FENASAN 2022 Saneamento: Prioridade para a Vida
Por Patrícia Simon Mattos
Edição Nº 69 - Outubro/Novembro de 2022 - Ano 12
O ano de 2022 tem sido bem diferente e a população já pode respirar um pouco mais aliviada, procurando levar a vida com cuidados, claro, mas o mais normal possível, convivendo em sociedade.
O ano de 2022 tem sido bem diferente e a população já pode respirar um pouco mais aliviada, procurando levar a vida com cuidados, claro, mas o mais normal possível, convivendo em sociedade.
Prova disso foi a realização, de 13 a 15 de setembro, da tão esperada Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, reunindo presencialmente as empresas de maior expoente no setor, congressistas e visitantes, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O tema da Fenasan 2022 foi “Saneamento: Prioridade para a Vida”, numa realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, juntamente com o 33º Encontro Técnico (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente). Através de um concurso aberto aos associados da AESabesp, o tema central escolhido direcionou as discussões dos painéis e mesas do evento. O vencedor foi Helieder Rosa Zanelli, engenheiro civil do departamento de gestão e desenvolvimento operacional da Sabesp de Franca, que declarou na ocasião: “Sugeri esse tema por considerar que o saneamento básico é muito importante para a vida. Saneamento contribui com a saúde, com a educação, com o meio ambiente e até com a economia”.
Executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados em ampliar conhecimentos em saneamento ambiental, visitaram o local. Fabricantes e fornecedores de materiais e serviços demonstraram as principais tecnologias para o desenvolvimento de sistemas de tratamento e abastecimento de água, gestão de águas residuais e resíduos sólidos. Entre visitantes da feira e congressistas, o evento recebe em torno de 22.000 pessoas a cada ano.
Apresentações e mesas redondas com mais de 100 especialistas
Durante os três dias do Encontro, mais de 100 especialistas apresentaram cases, trabalhos técnicos e novidades, em diversas mesas redondas e painéis de discussões sobre assuntos como “Metas da universalização do novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento”, “Desastres ambientais e impactos na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta”, “ESG e modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar”, “Tecnologia: a inovação e o saneamento”, Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica”, e a “Relevância da drenagem pluvial, limpeza urbana e esgoto eficiente no saneamento básico”.
Evento gigante, empresas de porte
O que se viu neste que é o maior evento do setor na América Latina foi o encontro das maiores empresas do mercado. A Tigre, por exemplo, esteve com todas empresas e marcas do grupo. “A Fenasan é um importante momento para o setor no Brasil. Faz dois anos que entrou em vigor a Lei do Saneamento e todos os agentes desse segmento estão revendo sua forma de atuar, diante de um mercado que vem crescendo rapidamente e que ainda tem muito por se fazer”, comentou Gil Prayon, gerente de vendas das áreas de Infraestrutura e Saneamento.
Para expor, a ADS Tigre levou a linha de tubos corrugados em PEAD Ocre Sanipro. São tubulações com diâmetros de 1200mm, 800mm e 400mm. A TAE apresenta Sistemas de tratamento de esgoto – Descentralizado para áreas urbanas e a UNIFAM (modelo tradicional e Modelo Descentralizado). Já a T&C oferece soluções para água: MPVC DeFoFo 100-500mm, PBA 60-100mm, PEAD Rama Predial 20-32mm, Conexões Compressão e Kit Cavalete e soluções para esgoto: Coletor Liso 100 a 400mm, Coletor corrugado 100 a 400mm e Esgoto Pressurizado 100 a 500mm.
A ADS Tigre trouxe o lançamento dos Tubos Sanipro Ocre NBR ISO e a Tigre T&C está complementando o portfólio com a linha de PEAD de 63-110mm para distribuição de água.
A Anti-Algas apresentou diversos produtos, como explica o fundador e presidente da empresa, Theodoros Megalomatidis. “Levamos o Sistema de ultrassom modelo AC27, equipamento que emite ondas para combate de incrustações minerais, cracas e mexilhão dourado em tubulações, na água e estruturas submersas; a Boia BAA47, com sistema de ultrassom para combate de proliferação de algas e cianobactérias em recursos hídricos, aquacultura, indústrias e lagos; Boia BAA 187, com painel solar para e sistema de ultrassom para combate de proliferação de algas e cianobactérias em recursos hídricos, aquacultura, indústrias e lagos; Condicionador AI32 M e AI32EL, sistemas magnético e eletromagnético para combate de incrustações minerais e de mexilhão dourado e cracas em tubulações; e Aerovor, oxigenador por nanobolhas”.
Mais lançamentos
Rainer von Siegert, diretor geral da Aerzen, explica que “chegou a hora de darmos a devida atenção à otimização no uso das nossas três tecnologias para aeração no saneamento. As soluções digitais agora podem fazer parte do fornecimento de um pacote para otimização do processo, objetivando o uso otimizado dos equipamentos e eficiência energética, o que significa redução de custo da operação”.
Os produtos da Aerzen são o AERtronic, controle no qual todos os valores medidos convergem para o mesmo lugar, onde são processados e controlados, o AERprogress, com o qual, com um clique, pode-se monitorar as máquinas Arzen em todo o mundo, e o AERsmart, sistema que permite controlar até 12 máquinas.
A Bauminas comemora o retorno aos eventos presenciais: “É uma oportunidade de nos encontrarmos com parceiros e clientes, e poder discutir e aprender sobre inovações e apresentar a Solução Integrada, um novo modelo de negócios”, explica Marcel Rodrigues, diretor de marketing da empresa.
“Foram apresentadas duas novidades: o POLIFER® (Policloreto de Alumínio Férrico), um coagulante polimerizado de altíssima performance, que possui cadeias longas com um desempenho muito superior aos produtos tradicionais; e a Solução Integrada, um pacote de serviços oferecidos de forma customizada a cada cliente, visando melhorar a produtividade e resultados”, finaliza Rodrigues.
Dentro e fora do pavilhão – “Além do estande interno de 90m2, a B&F Dias também teve um espaço externo com uma carreta apresentando o projeto Rota do Saneamento, que vai rodar o Brasil falando da importância do saneamento na qualidade de vida do brasileiro”, informa Bruno Dinamarco, diretor executivo da empresa. Veja tudo o que a B&F Dias apresentou na feira:
Unidades móveis de tratamento de água: através de tecnologia de Osmose Reversa, com sistema CIP (Cleaning in place), com grande flexibilidade operacional – vazões que vão de 20m³/h a 160m³/h, facilidade de montagem e operação com sistema plug and play e habilitadas para monitoramento remoto da qualidade da água produzida.
Sistema de Secagem solar de lodo - Thermo-System: fruto de uma parceria Brasil – Alemanha. Solução para secagem de lodos com mais de 200 plantas em operação no mundo.
Novas biomídias MBBR B&F Oxring: nova versão de mídias MBBR B&F Oxring. Tecnologia de ponta e 100% brasileira.
EnviroMix – Sistema de mistura: alternativa para equalização de efluentes para fazer e garantir uma mistura homogênea com o menor custo energético possível.
Peças e componentes para tratamento de água: linha completa de insumos e consumíveis para tratamento de água que vai desde elementos filtrantes a filtros de PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro), com qualidade, preço e garantia de performance.
B&F Cleartec: tecnologia utilizada para aumento da capacidade de tratamento biológico nas estações de tratamento de esgotos sanitários e efluentes industriais, sem a necessidade de construção civil.
B&F In Place Cleaning: sistema de limpeza química móvel. Limpeza de sistema de aeração por ar difuso e não demanda o esvaziamento de tanques ou lagoas, estende a vida útil operacional de sistemas de aeração por ar difuso mais suscetíveis a incrustações, especialmente nas estações de tratamento de efluentes industriais.
B&F Decanter: remoção de clarificado em processos de SBR (Sequential Batch Reactor – Reatores por Batelada) com tecnologia.
Difusores: linha completa de difusores de bolhas finas ou grossas, para alta performance em transferência de oxigênio ou apenas mistura. Grande variedade de materiais e tipos de membrana.
Spare Parts Parkson: linha completa de peças de reposição para equipamentos Parkson.
Outras soluções para o mercado de saneamento
A Wavin apresentou inovadoras soluções ao mercado nacional de saneamento: o Método Não Destrutivo para a reabilitação de redes de esgoto - MND, Gestão Eficiente de Redes de Água, além do Building Information Modeling - BIM, tecnologia que reúne e organiza todas as informações do processo de construção de uma obra, e outros produtos de infraestrutura (Novafort GD, Coletor CL e Biax).
“O objetivo da nossa participação foi fomentar o uso de novas tecnologias no setor”, comentou Fabiana Castro, diretora de desenvolvimento de negócios da Amanco Wavin, que explicou os benefícios para o meio ambiente, cidades e a eficiência de soluções oferecidas pelo Wavin Services. “Temos serviços inovadores como o MND, inédito no Brasil, que faz obras subterrâneas sem necessidade de quebrar o solo e atrapalhar o trânsito, além da Gestão Eficiente de Redes de Água, que reduz até 30% das perdas hídricas”, informa a executiva.
Thiago Thiesen, gerente de produtos da Amanco Wavin, detalha cada produto: Sistema de retardo Novafort: os tubos Amanco Wavin Novafort GD® destinam-se à aplicação em sistemas gravitacionais enterrados, através de redes coletoras de esgoto doméstico e escoamento de resíduos industriais e águas pluviais.
A linha é composta por tubos de PVC na cor branca, com comprimento total de seis metros, atendendo às exigências normativas da NBR ISO 21138 para SN 4 e da NTS 198 para SN 8.
Uso: aplicação em sistemas gravitacionais enterrados, através de redes coletoras de esgoto doméstico e escoamento de resíduos industriais e águas pluviais.
Coletor CL: aplicação em redes coletoras de esgoto doméstico e escoamento de resíduos industriais e águas pluviais. São as linhas adotadas por empresas públicas e privadas responsáveis pela instalação e manutenção de redes de esgoto público e projetos industriais, amplamente aplicada também em redes de esgoto de condomínios.
BIAX: os tubos de PVC possuem características físicas e mecânicas superiores aos tubos devido à tecnologia incorporada em seu processo de fabricação.
Uso: aplicação em sistemas enterrados de adução e distribuição de água bruta ou potável e sistema de recalque de esgoto, especialmente quando o desempenho frente às cargas de impacto ou oscilações de pressão é necessário, até uma pressão hidrostática interna de 1,25Mpa (PN12,5) e 1,6MPa (PN16), a temperatura de 25°C.
Metodologia BIM: objetivo de apoiar profissionais do setor no desenvolvimento de projetos, minimizando eventuais problemas na obra e desperdício de materiais. A metodologia conta com o apoio de um software que oferece uma visualização em 3D e permite que os especialistas gerenciem de forma interina, todo o ciclo de vida do projeto (planejamento, construção, operação e manutenção).
Internacional
O evento contou com novidades internacionais, como a Alpha Water, que apresentou produtos do Canadá. Gilmar Pires, diretor e proprietário da empresa, fala dos produtos:
Gel bloco floculante desenvolvido pela CLEARFLOW. “É o mesmo floculante líquido ou em pó que conhecemos, mas em uma composição sólida de liberação gradativa. Como o tratamento é passivo, não precisa de equipamentos para agitação, maturação e aplicação. Os custos de CAPEx e OPEx são reduzidos em relação aos floculantes convencionais”.
“Vem pronto para ser aplicado em reservatórios, calhas, pequenos rios ou canais. O volume é dimensionado de acordo com a vazão e velocidade da água (0,3 a 1,5m/s). Basta colocar os blocos de gel e o fluxo os dissolve de forma lenta e uniforme, ao longo do tempo, consequentemente sedimentando sólidos suspensos, metais associados e matéria orgânica”, diz o diretor. O bloco floculante tem a duração aproximada de 10 mil m3 e não requer alimentação elétrica. Outra novidade é o filtro raspador automático para remoção de sólidos da Acme Engineering Products. “Colocado antes da estação de água ou efluentes, é capaz de remover partículas de 75µm a 150mm, suportando vazões de até 8000m3/h. Conta com um mecanismo raspador (motor com giro de três paletas) que impede entupimentos e incrustação biológica. O sólido recolhido é encaminhado para a parte de baixo do equipamento e posteriormente para purga. A limpeza é automática”, informa Pires.
Da PI² Technologies, a inovação destina-se ao controle de odores. “A empresa desenvolveu uma geomembrana com carvão ativado que filtra os gases como ácido sulfídrico e amônia gerados em tanques, reservatórios e estações. “É uma solução econômica, rápida e instantânea para qualquer problema de odor, com eficiência de >97%”, afirma o diretor. “Desenvolvida para forçar a passagem dos gases através dos filtros de carvão ativado, a membrana é coberta com tela de proteção contra detrito, absorvendo águas das chuvas”.
A quarta empresa representada é a MABAREX, fabricante de sistemas de MBBR – biorreatores a membranas e SMBR, com reator em batealadas, fornecidos em skids prontos para tratamento biológico e remoção de carga orgânica.
Os equipamentos estão sendo nacionalizados, instalados e montados no Brasil através da JLP Usinagem.
Pela redução de CO2
A Atlas Copco Brasil é uma das empresas bastante preocupadas em reduzir as emissões de CO2. É o que explica Diego Menezes, gerente de desenvolvimento de negócios: “Reforçamos nossos compromissos com a redução das emissões de CO2, tanto nas operações quanto no desenvolvimento de novos produtos. Trouxemos equipamentos que visam significativa redução de consumo de energia elétrica comparado com as tecnologias tradicionais. Nosso tema é Grey is the new Green”.
A empresa apresentou o novo soprador de parafuso isento de óleo modelo ZS4VSD, além do novo soprador turbo de mancal magnético modelo ZB5VSD+. “Ambas tecnologias podem proporcionar redução de até 40% no consumo de energia comparado com os tradicionais sopradores de lóbulo”, esclarece Menezes. “O ZB5VSD é um soprador turbo de mancais magnéticos e motor de imã permanente, que proporciona alta redução no consumo de energia, confiabilidade na operação, minimiza os custos de manutenção, principalmente por não utilizar óleo em sua operação, além de ser um escopo completo contemplando todos dispositivos e acessórios necessários à sua operação, sem necessidade de componentes externos”, finaliza.
Com a palavra, o presidente Luciomar Santos Werneck, presidente da AESabesp
“Nos últimos anos, o setor de saneamento reforçou sua importância para a sociedade, mostrando-se resiliente e exercendo um papel essencial no enfrentamento à covid-19. O tema do 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022 ‘Saneamento: prioridade para a vida’ condiz com o momento, pois a história mostra que em cenários de pandemia, o saneamento é primordial para combatê-la. Mas saneamento não é prioridade só para vida humana, também o é para vida aquática e terrestre, animal e vegetal. Precisamos compreender cada vez mais o meio ambiente, inclusive o urbano, e as relações entre as partes que o compõem. O que afeta e é afetado por cada parte. Quais impactos positivos são gerados nas comunidades ribeirinhas abaixo do ponto onde universalizo o saneamento? Quais consequências têm para a macrodrenagem quando atuo isoladamente em uma região metropolitana? Com esta edição histórica, queremos contribuir para que o saneamento avance cada vez mais rumo à universalização. Queremos também celebrar o setor e seus profissionais, que, neste período de tantos desafios, se dedicaram e ajudaram a construir novos tempos para o setor e para a sociedade”.
Sobre a realizadora
A Associação dos Engenheiros da Sabesp - AESabesp foi fundada em 15 de setembro de 1986 e tem reunido ao longo dos anos, profissionais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp e do setor de saneamento ambiental, com atendimento voltado à excelência, por meio da promoção de incentivos e realização de grandes eventos de fomento à tecnologia.
Próximo evento já tem data!
Dia 30 de agosto foi anunciada a data do 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023 (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente): será de 19 a 21 de setembro de 2023, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo. O lançamento aconteceu na sede da AESabesp, na capital paulista.
Contato das empresas
Aerzen: www.aerzen.com
AESabesp: www.aesabesp.org.br
Alpha Water: www.alphawater.com.br
Amanco Wavin: www.wavin.com
Anti-Algas: www.anti-algas.com.br
Atlas Copco: www.atlascopco.com
Bauminas: www.bauminas.com.br
B&F Dias: www.bfdias.com.br
Tigre: www.tigre.com.br