Iteb esteve presente na FIIB 2023
Por Carla Legner
Edição Nº 76 - Dezembro de 2023/Janeiro de 2024 - Ano 13
Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, o Grupo Iteb participou da FIIB 2023 – Feira Internacional da Irrigação Brasil, em Campinas. Durante 3 dias, os visitantes que estiveram no estande da empresa puderam ver duas grandes novidades, apresentadas exclusivamente
Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, o Grupo Iteb participou da FIIB 2023 – Feira Internacional da Irrigação Brasil, em Campinas. Durante 3 dias, os visitantes que estiveram no estande da empresa puderam ver duas grandes novidades, apresentadas exclusivamente durante o evento.
A primeira delas é o anel de dupla vedação. Uma ferramenta desenvolvida com dois pontos de contato, assim, na hora que a rede despressuriza não deixa vazar e não deixa gotejar, evitando agredir o solo, o excesso de moscas, mau cheiro etc. Além disso, evitando o vazamento não se danifica a rede de tubulação de alumínio. São três tamanhos: de seis, oito e dez polegadas.
O outro lançamento surgiu por uma dor do mercado. Segundo Gabriel Cortez - diretor comercial da Iteb, muitos clientes tinham dificuldade de colocar e centralizar a vedação da flange, já que não existia nenhum tipo de apoio. “A nossa solução foi trazer e deixar universal, tanto a questão da unidade da peça, que agora conseguimos encaixar no parafuso, quanto o apoio, já que criamos uma aba para segurar, evitando que a vedação fique caindo da parte metálica durante o uso e aplicação” – detalha. Nesse caso, são dois tamanhos, seis e oito polegadas.
Além dos lançamentos, Cortez afirmou que a participação no evento também foi uma oportunidade de consolidar o nome da empresa no mercado, fortalecer suas parcerias, uma vez que muitos seus parceiros estiveram expondo ou visitando o local, fazer novos negócios e novos clientes.
“Foi nossa primeira participação e avaliamos como positiva. Fizemos diversos contatos, encontramos parceiros que tiveram bastante interesse nas novidades e, é claro, a troca de conhecimento foi sensacional”. Vale lembrar que o portifólio da Iteb comtenpla diversos produtos para irrigação, entre eles anéis de borracha, retentores, junta de vedação, flange, guarnição, discos e diafragma.
E nesse contexto, é importante mencionar que segundo a Agência Nacional da Águas e Saneamento Básico (ANA), cerca de 50% da água captada de fontes hídricas é utilizada, no Brasil, para a irrigação. Sendo assim, estamos falando de um mercado de suma importância e que desempenha um papel fundamental para a produtividade agrícola.
Na verdade, podemos dizer que a irrigação é a atividade que mais usa a água e o produtor está sempre buscando realizar essa atividade da forma mais eficiente. O fato é que, o maior custo da irrigação é energia, ou seja, água desperdiçada é energia desperdiçada. Atualmente existem tecnologias, como softwares, sensores e até satélites para identificar o momento mais apropriado e a quantidade necessária para irrigar determinada cultura.
Se por um lado existe a preocupação com o uso consciente da água, por outro há também a preocupação com o desperdício, mas pensando pelo viés dos equipamentos e acessórios adequados. E nesse contexto, as vedações de borracha são essenciais, pois garantem eficiência nos sistemas, evitando vazamentos e promovendo também o uso eficiente da água.
Sucesso do evento
Segundo Denizart Vidigal, presidente da FIIB, é um desafio para o Brasil aumentar a área irrigada, mesmo tendo disponibilidade de terra e de água para esse crescimento. “Uma feira como a FIIB tem a finalidada primeiro trazer as empresas para fazerem negócios, mas também para gerar conteúdo, atrair novos investidores, uma vez que temos todo tipo de equipamento, de serviço e de conhecimento sendo demostrado” – enfatiza.
Nesse sentido, o sucesso do evento foi a diversidade, uma vez que pôde proporcionar a integração entre as empresas, participantes e seus visitantes, reunidos em um ambiente único para o fomento de bons negócios. Foram apresentadas as principais novidades do mercado, por meio da exposição de serviços, máquinas, equipamentos e conteúdo.
Netafim
A família dos gotejadores de parede fina Streamline™ X cresceu, e essa foi a grande novidade apresentada na Fiib. Segundo Wellington Propheti, especialista de produtos da Netafim é uma linha de equipamento conhecida no mercado, mas com algumas novidades. A primeira delas é que agora existem equipamentos com espaçamento a cada 10 cm.
Além disso, veio ao mercado o Streamline Flap. “O tradicional gotejador da linha é furado, tem o gotejo e um furo em cima para ele gotejar. O flep não é um furo, é como se fosse um rasgo, um chanfro. A ideia é proteção, por exemplo, contra impurezas do meio exterior, e principalmente estamos posicionando-o para águas carbonatada, ou a famosa água dura” – explica Propheti.
Nesse tipo de água é comum que em cima do gotejador se crie uma crosta/cristais, que com o tempo posso entupi-los. Como a nova tecnologia, quando a água aflora do gotejador há uma movimentação constante que vai quebrando os cristais. “É possível, inclusive ver que esses cristais se formam ao lado, mas em cima do orifício não e assim não há o entupimento” – destaca o especialista.
O FlexNet é outro produto que teve destaque no evento. Propheti explica que não é bem uma novidade, mas sim o produto que a Netafim quer trabalhar, visto o potencial que possui no mercado. Trata-se de tubos portáteis rápidos e fáceis de instalar. Eles pesam dois terços menos do que os tubos flexíveis comuns, assim é possível reduzirá sua mão-de-obra, o trabalho para instalar ou remover.
Ademais, reduzem vazamentos, formação de lama e ervas daninhas, proporcionando desempenho superior, ao longo de vários anos. Além disso, eles não torcem ou deformam como produtos similares, que se movimentam ao longo do tempo e com as mudanças de temperatura. São de cor branca, para resistência térmica e podem suportar alta exposição a produtos químicos e raios UV.
Por fim, um lançamento recente e que também foi mencionado durante o evento é o AlphaDisc, um filtro que oferece melhor proteção ao sistema de irrigação. Combina filtragem profunda, alta capacidade de retenção de sujeira e um design totalmente modular, ou seja, não tem capacidade única, o filtro trabalha de acordo com a vazão. Seu uso evita o entupimento, garantindo a longevidade do seu sistema de irrigação e aumentando sua uniformidade.
Ademais, a baixa vazão de retrolavagem e baixa perda de carga resulta em um sistema de irrigação consideravelmente mais econômico, além de possuir Instalação vertical, o que gera menor necessidade de espaço. O seu controlador inteligente conta com classificação IP65 que fornece acesso ativo aos dados de filtragem. Sua configuração em linha, online e angular, pode ser facilmente adaptada a qualquer configuração do sistema.
Vale lembrar que Netafim é especializada em irrigação localizada por gotejamento e aspersão, oferecendo projetos completos, tanto pela fábrica como com os canais parceiros. Utilizam diversos filtros, como os tradicionais de areia e tela.
Hidro Solo
Especializada em filtros, a empresa trouxe para o evento os seus tradicionais filtros de areia, e como novidade os filtros de disco automáticos. Trata-se de equipamentos que dispensam a mão de obra de limpeza, ou seja, realizam essa função automaticamente.
“Quando você faz inversão de fluxo, não está filtrando o fluxo direto, assim a sujeira vai se concentrando na base, com isso, a pressão interna do filtro faz com que jatos internos tangenciais realizem limpeza dos discos” – explica Joeli de Oliveira, departamento comercial da Hidro Solo.
Ainda segundo ele, conforme vai sujando, o controlador mede a diferença de pressão entre a entrada e a saída, onde posteriormente dará o sinal para que o processo seja feito automaticamente. Podem ser utilizados em qualquer tipo de irrigação agrícola, uma vez que há modelos com diversos tamanhos.
“Os filtros para a irrigação são indispensáveis, você não consegue fazer nenhuma irrigação com um gotejamento ou com microaspersão sem esses equipamentos, ou seja, filtrar é obrigatório” – destaca Oliveira. Para ele a feira surpreendeu, teve muita gente interessada e boa aceitação com os novos produtos.
Irrigabras
Participante recorrente da FIIB, a Irrigabras trouxe como novidade a automação. Este ano apresentaram um sistema para monitoramento e gerenciamento do pivô a distância com atuação por Bluetooth ou Wi-Fi. O equipamento realiza o controle da água, da velocidade, posicionamento em campo e em que grau que está.
“Quando se usa a água de forma consciente, também está economizando energia elétrica, que é maior custo da irrigação para o produtor. Sem falar que utilizando a água adequadamente, no momento certo e com a quantidade certa para planta, também reduz o custo da irrigação e, consequentemente, ajudando ao meio ambiente” – explica Renato Barroso, representante da empresa.
Irrigabrasil
Apesar de estar no mercado há 30 anos, a Irrigabrasil é estreante no evento. Carlos Timmermann, conta que o principal produto da empresa, o TurboMaq, tem mais de 40 anos e foi o principal item demonstrado durante a Fiib. Trata-se de um carretel para irrigação robusto, com fácil operação e manutenção, indicado para irrigação e fertirrigação em condições normais e adversas de topografia.
Além disso, apresentaram suas motobombas e a barra irrigadora, que pode ser utilizada para água, vinhaça e dejetos em geral, com saídas através de spray, lepa ou mangueira de arraste. Indicada para áreas com declividade de até 5%, pode trabalhar em distintos tipos de cultivos com baixa pressão e possui excelente uniformidade de aplicação.
“Vale destacar que nosso equipamento é muito utilizado para fertirrigação com dejetos, como linhaça, o dejeto suíno, o dejeto bovino, o dejeto da mandioca, o dejeto do óleo de Palma etc. Nesse contexto, a feira é bastante produtiva para fazer contatos e apresentar nosso produto. Sem falar das palestras e dos conteúdos dos cursos, principalmente sobre a questão do desperdício de água, que é assunto muito importante para setor. Nossa barra irrigadora, por exemplo, trabalha justamente a uniformidade, melhorando a parte de consumo” – explica Timmermann.
Bermad
Para Larecio Lavor, gerente de irrigação da Bermad, o evento sempre é bastante interessante, pois é muito técnico. Desta forma, é possível encontrar os parceiros e clientes para discutir a aplicação de fato, ou seja, apresentar os produtos e falar sobre eles. Esse ano, a empresa trouxe soluções de automação para o controle de água e controle de pressão, por exemplo.
“A irrigação é uma ferramenta que potencializa a produção agrícola, ela não consome água, ela contribui para que não haja desperdício. Nosso trabalho é justamente esse, fazer com que se entregue para a planta aquilo que ela realmente precisa” – enfatiza Lavor.
Ainda segundo ele, a automação vem se tornando ano cada vez mais viável, até porque já são sistemas acessíveis, desde para o pequeno até o grande agricultor. É possível fazer a gestão de tudo: água, tempo, pressão etc. “Isso bem utilizado, faz com que o agricultor consiga economizar, e economizar é gerir melhor. Gastar o ideal, nem mais, nem menos” – destaca.
JL Filtros
A JL Filtros, fabricante de filtros, apresentou no evento um conjunto de filtragem de quinhentos e os seus coletores, que podem ser utilizados em sistemas de irrigação de diversas proporções. Giovana Di Carla, representante da empresa explica que o sistema varia de acordo com o que o cliente precisa, podendo chegar até 1200.
“A importância de um bom filtro é ter uma água de qualidade, o que consequentemente vai contribuir para o processo como todo” – destaca. Para ela, o setor de filtração é de suma importância para a irrigação e a feira veio consolidar isso, sendo uma participação bastante positiva e agregadora para empresa.
Duro PVC
Especializada em conexões de PVC, a empresa apresentou no evento sua linha completa de produtos e acessórios para irrigação, entre eles tubos, joelho, buchas, luvas etc. De acordo com Lucas Alves, gerente comercial, são itens que trazem soluções inovadoras que garantem a condução e distribuição correta e eficaz, sempre pensando na sustentabilidade e no uso racional da água.
Em relação ao evento e o setor agro de maneira geral, ele conta que houve uma queda, ou seja, não está igual aos outros anos, está diferente. “Até no ano passado, o fluxo de venda tinha sido um pouco maior, mas a gente tem uma expectativa que possa melhorar” – enfatiza. Segundo ele, a feira é como um termômetro e há uma perspectiva otimista de que até o final do ano isso mude.
Krebs
Para Fabiano Silva Chiste, coordenador regional de vendas da Krebs, a FIIB não é uma feira para negócio pensando no consumidor final, e sim uma oportunidade para relacionamento com a fábrica, com revendas e fornecedores. “Mais do que trazer um lançamento é reforçar e fazer parcerias, estabelecer contatos, conhecer fornecedores e trocar conhecimento. É um evento bastante importante para a irrigação. Ele só agrega” – enfatiza Chiste.
Paralelo aos negócios, o evento contemplou também palestras e minicursos com temas e conteúdos técnicos e atuais com grandes empresas e personalidades do mercado, mostrando a importância que a irrigação tem no dia a dia. Ao todo, 2.500 visitantes estiveram presente no evento. Foram cinquenta e três palestrantes que abordaram diversos temas, treze minicursos com especialistas do setor e 70 expositores.
Contato das empresas
Bermad: www.bermad.com.br
Duro PVC: www.duropvc.com.br
Hidro Solo: www.hidrosolo.com.br
Irrigabras: www.irrigabras.com.br
Irrigabrasil: www.irrigabrasil.com
Iteb: www.iteb.com.br
JL Filtros: www.jlfiltros.com.br
Krebs: www.krebs.com.br
Netafim: www.netafim.com.br