Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado
Por Vicente De Aquino
Edição Nº 16 - dezembro de 2013/janeiro de 2014 - Ano 3
Fundada em 1990 em um momento de crise no cenário político-econômico nacional e contando com a experiência e o espírito empreendedor de seus criadores, a B&F Dias, uma empresa idealizada e fundada por Manuel Antônio Magalhães Dias e Rachel Dinamarco Lima.
Fundada em 1990 em um momento de crise no cenário político-econômico nacional e contando com a experiência e o espírito empreendedor de seus criadores, a B&F Dias, uma empresa idealizada e fundada por Manuel Antônio Magalhães Dias e Rachel Dinamarco Lima Dias, é hoje a maior empresa em sistemas de aeração por ar difuso da América Latina, com mais de 2000 plantas de tratamento de efluentes espalhadas por diversos países.
A partir do aperfeiçoamento e da inovação constante de seus produtos e serviços e a adoção de um modelo sustentável dos negócios, investindo nas políticas ambientais e na formação de recursos humanos consolidou-se no mercado mantendo uma relação de respeito e confiança com os seus clientes.
A reportagem da TAE foi recebida em Vinhedo pelo próprio Manuel Dias, que falou sobre como nasceu a empresa. "A B&F Dias surgiu por necessidade. Trabalhava na área em uma empresa que foi a primeira a trazer o sistema de aeração por ar difuso para o Brasil. Em 1990, com a entrada do presidente Collor, a companhia passou por uma reestruturação que incluiu a demissão de 25 gerentes e de um diretor. Neste momento eu me vi desempregado, com quase 40 anos, em um mercado estagnado. Encontrar uma nova colocação seria difícil, mas eu tinha experiência e uma indenização boa por 13 anos de serviços prestados. Decidi continuar fazendo o que eu sabia fazer e montamos a empresa. O nome B&F Dias eu já tinha criado na época", fala com orgulho.
O espírito empreendedor de Manuel Dias fez com que a empresa suplantasse bem os seus primeiros anos de existência, apesar de todas as dificuldades da época: "Logo que montei a B&F Dias fiz uma proposta para a antiga companhia em que eu trabalhava, tentando comprar a divisão de saneamento. Não consegui na ocasião. Então, em outubro de 1990, eu fui para os EUA para o Congresso de Engenharia Sanitária buscar um parceiro. Fui atendido na base da persistência: eles não tinham interesse em vir para o Brasil, mas insisti tanto que eles cederam. Fiz a primeira compra no final de novembro daquele mesmo ano. Nosso primeiro cliente foi o frigorífico Prieto, em Jordanésia. Foi um projeto bastante desafiador, já que minha experiência era com sistemas de aeração e eles tinham interesse em comprar a estação como um todo, incluindo sopradores, decantadores, bombas. Foi um começo muito difícil", explica.
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Experiência anterior
Manuel Dias gosta de falar sobre a experiência que teve antes de fundar a B&F Dias e de como isso influenciou no sucesso da empresa: "Eu trabalhava na Norton, tradicional fabricante de lixa e rebolo, que hoje é uma marca da Saint Gobain. Nela eu tive oportunidade de ser treinado, conhecer instalações e ter contato com toda a tecnologia. Inicialmente eu fui contratado para trabalhar com desenvolvimento de novos mercados. Mas um dia recebi uma ligação da Sabesp querendo comprar uma pedra porosa, quadrada que eles haviam adquirido pela primeira vez em 1929 e que usavam como difusor de ar. Fomos nos informar com a Norton americana sobre este produto e eles nos disseram que esta placa não era mais fabricada. Primeiramente não houve interesse. Mas depois conversamos e ficamos sabendo que estas pedras seriam para o projeto Sanegran que incluiria a construção das estações de Barueri e do ABC e que várias seriam utilizadas. Vimos aí uma boa oportunidade, mas como a Norton não fazia sistemas, só produtos, precisamos fechar um consórcio. Assinamos contrato com a Sabesp para o fornecimento de 140.000 difusores. O negócio do sistema de aeração da Norton era muito pequeno e, embora não tenhamos conseguido comprar a divisão na época da abertura da B&F, acabamos por fazer isto no final dos anos 90. A experiência de inovação vivida em 1979 - com o desafio de atender o projeto Sanegran - se repetiu mais tarde na abertura da B&F. Isto porque até 1990 se vendia o sistema de aeração com difusores cerâmicos. E nesta época não tínhamos um preço competitivo para este produto, a alternativa era trazer outro produto com maior eficiência e que se diferenciasse no mercado, que foi o difusor de membrana. Nessa época eu precisava mostrar ao meu potencial cliente que eu tinha algo mais caro, mas que tinha um diferencial e passei a vivenciar em 1990 o que tinha passado em 1979", afirma.
Ter um organograma onde as posições de direção são bem definidas e direcionadas também é um dos fatores que contribui para o sucesso da B&F Dias.
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Produtos e soluções
E é justamente o diretor comercial, Bruno Dinamarco, quem fala sobre os produtos e soluções da indústria: "O carro-chefe da empresa é o sistema de aeração por ar difuso e os difusores propriamente ditos. Hoje temos a linha mais completa do mercado com diversos tipos de formatos, membranas, sistemas fixos e removíveis para esgoto sanitário e industrial. Há situações em que nós vendemos não só os sistemas, mas o pacote como um todo: as tubulações, os sopradores. Nosso segundo produto em termos de faturamento são as comportas em aço inoxidável, que são utilizadas em estações de tratamento de água e esgoto e estações elevatórias. Também temos um produto para ser utilizado em estações de tratamento de esgotos em sistemas biológicos aerados chamado de B&F Oxring, uma mídia utilizada em projetos de MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor). Foi desenvolvido por dois anos dentro da empresa. É um produto bom a preço competitivo. Há também os decanters (clarificadores) que são utilizados em plantas que operam lodos ativados por batelada, sendo responsável por fazer a descarga do sobrenadante ou do esgoto tratado nos tanques. E há um produto novo, de processo, resultado de uma parceria fechada há três meses com uma empresa alemã e que é uma tecnologia utilizada para aumento da capacidade de tratamento biológico nas estações. Sucintamente, quando a indústria não tem mais espaço físico para crescer, para construir mais um tanque, pode utilizar estes módulos constituídos por liga têxtil disponibilizando mais área para a fixação de bactérias. Este produto chama-se Cleartec".
Bruno também explica como é feita a seleção de pessoal para a B&F Dias. Conta muito a qualificação e capacitação: "Todas as pessoas que trabalham conosco têm algum curso específico na área. E fazemos questão de subsidiar ao menos 50% do curso, seja de graduação ou pós-graduação. Muitos de nossos funcionários estão aqui há mais de 7 anos e eles permanecem devido a cultura da empresa. É um ganho mútuo. Tudo que é possível fazer pelos funcionários, fazemos. O investimento nas pessoas é algo muito sério para a B&F Dias. Há casos de funcionários que tiveram graduação e pós-graduação financiada pela empresa, ou seja, ele se formaram e se especializaram aqui dentro. Temos outros que têm mais de oito cursos de especialização pagos pela empresa. Nós temos uma boa sala de treinamento. E isto faz diferença no resultado final".
O diretor salienta que esse processo faz muita diferença e traz reflexos internos positivos para a empresa como um todo: "O profissional vai ser treinado na escola e vai aplicar aqui dentro. Internamente desde o primeiro momento, ele passa por um processo que envolve não só as áreas de atividade dele, mas também uma integração com outros funcionários. Há um livro escrito por nós, sobre aeração, que quem entra na área de vendas passa um bom tempo lendo para entender o que faz. Existem hoje manuais de todos os procedimentos que a pessoa deve executar. O ciclo de treinamento de alguém que está entrando em vendas, por exemplo, demora um ano. Nos primeiros 12 meses ele faz atendimentos acompanhados por um vendedor mais experiente ou por um gerente, e só após este período poderá fazer um atendimento sozinho", afirma.
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Exigências do mercado
Bruno explica que o mercado atualmente tem uma série de exigências e que hoje a empresa entrega soluções, não só processos. Antigamente se comprava um equipamento aqui, outro ali. Hoje já se buscam os processos montados. E, por isso mesmo, a B&F Dias vem se preparando para atender estas tendências: "O que nós vemos hoje é a tendência para a venda de grandes pacotes, mas nós não temos o desejo de entrar nesse campo porque grande parte das empresas que fazem esta integração são nossos clientes. Se fôssemos trabalhar na linha de integração, perderíamos parte dos nossos clientes e não queremos isso. Onde vamos continuar trabalhando é em tudo que se refere a etapa do processo biológico aerado. Nessa esfera faremos os nossos pacotes: sopradores, sistemas de aeração, ou seja, faremos dentro do nosso módulo".
Mas Bruno não para por ai. Ele cita o que considera um grande diferencial da B&F Dias, que é a velocidade: "Acho que um grande diferencial que temos é que o nosso serviço é o mais rápido do mercado. Desde o contato comercial, passando pela entrega e fechamento da proposta e terminando na instalação do equipamento trabalhamos com um serviço de excelência que possui metas e prazos bem definidos. Em média, no nosso dia-a-dia, o tempo para entrega de propostas é de 24 horas, com máximo de 48, salvo situações específicas que envolvam casos mais complexos em que temos que consultar outros locais ou fornecedores, por exemplo"
Um dos orgulhos de Bruno diz respeito ao processo de internacionalização da empresa: "Felizmente hoje temos conseguido viabilizar alguns projetos internacionais. Até este ano esse não era o foco da empresa porque a gente achava que a nossa missão no mercado brasileiro era muito grande. A partir de 2014 iniciaremos a internacionalização da marca e dos produtos, atingindo de forma significativa o mercado latino-americano e outros mercados internacionais. Hoje já possuímos dezenas de sistemas em funcionamento em diversos países como Dubai, Angola, Colômbia, Equador, Panamá e Uruguai, entre outros", afirma.
Meio ambiente
O diretor comercial também faz questão de salientar a política de meio ambiente implantada pela B&F Dias: "Hoje temos as duas linhas completas de sistemas de aeração por ar difuso: sistemas fixos ou removíveis, que permitem que seja feita a manutenção sem o esgotamento dos tanques. Há uma preocupação muito grande com a questão ambiental, além da participação mais efetiva dos órgãos de fiscalização, temos uma conscientização por parte das próprias empresas que sabem que durante a manutenção de um sistema, o tratamento do efluente gerado é fundamental. Dentro da B&F Dias temos uma política ambiental forte. Desde o projeto impressão zero, onde todos são gerados digitalizados - até o uso de camisas recicláveis confeccionadas com pet pela equipe de vendas, passando pela coleta seletiva de lixo, o uso de monitores com 100% de eficiência energética, plantação anual de mudas, enfim, em todas as etapas a nossa preocupação está nos mínimos detalhes. Até no projeto social, fazenda Pau a Pique, há um trabalho de educação ambiental com as crianças da comunidade local".
Bruno também cita os investimentos em pesquisa e desenvolvimento da B&F Dias: "Dependendo dos processos internos, é comum recorrer a algumas consultorias especializadas. Por exemplo, se precisamos desenvolver um novo layout, sempre buscamos contar com especialistas. Temos um parceiro que hoje é referência no mundo inteiro como fabricante de membranas para sistemas de aeração, chamado Gummi Jaeguer. É com essa empresa que fazemos nosso link mundo afora, com ela temos nosso braço tecnologico e troca de informações. No Brasil, temos um extenso trabalho junto aos fornecedores e potenciais fornecedores realizando pesquisa e desenvolvimento dos componentes dos produtos. Se vamos desenvolver algo novo, chamamos dois ou três fornecedores e juntos testamos tudo exaustivamente. No ano passado fizemos testes de 20 processos para inovações internas que incluíram não só mudanças no produto, como na logística de embalagem", explica.
Bruno finaliza a entrevista dizendo que o mercado brasileiro de saneamento, água e eluentes está em franca expansão e que 2014 será um ano de novidades e bons negócios.