Projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos já iniciou os trabalhos em campo
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas (ANA) -
Dirigentes da ANA, Igam, INCT/UFMG e Copasa explicam desafios e objetivos do projeto, que pretende mapear o coronavírus via análise dos esgotos
O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos já iniciou os trabalhos em campo. Realizado com esforços da Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e INCT ETEs Sustentáveis, sediado e coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto pretende entender como o esgoto pode trazer informações sobre a proliferação do COVID-19 em comunidades específicas.
Os primeiros resultados devem ser divulgados na próxima semana. Nesta primeira semana de trabalho, de 27 a 30 de abril, as equipes de pesquisadores receberam as primeiras amostras de esgotos, coletados em diferentes pontos das sub-bacias sanitárias de Belo Horizonte e Contagem (MG).
Os dirigentes das entidades responsáveis pelo estudo e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), que apoia a coleta de material, gravaram vídeos sobre os desafios e objetivos do projeto (vídeos abaixo).