Expectativas Para Agrishow 2014
Por Carla Legner
Edição Nº 18 - abril/maio de 2014 - Ano 3
Acontece de 28 de abril a 02 de maio, em Ribeirão Preto, uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow. Idealizada pelas entidades ABAG, ABIMAQANDA e SRB, e organizada pela BTS Informa
Acontece de 28 de abril a 02 de maio, em Ribeirão Preto, uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow. Idealizada pelas entidades ABAG, ABIMAQANDA e SRB, e organizada pela BTS Informa, o evento além de ser uma ótima oportunidade de negócios e exposição de novas tecnologias, terá 100 hectares de área para as demonstrações de campo. Um espaço onde os visitantes terão a oportunidade de visualizar na prática as grandes máquinas agrícolas em ação em diversas culturas, como de arroz, café, cana, feijão, milho, entre outros.
A Agrishow é a única feira do Brasil que conta com a presença de pequenos, médios e grandes fabricantes. Um ambiente onde será possível encontrar uma grande variedade de produtos e serviços especializados para atender a todos os tipos de produtores rurais, ideal para atualização profissional, lançamentos, divulgação das tendências do setor e conhecer novas tecnologias. A última edição reuniu 790 marcas e mais de 150 mil visitantes, e para esse ano a expectativa é bastante positiva.
De acordo com Maurílio Biagi Filho, presidente da Agrishow, o evento não é considerado uma feira desenhada para o grande público e sim para um visitante específico formado, em sua grande maioria, por agricultores com pequenas, médias e grandes propriedades. "Com certeza teremos mais visitantes do que tivemos em 2013. No ano passado passaram pela Agrishow 153.482 pessoas e a expectativa é que um número próximo dos 160 mil a visitem neste ano", completa. Em relação aos participantes, Maurílio explica que a expectativa é alcançar um crescimento da ordem de 10% sobre as marcas que participaram da edição de 2013.
"Por ser uma feira que, tradicionalmente, já reúne as principais empresas de atuação global e que possuem fábricas no Brasil, a Agrishow expõe sempre a mais avançada tecnologia disponível no mundo. Apesar disso, há sempre expositores que atuam em nichos específicos e são de outros países. Na edição deste ano estão confirmadas algumas empresas da Argentina, Áustria, Espanha, Alemanha, China, EUA, Itália, Taiwan, Turquia e Índia. Na edição do ano passado, a feira teve a participação de 35 novas empresas estrangeiras", ressalta o presidente.
Estrutura da feira
Uma melhoria significativa para a edição de 2014 será a unificação dos pavilhões cobertos, área que foi ampliada e contará com uma nova e moderna cobertura, totalizando 9.000 m2 de área. A localização também mudou e agora ficará mais próxima a entrada norte da feira. Além disso, está sendo promovida uma reestruturação da praça central da feira, assim como uma revitalização completa dos canteiros da avenida D e Rua 22. As praças de alimentação serão igualmente ampliadas para garantir mais conforto e variedade aos expositores e visitantes.
Em termos de estimulo à inovação, outra novidade da Agrishow 2014 será o lançamento do Prêmio Brasil Agrociência. Deverão ser premiadas pesquisas que contribuem ou contribuirão para o desenvolvimento da atividade do agronegócio brasileiro em cinco categorias: zootecnia, fitotecnia, economia rural, engenharia agrícola e sustentabilidade. É uma iniciativa que visa aproximar a Agrishow do mundo acadêmico. Os detalhes do prêmio serão conhecidos durante o jantar da noite de gala.
A primeira premiação acontecerá durante a Agrishow 2015. Ao longo de 2014, os concorrentes serão avaliados por meio de um conselho formado por representantes de universidades ligadas ao ensino agrícola, instituições de pesquisa agrícola, além de dois conselheiros convidados: os ex-ministros Marcus Vinicius Pratini de Moraes (Agricultura) e Delfim Netto (Agricultura, Fazenda e Planejamento).
Novidades das empresas
A Pentair é uma empresa especializada no segmento de produtos para pulverização e irrigação De acordo com o engenheiro de vendas, Rafael Bressanini a empresa¸ por fornecer bombas centrífugas, bombas de transferência, porta bicos, pontas de pulverização entre outros produtos para os maiores fabricantes de pulverizadores do Brasil e do mundo, vem para Agrishow para mostrar novas tecnologias, se aproximar do usuário final e fazer
benchmark com os clientes do Brasil e América Latina.
A empresa irá demonstrar toda a linha de bombas centrifugas de baixa e alta vazão, bombas para irrigação, componentes para pulverizadores (pontas de pulverização, conexões, incorporador de Defensivos), além de novas tecnologias como o porta bicos DuoReact™ (Porta Bicos Eletropneumáticos) e a Tecnologia
ForceField™ (Tecnologia de Selo Molhado para bombas centrífugas).
"O objetivo da Pentair é demonstrar produtos que tragam eficiência, tecnologia e praticidade para os fabricantes e usuários finais. Durante a Agrishow a Pentair contará com profissionais que possam tirar dúvidas sobre bombas de irrigação, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas assim como demonstrar os novos lançamentos para 2014", completa Rafael.
O engenheiro explica ainda que a empresa é um parceiro mundial para o gerenciamento térmico, movimentação de fluidos e proteção de equipamentos com produtos líderes na indústria além de serviços e soluções que se encaixam às necessidades dos clientes. O objetivo da empresa é entregar as melhores soluções que ajudam a garantir um futuro mais seguro e mais saudável para todos.
A Pentair é uma empresa global e atua fornecendo insumos críticos para uma ampla gama de indústrias essenciais. "De filtração e processamento de gerenciamento de fluxo e de proteção dos equipamentos, nós aplicamos o pensamento inventivo e execução disciplinada para elevar os limites do que é possível.
Em todas as empresas e indústrias que atendemos, procuramos criar e agregar valor. Ajudamos os clientes a fazer mais com os recursos existentes e explorar o poder de novas abordagens para conseguir métodos mais eficazes e resultados sustentáveis", finaliza Rafael.
Outra empresa que apresenta seus lançamentos no evento é a SK Bombas, produtora de bombas residenciais e para sistemas de irrigação, indústria e piscicultura. A empresa traz como maior novidade a solução para a irrigação: um sistema de bombeamento sobre flutuantes. De acordo com Ricardo Castro Alves, representante da empresa, esses sistemas já são bastante utilizados no Norte e Nordeste do Brasil, mais expressivamente no setor de carcinicultura (criação de camarão em cativeiro) e buscavam inicialmente atender as fortes exigências ambientais que barravam a construção de casa de bombas as margens dos mananciais.
"Essa mesma solução tem sido aplicada no setor de irrigação por serem equipamentos simples, práticos, confiáveis e de fácil mobilidade, além de apresentarem excelente relação custo/benefício", explica Ricardo.
Os sistemas flutuantes possuem algumas características que são destaque quando o assunto é tratamento de água: além de sua fácil mobilidade, podem ser movimentados e/ou reposicionados facilmente, eles funcionam com lâmina de água reduzida variando de 30 cm para unidades menores até 70 cm para equipamentos de maior porte. Os sistemas flutuantes suportam bombas monobloco com motores de até 100CV de potência.
"A Agrishow é a maior feira de agronegócios da América Latina e a nossa expectativa é diretamente proporcional a seu tamanho. No entanto, o que mais buscamos é o entendimento das demandas e a aceitação para esse tipo de sistema nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A SK Bombas tem se destacado pela união entre fornecimento de equipamentos por ela fabricado e a prestação de serviços que pode abranger desde o projeto até a entrega de todo o conjunto montado (sistema turn-key)", completa o representante da SK Bombas.
Diversos segmentos
A Parker, empresa especializada em tecnologias de movimento e controle, oferecendo soluções técnicas precisas para uma grande variedade de mercados comerciais, automotivos, industriais e aeroespaciais, trará para feira três novidades: Filtro hidráulico de retorno TXW com nova tecnologia tipo "Spiro"; Filtro de média pressão 12CS e o Green Filter: módulo de filtração do óleo lubrificante do motor Cursor 13, aplicado nos caminhões Iveco Stralis
De acordo com Vinicius Patricio, marketing & sales manager da empresa, o filtro hidráulico de retorno TXW pode ser considerado um sistema com a melhor tecnologia no mercado montado com tubo tipo "Spiro", que apresenta vantagens em comparação ao tubo perfurado, como melhor qualidade construtiva e o aumento da resistência, já que não utiliza a solda, o que fragiliza o material. O tubo "Spiro" utiliza uma chapa mais fina, porém com maior eficiência de fluxo de fluido, comparando com a chapa de tubo perfurado.
O filtro de pressão 12CS poderá ser aplicado nas linhas mobil agrícola, mobil construção, elevadores aéreos, bombas de varga hidrostática, máquinas ferramentas e controles joy stick, segundo Vinicius. Seu desenho original é composto por elementos patenteados Ecoglass III, pressão de operação 500 psi, alternativa para Donaldson Duramax séries HMK04/05, usa cabeça 12AT e 50AT, pressostato e termostato. Entre suas principais vantagens podemos destacar a montagem Duramax e a economia ambiental.
"A PPT Industrial (Fiat Powertrain) precisava nacionalizar o motor Cursor 13 EURO V para aplicação no Iveco Stralis. Além de sustentável e ecológico, o motor deveria garantir economia de combustível e ampliar seu desenvolvimento com menor custo dos pesados e extrapesados. Aliada a essa estratégia, a FPT solicitou a Parker o desenvolvimento de um filtro nacional que tivesse como foco o apelo ecológico, e esse será o terceiro lançamento da empresa na feira, complementa Vinicius.
"A Parker propos o LEIF (Low Environment Impact Filter). Um filtro nacional com mídia 100% sintética para o elemento filtrante e eficiência de filtragem de 99,5% para partículas de 10 µm, garantindo o dobro de durabilidade comparado com o sistema atual. Com o novo projeto, apenas o elemento filtrante do Gren Filter é descartado e o copo passa a ser reutilizado", completa Vinicius.
Melhorias
Especializada em instrumentos para medição no segmento agrícola, a Gehaka terá como grande novidade na feira melhorias em dois itens bastante conhecidos do mercado. A empresa lança novas versões dos seus medidores de umidade portáteis.
Os tradicionais medidores G600 e G650 passam a receber a letra "i" para identificar as melhorias implementadas.
De acordo com Fernando Engelbrecht, gerente comercial DN AGRI, a mudanças estão na utilização de placa SMD, rotina de autocalibração, melhorias na correção de temperatura, display de back light e atualização das calibrações via Internet, através do site. "Não existe equipamento igual no mercado, apenas similares. O principal diferencial é a atualização das calibrações via internet, além de medir também a umidade dos grãos e sementes", ressalta.
O G650i é o único medidor de umidade de grãos portátil que reúne em um só equipamento o medidor de umidade e uma balança eletrônica. Com isso, o G650i realiza com precisão a medição da umidade dos grãos, e os cálculos de impurezas e defeitos dos grãos. Com ele também é possível medir o PH (Peso Hectolitro) dos grãos e ainda armazenar até 100 classificações na memória. Dotado de saída RS 232, o medidor pode transferir para impressora ou computador os dados armazenados. Indicado para o campo, recebimento e expedição de grãos, secador e especial para compras. Exclusivo sistema de auto-calibração que reajusta o equipamento a cada medida.
O gerente explica ainda que houve um investimento de mais de R$ 300 mil no sistema WEB e na engenharia da Gehaka. "Foram dois anos de trabalho da equipe entre pesquisa e desenvolvimento do novo produto e através dessa conectividade com a internet, é possível fazer a atualização do firmware e das curvas de calibração.", completa Fernando.
Contato das empresas:
Gehaka: www.gehaka.com.br
Parker: www.parker.com.br
Pentair: www.pentair.com.br
SK Bombas: www.skbombas.com.br