Tecnologia Dow Aplicada No Projeto Aquapolo Ampliará Produção De Água De Reúso No Polo Petroquímico Do Abc Paulista
Por Tae
Edição Nº 18 - abril/maio de 2014 - Ano 3
A Dow tem em seu plano de Metas de Sustentabilidade para 2015 a redução do consumo de água em todas as suas unidades industriais e o desenvolvimento de soluções para ampliar a oferta de água potável no mundo.
A Dow tem em seu plano de Metas de Sustentabilidade para 2015 a redução do consumo de água em todas as suas unidades industriais e o desenvolvimento de soluções para ampliar a oferta de água potável no mundo. No Brasil, a companhia investe no estímulo à inovação para criar soluções simples e eficazes para evitar o desperdício de água, e neste sentido um projeto se destaca: a instalação de membranas Filmtec™ ECO no projeto Aquapolo, consórcio entre a Sabesp e a Odebrecht, que ampliará a produção de água de reuso para fins industriais no Polo Petroquímico do ABC Paulista.
Com o Filmtec™ ECO o Aquapolo irá garantir uma economia de água potável equivalente ao consumo de uma cidade de 500 mil habitantes, uma vez que ampliará em 90 L/s a capacidade de 150 L/s do sistema atual de osmose reversa, um incremento de 60% na produção de água de reuso. "A utilização dos recursos hídricos está sendo repensada no Brasil e novos conceitos começam a ser usados para garantir o melhor aproveitamento da água. A aplicação de tecnologias inovadoras é uma iniciativa fundamental para se atingir metas de sustentabilidade urgentes", afirma Felipe Pinto, gerente de marketing de osmose reversa e nanofiltração da Dow Water & Process Solutions para as Américas.
Já para o tratamento avançado de água de superfície para consumo da população, a Dow oferece a tecnologia IntegraPac™ de ultrafiltração, que compreende um sistema de tratamento de água com membranas e que garante 99,99% de remoção de patógenos. Essa tecnologia é a única que permite o fornecimento de água ultrafiltrada e ultrassaudável para o consumidor, uma vez que os módulos de ultrafiltração IntegraPac™ da Dow possuem capacidade de filtrar até micróbios e contaminantes que podem trazer sérios riscos à saúde humana.
A Ultrafiltração é uma tecnologia que passou a ser implementada como alternativa segura na área de abastecimento público após a epidemia de criptosporidiose nos EUA em 1993, onde 400 mil pessoas adoeceram quando se utilizavam os convencionais filtros de areia. No Brasil, os sistemas começam a ser instalados como forma de modernizar e melhorar a qualidade da água que chega até as residências. "Além de promover a melhoria dos processos, permitindo a economia de recursos naturais e econômicos, as novas tecnologias para tratamento de água de superfície foram desenvolvidas com o objetivo especial de garantir a qualidade da água que a população consome. Existe uma demanda por investimentos na saúde pública que inclui a implantação dessas tecnologias", detalha Renato Ramos, gerente de marketing de ultrafiltração da Dow Water & Process Solutrions para as Américas.
As tecnologias da Dow estão detalhadas no site: www.dowbrasil.com/agua