Editorial
Por Tae
Edição Nº 14 - agosto/setembro de 2013 - Ano 3
Recentemente recebemos a visita do papa Francisco, que contagiou e uniu pessoas de diferentes raças, nacionalidades e credos em uma só fé, com suas atitudes e gestos de simplicidade e humildade.
O exemplo do papa
Recentemente recebemos a visita do papa Francisco, que contagiou e uniu pessoas de diferentes raças, nacionalidades e credos em uma só fé, com suas atitudes e gestos de simplicidade e humildade. Assim, tivemos durante sua estada surpresas gratificantes que independente de outros tipos de movimentos e interesses, mostrou que a união gera força para conquistar novos ideais e romper barreiras. Em sua última entrevista divulgada pela Rede Globo, quando questionado pelo repórter a respeito da migração dos fieis católicos para os evangélicos, respondeu dentro de sua simplicidade que comparava a situação a de uma mãe que cria seu filho a distância, sem envolvimento, por correspondência, o que é impossível. Explicou que a migração pode estar ocorrendo por falta de acompanhamento, proximidade e afeto. A feliz comparação do papa Francisco pode ser aplicada também no mundo empresarial. É preciso estar junto dos mercados de atuação, saber o que acontece no setor, acompanhar e prestar assistência aos clientes. E o nosso mercado de tratamento de águas e efluentes não é diferente - é preciso entender a necessidade da população, envolver órgãos municipais, estaduais e federais, consumidores e conscientizá-los da importância de viabilizar recursos para gerar novas condições para o desenvolvimento do setor, aprimorando sempre a qualidade de produtos e serviços.
Em nossa matéria de capa, abordamos os desafios enfrentados no tratamento de lodo e de águas subterrâneas, desde os tipos existentes, etapas, alternativas, soluções e novidades nesse processo. Apresentamos também um especial sobre a 24ª edição da Fenasan – consolidada como um dos mais importantes eventos em saneamento da América Latina. No total, reuniu 220 expositores, entre empresas nacionais, multinacionais e nove estrangeiras - com bases nos Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Espanha, Turquia, Reino Unido e China. Segundo informações da organização, 33 empresas participaram do evento pela primeira vez, o que reforça a importância da feira para o mercado. Ainda nesta edição: Uma multinacional dinamarquesa apostando na potencialidade do nosso mercado; as plantas utilizadas no sistema de tratamento de águas residuais e outras.
Boa leitura e bons negócios!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora