Editorial
Por Tae
Edição Nº 29 - fevereiro/março de 2016 - Ano 5
O Brasil está em alerta pelo aumento de casos de dengue e zika vírus, situação que tem motivado também a preocupação internacional uma vez que são cada vez mais frequentes relatos de casos em outros países, especialmente do zika vírus.
2033 mais distante
O Brasil está em alerta pelo aumento de casos de dengue e zika vírus, situação que tem motivado também a preocupação internacional uma vez que são cada vez mais frequentes relatos de casos em outros países, especialmente do zika vírus. Segundo comunicado divulgado pela Organização Mundial da Saúde, o vírus já está presente em 21 dos 55 países e territórios das Américas, sendo recentemente confirmados casos nos Estados Unidos, Israel e Portugal, com perspectivas que se alastre também pelo continente africano.
Além dos hábitos de prevenção que podem e devem ser tomados pela população, como evitar o acúmulo de água parada – é sabido que a melhoria do saneamento básico tem papel fundamental para evitar a proliferação de mosquitos e doenças. No Brasil, a meta do governo é universalizar a coleta de esgoto até 2033, mas os avanços nos últimos anos não refletem a necessidade do país, conforme dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil, que segundo levantamento feito pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, prevalecendo o ritmo atual, essa meta só seria alcançada em 2054.
Agrava-se ainda o fato de que foi publicado no Diário Oficial da União em 31 de dezembro, o decreto 8.629 pelo governo federal, que adia em dois anos – até 31 de dezembro de 2017 - a obrigatoriedade da existência de plano de saneamento básico como condição para que os municípios tenham acesso a recursos federais para saneamento. Vale lembrar que no Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o abastecimento de água chega a 82,5% dos domicílios, e apenas 48,6% contam com coleta de esgotos e 39% com tratamento de esgotos, o que reitera que temos muito ainda a fazer.
Nesta edição abordamos resolução sobre o lançamento de efluentes; a utilização da microbiologia no aumento do desempenho dos sistemas de tratamento de efluentes e redução de gastos; bombas dosadoras para produtos químicos; remoção de fósforo em águas e efluentes; tipos de tubulações de grandes diâmetros para saneamento, tratamento de água e efluentes; solução de telemetria para saneamento e muito mais.
Boa leitura!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora