Unipar investe na produção de insumos essenciais no tratamento da água no Brasil
Por FSB Comunicação
Edição Nº 66 - Abril/Maio de 2022 - Ano 11
A Unipar, líder na produção de cloro e soda na América do Sul e uma das maiores produtoras de PVC, definiu o desenvolvimento humano e o saneamento como pilares para seu Investimento Social Privado nos próximos 10 anos
A Unipar, líder na produção de cloro e soda na América do Sul e uma das maiores produtoras de PVC, definiu o desenvolvimento humano e o saneamento como pilares para seu Investimento Social Privado nos próximos 10 anos, a partir do avanço da diretriz de sustentabilidade da empresa. E uma das prioridades é o tratamento da água por meio da desinfecção de efluentes, reúso de água e apoio ao Marco do Saneamento. O Dia Mundial da Água, criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e comemorado no dia 22 de março, está totalmente em linha com o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, apoiado pela Unipar.
A companhia é pioneira e umas das referências na implementação de processos sustentáveis para assegurar o reúso da água no ciclo de produção, retornando-a ao meio ambiente em condições melhores. Em 2020, a Unipar doou insumos que foram responsáveis pelo tratamento de 1,2 milhão de litros de água de reúso doados pela Sabesp, para que as prefeituras de São Paulo, Cubatão e Rio Grande da Serra realizassem limpeza de espaços urbanos e ambientes, além da distribuição de 400 mil sabonetes à população de baixa renda e 200 toneladas de hipoclorito de sódio, matéria-prima capaz de produzir mais de 1,2 milhão de litros de água sanitária.
Marco do Saneamento - Empenhada em ampliar sua capacidade de produção de cloro e soda, a Unipar quer expandir sua presença geográfica no Nordeste para apoiar a implementação do Marco do Saneamento, que visa, entre outros objetivos, universalizar o acesso à água tratada no Brasil. Tal expansão se encaixa na estratégia de sustentabilidade da empresa, que tem também como meta levar água tratada para as comunidades no Brasil e Argentina, onde possui unidades produtivas.
“O Marco do Saneamento, sancionado pelo Governo Federal em 2020, é extremamente importante para nós pela questão do desenvolvimento humano e de crescimento para a Unipar. Ele pretende universalizar os serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, 83,7% dos brasileiros tem acesso à água potável e apenas 54,1% acesso de coleta de esgoto. Vamos fazer parte da transformação na vida dessas pessoas”, afirma Maurício Russomanno, CEO da Unipar.
Gestão Ambiental - A Unipar conta com o Sistema de Gestão Ambiental da Unipar Carbocloro, que é um conjunto de ações adequadas para o gerenciamento de todos os aspectos e impactos ambientais relacionados às suas atividades, produtos e serviços. Este sistema, certificado pela ISO 14001 desde 1999, inclui medidas para o tratamento de todos os efluentes gasosos, líquidos e resíduos sólidos gerados.
Para os efluentes líquidos, a empresa realiza rigoroso tratamento, através de três unidades devidamente projetadas, licenciadas e operadas. Os descartes de efluentes líquidos são monitorados e atendem de maneira sistemática a todos os padrões estipulados na legislação vigente. Como prova da qualidade do tratamento efetuado, os efluentes antes de serem descartados no rio Cubatão passam por um aquário, denominado Carboquarium, que conta com peixes vivos, comprovando um descarte adequado dos resíduos na natureza.
Cloro e Soda - Em novembro de 2021, a Unipar anunciou investimentos de cerca de R$ 100 milhões para ampliar a produção de cloro e soda cáustica na fábrica de Santo André (SP) - com a instalação de um novo eletrolisador e de um forno de ácido clorídrico, que tem o início de operação previsto para 2023.
Atualmente, a Unipar é a maior produtora de cloro e soda do Brasil. O cloro tem função desinfetante, controle de odor e sabor, controle de crescimento biológico e controle químico, além de ser o insumo responsável pela produção do ácido clorídrico, que tem papel importante na fabricação de coagulantes para tratamento de água e esgoto, entre outras utilidades. Outro insumo que surge após a fabricação do cloro é o dicloroetano, matéria-prima básica para a fabricação de PVC, material utilizado na construção civil na forma de tubos e conexões para água potável e esgoto na fabricação de embalagens, filmes plásticos, entre outras aplicações.
Já a soda, grande responsável pela produção da soda cáustica anidra, tem papel fundamental na fabricação de sabões e detergentes, produtos usados juntamente com água para garantir higiene pessoal e industrial - que foram ainda mais importantes durante o período da pandemia. O Hipoclorito de Sódio, que é produzido através da reação entre Cloro gás e solução aquosa de Soda Cáustica, tem o papel de extrema importância na desinfecção de água potável e hospitalar, tratamento de efluentes industriais e de piscinas, na fabricação de água sanitária, para limpeza e desinfecção de superfícies, alimentos, entre outros.
Fonte: FSB Comunicação