Editorial
Por Tae
Edição Nº 27 - outubro/novembro de 2015 - Ano 5
Muito se tem falado da Síria nos noticiários, assunto recorrente nos meios de comunicação. Nos tempos da internet e da mídia, os horrores da guerra se fazem cada vez mais próximos e acessíveis a todos
As crianças e a guerra
Muito se tem falado da Síria nos noticiários, assunto recorrente nos meios de comunicação. Nos tempos da internet e da mídia, os horrores da guerra se fazem cada vez mais próximos e acessíveis a todos, mostrando consequências cada vez mais severas e a necessidade de ação por diversos países na defesa e abrigo aos refugiados.
Soma-se a tudo o que temos presenciado, uma questão que nos faz refletir e tem sido impactada duramente: o saneamento.
A organização "Action Against Hunger" estimou no início de setembro que 11 milhões de pessoas sofrem na Síria com "algum tipo de interrupção dos serviços de água e saneamento", o que propicia o "aumento das doenças" e gera "risco para saúde da população".
A nota ainda mais triste é que antes do início do conflito, segundo a ONG, o abastecimento de água chegava a praticamente 99% da população, padrão muito similar ao europeu. E hoje, mais de 5 milhões de menores estão entre as principais vítimas que sofrem com a falta de água e saneamento. No Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2012), 34 milhões de brasileiros não têm acesso a água encanada; 103 milhões de pessoas não têm acesso a redes de esgoto; e apenas 38,7% dos esgotos gerados são tratados. Ou seja, também vivemos e travamos uma verdadeira guerra pela melhoria das condições de saneamento em nosso país. Isso tudo, em tempos de paz.
Nas matérias dessa edição, trazemos como matéria de capa, Barreiras e normas para destinação correta de efluentes. Nos demais assuntos em destaque, a realização da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), um dos maiores e mais expressivos eventos de tecnologia de saneamento ambiental de toda a América Latina; o avanço do MBR como tecnologia de tratamento de efluentes; a divulgação pela Bauminas Química de produtos inovadores em coagulação; polímeros aplicados em tratamento de água; tratamento de chorume de aterros; tecnologias empregadas em reúso de efluentes industriais; e a cobertura da Fenasan 2015.
Boa leitura!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora