Editorial

Desde o lançamento em maio de 2011, a Revista TAE acompanhou avanços significativos no setor de saneamento no Brasil, desempenhando um papel vital na disseminação de informações. Surgida em um momento estratégico, destacou-se ao documentar iniciativas


14 anos de conexão com o saneamento
Desde o lançamento em maio de 2011, a Revista TAE acompanhou avanços significativos no setor de saneamento no Brasil, desempenhando um papel vital na disseminação de informações. Surgida em um momento estratégico, destacou-se ao documentar iniciativas como o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) lançado em 2013, contribuindo para o debate e soluções para os desafios do setor. Os primeiros anos da publicação abordaram temas como o mercado de tratamento de água e efluentes, legislações ambientais, pegada hídrica, eficiência energética, o déficit de saneamento em áreas periféricas e os desafios em regiões semiáridas.
Entre os marcos acompanhados pela TAE, destaca-se a análise do Marco Legal do Saneamento de 2020, além de abordagens inovadoras sobre tecnologias de reúso de água e redes inteligentes. Com uma trajetória marcada por artigos de impacto, entrevistas exclusivas e guias detalhados, a revista influenciou tanto especialistas quanto o público geral, promovendo a conscientização e inspirando avanços em infraestrutura e políticas públicas.
Ao celebrar o 14º aniversário em maio de 2025, a Revista TAE reafirma seu compromisso de ser uma voz essencial no setor, destacando-se como uma aliada na construção de um Brasil mais sustentável. Com sua capacidade de informar e inspirar, a publicação permanece um ponto de referência, conectando inovação e progresso à saúde pública e ao desenvolvimento socioeconômico do País, fruto de muito trabalho e perseverança, registrando o agradecimento a todos que nos acompanham e são incentivos para nossa busca pela melhoria contínua: leitores, anunciantes, parceiros comerciais, equipe de trabalho, profissionais e empresas do setor, bem como familiares e amigos sempre dispostos a colaborar em diversas frentes e no debate construtivo de ideias.
E seguindo sempre com temas de vanguarda, trazemos como matéria de capa Tecnologias digitais, Internet das Coisas e Inteligência Artificial que potencializam tratamento de água potável e ainda: Automação e sistemas digitais para eficiência hídrica e energética e saneamento do futuro 100% conectado; Drones subaquáticos inspecionam, exploram, mapeiam, pesquisam e fazem muito mais debaixo da água; Algas revolucionam o tratamento de efluentes; Poluição das águas: causas, riscos e consequências; Crescimento populacional, demanda e tratamento de água; Coagulante orgânico de acacia mearnsii para tratamento de efluente de tinta à base d’água; entre outros artigos. Comemore conosco e boa leitura!

Rogéria Sene Cortese Moura - Editora
Revista TAE - Informação cristalina e bem tratada.

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; André Luis Moura; Alex Alencar; Edgar Mascarenhas; Eric Rothberg; Fábio Campos; Jeffrey John Hanson; João Moura; João Carlos Mucciacito; José Alexandre Marques; Laíssa Cortez Moura; Lucas Cortese Moura; Marco Antônio Simon; Marcos Dantas de Oliveira; Patrick Galvin; Paul Gaston; Paulo Nascimento; Paulo Roberto Antunes; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Tarcísio Costa e Valdir Montagnoli.

 

Colaboraram nessa edição:
André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); Adriano de Paula Bonazio e Marco Antônio Simon (Abrafiltros); Lucas Cortese Moura e Gabriel Formagio Cortez (Iteb); Sidney Nakanishi (Clarifil); José Amaro e Eduardo Azevedo (Newtec); Luana Pretto (Instituto Trata Brasil); Elias Oliveira (Sabará Químicos e Ingredientes); Aloizio Mercadante (BNDES); Fernando Quintas (Ciclus Ambiental); Ester Amélia Assis Mendes (Sanepar); Gustavo Athayde (LPH/UFPR); Marcus Vallero e Gabriel Penha Pereira (Veolia); Emílio Bellini (Alphenz); Alexandre Rocha (Fusati); Thalita Flávio da Silva (Gmar Ambiental); Lucas Cordeiro (LG Sonic); David O. Faria (Quimiwater); Cláudio Dariva (ITP); Carlos Bastos Grillo (Weg Digital & Sistemas); Gustavo Henrique Jahn (Vale Automação Industrial); Amanda Aparecida Carminatto (Nutecmar); Ilana Ferreira (Abcon Sindcon); Marcel Costa Sanches (Sabesp); Francisco Carlos Oliver (Fluid Feeder); Márcio José e Fernando Gomes (Aquapolo Ambiental) e Suelle Manoela Loyola Fernandes, André Vicente Salazar e Raquel Machado Borges (Instituto Federal Espírito Santo).

Publicidade