Destaques Da Fenasan 2013

Aconteceu entre os dias 30 de julho e 01 de agosto, no pavilhão azul do Expo Center Norte em São Paulo, a 24º edição da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan).


Destaques Da Fenasan 2013

 

Aconteceu entre os dias 30 de julho e 01 de agosto, no pavilhão azul do Expo Center Norte em São Paulo, a 24º edição da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan). O evento promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) recebeu mais de 17 mil visitantes e teve 220 expositores. Considerada como o maior evento técnico e mercadológico da América Latina, o encontro é para difundir novas tecnologias, discutir políticas de incentivo e sedimentar a economia.
"A feira para nós tem um viés muito importante em questão de juntar e defender as questões ligadas a saneamento. Então todas as principais empresas, as melhores tecnologias disponíveis no mercado hoje estão aqui conosco, inclusive algumas empresas internacionais, este ano temos sete países diferentes na feira", destaca Maria Aparecida Souza de Paula, química na área de coordenação de qualidade da Sabesp, diretora do projeto sócio ambiental e coordenadora do premio da AESabesp.

Novidades
A Grundfos, empresa líder mundial em soluções avançadas em bombeamento, trouxe para o evento a nova geração de um sistema já consolidado, o SQFlex. Trata-se de um equipamento que prevê a possibilidade de água para comunidades remotas onde não existe eletricidade, através de energia renovável como solar e eólica. A mudança é a ampliação da capacidade de produção através de um modo denominado RSI, que converte a corrente contínua que vem das placas (sol) transformando em trifásica 380V, que é uma corrente alternada que alimenta bombas de até 12 cavalos. "Com isso eu consigo um aumento de produção de água de aproximadamente 100 m3 por hora, então durante um dia de 7 horas de sol, gera em torno de 700 m3 de produção de água", explica Renato Zerbinati, coordenador de produtos e aplicações da empresa.
O representante da Grundfos explica que no começo o novo sistema pode parecer um investimento caro, mas depois analisando o custo e a dificuldade de levar energia elétrica a uma comunidade remota, é fácil concluir que vale a pena. "Esse sistema se paga em 1 ano e meio ou 2, facilmente. O que nós queremos é agregar melhor investimento e qualidade para nossos clientes", completa.

 

Destaques Da Fenasan 2013

 

Outra empresa que trouxe boas novidades foi a Hexis Cientifica. Durante a feira sua equipe apresentou dois lançamentos, o iMPNplate 1660, um dispositivo portátil e reciclável para quantificação de coliformes totais que além de permitir uma circulação de ar uniforme em todos os seus 16 poços, possui uma placa rígida dispensando o uso de suporte, permite o resultados de forma qualitativa e quantitativa podendo ser usado também em tratamento de esgoto. "Fizemos uma pré estréia do produto na Sabesp no início da semana e foi muito bem recebido lá e aqui na feira também. Todo mundo que nos visitou gostou bastante, principalmente pela ótima qualidade, bom resultado e fácil manuseio", enfatiza Natália Correia da Silva, representante da Hexis.
A outra novidade é o colorímetro BR900. Caio Ribeiro Gomes, promotor técnico de produtos da Hexis, explica que é um equipamento que trabalha com comprimento de ondas de 420/520/550 e 610 nanômetros, para análise tanto de estações de tratamento de água (ETA) quanto para análise de efluentes. Sua aplicação é direcionada para análises em campo, mas pode ser utilizada também em laboratório. Tem sistema de transferência de dados em USB, memorização de dados e usuário, classificação da amostra, monitoramento online, portátil, a prova de água e possui cerca de 100 métodos na memória.

 

Destaques Da Fenasan 2013

 

A Xylem, detentora das marcas Flygt, Sanitaire, Leopold, Wedeco e Godwin, líder mundial em transporte e tratamento de água e efluentes, trouxe para essa edição da Fenasan algumas novidades. A empresa lançou durante o evento os novos Blocos Leopold tipo XA, que de acordo com Caroline Souza do departamento de marketing, é um produto inovador com design em forma de ardo e perfil baixo. Os blocos possuem tecnologia inigualável com dois canais laterais paralelos que garantem uma melhor distribuição de ar e água na contra lavagem, o que significa um meio filtrante mais limpo, maior tempo de campanha e menores custos operacionais. Outro item apresentado foi o conceito Flygt Experior, este conceito combina hidráulica avançada, motores Premium de classe IE3 e controle inteligente. Esse conjunto pode reduzir em até 50% o consumo de energia da estação. "Nesta edição trouxemos também uma bomba Godwin CD225, muito conhecida na área de mineração, mas que possui outras aplicações para a área de saneamento. As bombas Godwin Série Dri-Prime são bombas autoescorvantes com vazões de até 400 m³/h e altura manométrica de até 65m, possuem flexibilidade em aplicações como: bombeamento de água servida e esgoto, limpeza de poços de visita (PV), sistema de emergência para estação elevatória e By Pass para manutenção de tubulação de esgoto".

Destaques Da Fenasan 2013

 

Há 22 anos a Sidrasul atua no mercado de bombeamento e perfuração e está sempre em busca de soluções inovadoras e de alta tecnologia para o mercado de saneamento e trouxe para a Fenasan três produtos que são sucessos no mercado mundial.
As bombas de dragagem, da fabricante italiana Dragflow, produzidas nas versões hidráulicas e elétricas, e possuem capacidade de extração de sólidos muito superiores às dragas tradicionais utilizadas no Brasil.
São bombas robustas que bombeiam até 70% de sólidos, e as opções hidráulicas são ideais para a utilização em locais de difícil acesso, onde não há energia elétrica. Outro grande destaque da empresa foram as motobombas submersíveis para águas residuais da fabricante Caprari. Estes produtos têm os diferenciais de serem hidráulicos, autolimpantes e possuírem características antiobstruções, já para o setor de águas profundas a empresa apresentou a linha de bombas de eixo vertical prolongado da Caprari, que conforme a empresa proporciona vantagens de segurança de funcionamento, baixos consumos energéticos e durabilidade, já que podem ser fabricadas em ferro fundido, bronze ou aço inox.

Destaques Da Fenasan 2013

 

A Tecniplas, um tradicional fabricante de equipamentos em PRFV, marcou presença na Fenasan 2013 apresentando seus equipamentos, como os grandes reservatórios para até 2.500 m³, sua linha de tanques e equipamentos especiais para as empresas projetistas e fornecedoras de ETAs e ETEs.

Equipamentos e serviços
A Degrémont, empresa especialista em criar soluções para o tratamento de águas e efluentes não trouxe para feira um produto específico e sim a apresentação de um novo departamento, um setor destinado a equipamentos e serviços. Pedro Porto, Account Executive da empresa explica que a instituição é uma empresa de engenharia com ênfase em construção de estações de tratamento de água e esgoto, focando em soluções mais compactas e equipamentos para indústria, pequenas empresas e também grandes projetos.
"Na parte de equipamentos, nosso grande diferencial é que normalmente as estrutura de tratamento de água para grandes projetos são feitas em concreto e nós trabalhamos com estrutura metálica facilitando a estruturação de projetos compactos em todos os aspectos (custo, locomoção, engenharia, etc)", ressalta.
Na divisão serviços, estão sendo implantandos equipamentos de locação. São estações compactas completas montadas em conteiners e distribuídas aos clientes de forma prática e rápida. Os contratos de aquisição podem variar de período, podem ser acertos para situações emergências na falta de água, como em catástrofes ou em contratos anuais. "Estamos começando com esse novo setor agora, mas a perspectiva para o futuro é muito boa, já que a recepção dos clientes na feira foi bastante positiva", completa Pedro.

 

Destaques Da Fenasan 2013

 

Especialista em tecnologias sustentável, a Hidrogeron destacou na Fenasan 2013 os geradores de Ozônio de grande porte para estação de tratamento de médio e grande porte, além de consolidar a marca e produtos já existentes no mercado e que ainda buscam espaço para crescimento. "A feira teve um movimento bastante interessante, mas o retorno é difícil avaliar de imediato, o que nós conseguimos aqui são bons contatos para posteriores negócios, mas o interesse dos clientes ao entrar no estande e conhecer os produtos foi bastante positivo, conta Rordão Macedo Júnior, executivo de vendas de empresa.
A Centroprojekt, empresa de engenharia e saneamento ambiental esteve na feira para promover a recente parceria que fez com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Trata-se de um projeto para implantar tecnologia de ultrafiltração (UF) por membranas com capacidade de tratamento de até 1,0 m3/s para melhorar a capacidade da ETA Boa Vista. Essa será a primeira planta UF no Brasil destinada para o mercado público, na produção de água potável. O valor do projeto é de aproximadamente R$ 60 milhões com duração de até 18 meses para entrega da obra.

 

Destaques Da Fenasan 2013

 

Para a GEA, a Fenasan foi uma ótima oportunidade para as empresas demonstrarem ao público sua presença, diferencial de mercado e ainda a troca de informações entre os principais clientes. De acordo com André Gomes, coordenador da divisão de tratamento de água e efluentes este ano a empresa trouxe para feira os produtos em destaque no mercado pela eficiência e qualidade. "Entre os nossos sistemas, podemos destacar o módulo de decantação para aplicação de filtro fixo já implantado em algumas obras e projeto em órgãos públicos", completa André.

Outros segmentos
Para Fenasan 2013 a Tigre veio focada apenas em produtos para infraestrutura. De acordo com Savério Meris Junior, executivo de produtos no segmento alguns produtos tiveram destaque. Na parte de esgoto, tubos e tubulações. "A novidade da Tigre foi trazer conexões com processo de fabricação renovado, ou seja, fornecer para o mercado tubos conexões conformadas através de tubos produzidos pelo processo de injeção eliminando algumas etapas, o que proporciona a conexão um acabamento melhor, como uma qualidade e precisão muito maior. Na parte de tubulações estamos mostrando nossos tubos de polietileno tanto para água quanto para esgoto e nossos tubos de PVC", explica o representante.

 

Destaques Da Fenasan 2013

 

A Calgon Carbon, empresa líder na indústria de carvão ativado não trouxe uma novidade efetiva no setor apenas apresentou novos processos para melhorar a eficiência e produção do carvão ativado. Robinson Zuntini, gerente de vendas na América do Sul ressalta que o destaque da feira foi o uso de ultravioleta para canais abertos onde é possível tratar efluentes de alta complexidade, o sistema de oxidação avançado que usa adjuvantes químicos para tratar efluentes complexos e o sistema para potabilidade de água com lâmpadas dedicadas.
"Para o mercado brasileiro ainda é um produto em aceitação, temos um mercado ativo em tratamentos convencionais, aqui usamos a esterilização apenas como benefício, mas lá fora já é uma obrigação, mas acredito que futuramente vamos ser obrigados a fazer isso aqui no Brasil também. Hoje muitas empresas estão preocupadas com meio ambiente, mas não por que a legislação obriga, mas sim por que eles se obrigam a ter um bom resultado, desta forma a função dos grandes fabricantes é trazer e explicar essas tecnologia e trabalhar lentamente para que o mercado se adapte", explica Robinson.

 

Destaques Da Fenasan 2013

 

De acordo com André Levi G. do Amaral, Product Mananger de Automação de Processo da Festo, a empresa destacou duas novidades para feira. A primeira é automoção com terminal de válvulas em rede, onde é possível descentralizar a automoção de uma ETA ou ETE, com isso aperfeiçoar os custos e a parte de manutenção. O outro foco foram as ferramentas pneumáticas que trazem grandes vantagens em relação às peças elétricas como automoção, velocidade, dinâmica, peso, manutenção.

 

Destaques Da Fenasan 2013

 

Mercado
Para muitos participantes e expositores, a feira foi o momento ideal para fazer bons negócios e analisar o mercado, mas Rondão, representante da Hidrogeron ressalta que a feira é um empurrão, mas não se pode esquecer o trabalho em campo com vendedores e apresentação dos produtos. "É um mercado sazonal tendo seus altos e baixos, mas a nesse momento a gente avalia que está mediano, não está ruim ou fraco", enfatiza.
Caio Ribeiro Gomes, promotor técnico de produtos da Hexis explica que o país está em constante evolução devido à quantidade e a capacidade de produção de água no Brasil, sendo assim hoje vemos um mercado que tende cada vez mais a crescer e não a diminuir. "A população aumentou, então é uma tendência para o futuro aumentar a capacidade de tecnologia em todos os setores de água, o que precisa é mais responsabilidade das pessoas que comandam o nosso país para verificar o quanto é importante manter a qualidade da água", ressalta.
"A feira esse ano está muito boa com a presença de bastante clientes querendo comprar o novo produto, desta forma vemos que o mercado vai receber bem essa inovação", ressalta Eduardo Bertella, gerente de marketing da Kanaflex. A empresa trouxe este ano para Fenasan o lançamento de um produto que começa a ser fabricado na próxima semana. Trata-se dos tubos perfurados para drenagem Kananet, com elevada captação de líquidos, super-resistência, leveza, excelência no raio de curvatura e fabricação em PEAD. O tubo dreno Kananet é para água pluvial e esgoto atendendo todas as normas da Sabesp, proporcionando significativa economia na realização da obra e grande facilidade na instalação.
"Nos já temos um produto similar no mercado e que tem sido muito vendido, todos os estádios feitos para copa estão usando esse item para área de drenagem. Este novo produto chegou para melhorar ainda mais a qualidade, a principal mudança é basicamente o uso dos anéis, facilitando a conexão com estancamento maior e melhor", completa Eduardo.

 

Destaques Da Fenasan 2013

 

Além das atividades entre clientes e expositores, a Fenasan também realizou um Congresso Técnico onde o tema foi "Energia para o Saneamento Ambiental", a palestra contou com vários nomes da esfera pública de saneamento e dirigentes da Sabesp, além de 108 palestras e 3 cursos técnicos. Para encerramento do evento, foi entregue o Troféu AESabesp às empresas que mais se destacaram na Fenasan 2013.
"Com relação ao prêmio conseguimos ter ideia da mudança do segmento no mercado. Estamos mudando toda a questão de suprimentos onde as empresas entenderam o conceito das práticas sustentáveis", lembra Aparecida Souza de Paula, representante da Sabesp e coordenadora do prêmio.

 


Os vencedores do Prêmio AESabesp 2013
Destaque AESabesp - Encontro Técnico: Unidade de Negócio RMSP Leste da Sabesp. (Foi a unidade da Sabesp que apresentou o maior número de trabalhos técnicos no Encontro Técnico).

Categoria "Melhor Estande"
(Escolhidos sob os critérios de ações sustentáveis durante a Feira)
• Atlas Copco;
• B&F Dias;
• Pieralise.

Categoria "Inovação Tecnológica"
• Hexis Científica;
• Helibombas;
• Schwing Equipamentos.

Categoria "Atendimento a Cliente"
• Bombas Leão;
• Cassio Lima;
• Sulzer.

Destaque "Destaque AESabesp – Fenasan 2013"
• Higra Industrial.
(A empresa que apresentou a somatória e a otimização de todos os critério da premiação).


 

Contato das empresas:
Calgon Carbon
: www.calgoncarbon.com
Centroprojekt: www.centroprojekt-brasil.com.br
Degrémont: www.degremont.com.br
Festo: www.festo.com
GEA: www.geasr.geagroup.com
Grundfos: www.grundfos.com.br
Hexis Cientifica: www.hexis.com.br
Hidrogeron: www.hidrogeron.com
Kanaflex: www.kanaflex.com.br
Sidrasul: www.sidrasul.com.br
Tecniplas: www.tecniplas.com.br
Tigre: www.tigre.com.br
Xylem: www.xyleminc.com

 

 

Publicidade