Veolia Aposta Em Tecnologia E Variedade De Modelos Para Conquistar O Mercado De Membranas Filtrantes
Por Stephanie Manchado
Edição Nº 53 - fevereiro/março de 2020 - Ano 9
Multinacional incentiva o uso de filtração por membranas como solução mais sustentável
Presente em diversos países e com cerca de 171 mil colaboradores ao redor do mundo, a Veolia é uma empresa que procura criar soluções para o desenvolvimento sustentável. Atuando em várias áreas para elaborar equipamentos que contribuam com a gestão da água, resíduos e energia, a Veolia tem como uma de suas atividades no Brasil o processo de construção e gestão de aterros sanitários, com o objetivo de dar o destino final adequado a resíduos domiciliares e industriais.
Para isso, a empresa desenvolve tecnologias e equipamentos variados. As membranas filtrantes são um exemplo de solução oferecida pela Veolia. Elas são formadas por polímeros microporosos, cujo tamanho do poro varia de acordo com o tipo de partícula que deve ser retida. Com o objetivo de atuar como um meio filtrante no processo de filtração de líquidos dos mais variados graus de exigências, a membrana pode proporcionar, como resultado final, até água desmineralizada.
"Quando pensamos em tecnologias para filtração, a membrana é indicada para qualquer caso. Tudo vai depender da qualidade do fluido (água ou efluente) que se quer tratar. Além disso, podemos expandir o uso das membranas para produção de água desmineralizada (utilizando membranas de osmose reversa) e, em alguns casos, dependendo da carga de sólidos, pode substituir a etapa de clarificação de água (decantação ou flotação, seguido de filtração), servindo como uma estação de tratamento de água compacta" – explica Marcelo Ferreira, engenheiro de processos da Veolia.
Para cumprir com todas essas utilidades, diversos tipos de membranas filtrantes são comercializadas pela empresa. As membranas são classificadas a partir do seu grau de filtração, ou seja, pelo tamanho dos poros, ou pela sua forma de construção.
Poros de 0,1µm-0,2µm são pertencentes às membranas de microfiltração. Já as de ultrafiltração, apresentam poros de 1.000-100.00, enquanto as de nanofiltração, 200 – 1.000D. A membrana de osmose reversa é outra opção de tecnologia, que tem poros menores que 200D.
A tipologia e classificação das membranas filtrantes também podem ser relacionadas à sua construção: fibra oca, placas ou espirais.
"A Veolia tem experiência em fornecer o tipo adequado de membrana para cada aplicação, incluindo todos os periféricos, automação, instalação e manutenção para qualquer tipo de sistema de membranas e, inclusive, o pré-tratamento que é a etapa mais importante para o bom funcionamento de um sistema com membrana" – completa Ferreira.
Além disso, a Veolia, que está presente em diversos países, têm um relacionamento estreito com fabricantes, inclusive com "know-how" de empresas estrangeiras. Isso possibilita à empresa oferecer aos clientes os tipos de membranas mais adequados para cada aplicação.