Como as indústrias estão oportunizando seus próprios resíduos?

Allonda quer descobrir isso com uma pesquisa de mercado que vai realizar com indústrias brasileiras de diferentes segmentos


Como as indústrias estão oportunizando seus próprios resíduos? Essa é uma das questões que a Allonda, empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis, quer descobrir a partir da pesquisa de mercado que vai realizar com indústrias brasileiras de diferentes segmentos.

"Gerenciamento de resíduos é um tema altamente relevante para o setor industrial pois é parte do processo produtivo e está em fase de transição em todo o mundo. Afinal, os resíduos estão deixando de significar custo operacional e passando a gerar novas oportunidades de negócios. Como a economia circular veio pra ficar, e precisa se solidificar no Brasil, a pesquisa de mercado dará para profissionais de diferentes indústrias um interessante panorama sobre o que as empresas têm feito a esse respeito", diz Leo Cesar Melo, CEO da Allonda, ao justificar uma das razões para a realização dessa pesquisa, que será produzida a partir de maio e os resultados anunciados em junho.

Para ele, essa é uma forma de identificar quais são as principais dificuldades e oportunidades encontradas pelas indústrias para a adoção de práticas eficazes. "É preciso que se entenda quais são as demandas e lacunas do mercado de gerenciamento de resíduos para buscar caminhos que possibilitem mais eficiência às empresas, que as ajudem a acelerar nesse movimento de mudança" completa o CEO.

O levantamento será realizado com a participação de profissionais de companhias de setores como agronegócio, alimentos e bebidas, bens de consumo, construção civil, embalagens, fertilizantes, mineração, petroquímica, saneamento e têxtil, entre outros. "Os resultados serão compilados, analisados e disponibilizados em formato e-Book, o que permitirá a todo mercado industrial ter um panorama completo e atualizado sobre as prioridades no gerenciamento de resíduos desses setores", explica Melo.

De outra pesquisa realizada no ano passado, sobre as Prioridades Ambientais das indústrias e setores de infraestrutura, ele conta que os resultados foram amplamente discutidos em comitês industriais, a exemplo do feito pela FIEB - Federação das Indústrias do Estado da Bahia, ajudando a identificar desafios e oportunidades com relação aos temas abordados.

Publicidade