflex. A empresa participa da Fenasan desde 2002 e já conquistou três troféus de Inovação Tecnológica (2002, 2003 e 2011). Entretanto, o maior trunfo para a empresa é a grande procura da empresa após o término do evento. "O resultado mais evidente que esta feira nos traz é a frequente procura pós-evento do pessoal técnico para tirarmos dúvidas, fazermos instalações piloto, desenvolvermos algum produto ou acessório, concluir uma negociação, enfim, continuar o assunto iniciado durante a realização da feira" contou o gerente de marketing da empresa, Eduardo Batella.
Segundo Rainer da Aerzen a feira sempre é uma oportunidade para trazer o brilho nos olhos para o cliente com soluções robustas e de confiança. "No Brasil temos a consciência de que operamos a matriz de abastecimento de água no limite, como tantas outras, e neste cenário que enxergamos grandes oportunidades para as pequenas e grandes cidades como também no setor industrial onde dispomos da tecnologia adequada para atender a demanda específica do usuário final quando o problema é aeração" e complementa, "Acreditamos que no Brasil teremos um franco desenvolvimento neste setor e estamos prontos para servir este mercado. Agora maior para lhe servir melhor!", finaliza Rainer.
A Go Associados participa do evento há apenas três anos, mas já pode perceber o diferencial da feira para os negócios da empresa. "Desde que nos apresentamos lá pela primeira vez tivemos um retorno bastante significativo em termos de contatos, projetos e conhecimento", comentou Ricardo Mellao.
A B&F Dias sabe bem a importância da Fenasan para os negócios e o reconhecimento da empresa. A instituição participa da feira há 7 anos, sendo premiada cinco vezes pela organização do evento, em todas as categorias de premiação sendo: Sustentabilidade (2010 e 2013), Destaque (2011 e 2012), e Inovação Tecnológica (2014). "Para a empresa é uma honra receber estas premiações, pois reverencia as ações e atitudes que adota e pratica no seu dia a dia e demonstra a excelência e comprometimento que tem com seus clientes, colaboradores e fornecedores. Na feira encontramos um público único e muito qualificado, o que nos possibilita a demonstração de nossos produtos e a realização de contatos com potenciais clientes de todos os tipos e seguimentos como empresas públicas, privadas e também a realização de parcerias, destes contatos muitos se transformaram em propostas", afirmou Alessandra Cavalcante.
Contato das empresas:
Aerzen: www.aerzen.com.br
B&F Dias: www.bfdias.com.br
Etatron: www.etatron.com.br
GEA: www.geasr.geagroup.com
GE Water: www.gewater.com
Go Associados: www.goassociados.com.br
Kanaflex: www.kanaflex.com.br
Kubota: www.kubota-mbr.com
Mizumo: www.mizumo.com.br
Xylem: www.xyleminc.com