Tratamento e filtragem da água são considerados cruciais para o setor industrial
Por Assessoria de Imprensa
Edição Nº 57 - Outubro/Novembro de 2020 - Ano 10
A filtragem da água é um procedimento muito importante para diversos setores da indústria, especialmente para os fabricantes de alimentos e bebidas, pois ela influencia diretamente na qualidade final desses produtos.
A filtragem da água é um procedimento muito importante para diversos setores da indústria, especialmente para os fabricantes de alimentos e bebidas, pois ela influencia diretamente na qualidade final desses produtos. Isso ocorre porque nas bebidas e em certos alimentos, a água é incorporada ao produto, ou seja, é imprescindível que ela seja potável, de forma a não comprometer a qualidade sanitária desses itens.
Além disso, para quem fabrica alimentos, faz-se necessária uma higienização eficaz dos equipamentos, exigindo que a água tenha um grau elevado de pureza. Caso contrário, isso pode trazer sérias consequências, como doenças de origem alimentar.
O que determina que uma água é de boa qualidade?
A qualidade da água está relacionada com a carga microbiológica e com suas características físicas e químicas. O controle de qualidade deve ser feito, portanto, considerando todas essas propriedades.
A análise microbiológica indica a possível existência de microrganismos patogênicos, que são contaminações por bactérias causadoras de diversas doenças como diarreia, febre tifoide, cólera, hepatite A, infecção intestinal, dentre outras. Já a físico-química, mede as alterações em relação a cor, a turbidez, ao cloro residual e pH. Considera-se que, uma água potável é inodora, incolor e insípida.
Impacto na indústria
Na indústria alimentícia, pode-se considerar que a água é um elemento básico, sem ela a produção torna-se inviável. É usada desde a incorporação em alimentos, até a limpeza de equipamentos e materiais, de acomodações, nos sistemas de refrigeração e também de geração de vapor.
Seu uso deve passar por um controle rigoroso de qualidade, de forma a garantir o atendimento a legislação vigente e permitir o bom funcionamento da empresa. Além dos outros benefícios que já citamos acima, quanto a qualidade do produto final e conservação de equipamentos.